8 passos para melhorar o sinal de wi-fi dentro de casa

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por gabriel
em janeiro 24, 2022

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Compartilhe agora mesmo:

8 passos para melhorar o sinal de wi-fi dentro de casa

O wi-fi se tornou uma das principais ferramentas para o dia a dia. Com avanços tecnológicos como casas inteligentes e serviços realizados em regime de home office em uma empresa de software de inteligência artificial, ter uma boa conexão em todo o espaço de sua casa se tornou essencial.

A conexão wi-fi tem como principal diferencial o fato de não utilizar fios para interligar diversos aparelhos.

Uma vez que estejam todos ligados na mesma conexão wi-fi, eles podem conversar entre si, possibilitando que você controle TVs, iluminação e outros aparelhos usando seu smartphone, por exemplo.

Apesar da facilidade em utilizar a rede wi-fi, é importante ter em mente que nem sempre a conexão permanece estável, o que pode ser um problema. 

No caso de residências grandes, isso é ainda pior, porque a rede pode não aguentar oferecer o serviço de comando e sinalização.

Quanto mais distante um equipamento está do modem wi-fi, que fornece a conexão para os aparelhos, menor é a qualidade do sinal, o que pode ser muito problemático a longo prazo, uma vez que você perde o potencial de sua rede.

Por isso, entender a melhor forma de usar sua conexão wi-fi é fundamental. Ela permite que você otimize o sinal de sua rede e garanta que todos os dispositivos interligados a ela funcione conforme programados.

Otimizando sua conexão wi-fi

Existem algumas ações que podem ser muito importantes para você conseguir trabalhar corretamente com as redes sem fio. 

Esse formato é muito utilizado em uma série de recursos, tanto em residências quanto em ambientes corporativos com cabeamento estruturado de redes.

Entretanto, cada espaço é único, e você precisa identificar quais são as necessidades específicas do imóvel em que se encontra para conseguir utilizar a rede wi-fi com mais qualidade e explorando todo o seu potencial.

Adaptar estas dicas a realidade em que você se encontra é muito importante para gerar uma conexão mais estável e otimizar corretamente o sinal wi-fi, garantindo o funcionamento adequado de todos os produtos que utilizam esse recurso.

  1. Entendendo sua conexão

O primeiro passo para utilizar adequadamente a rede wi-fi é entender suas limitações de conexão, principalmente relacionadas à velocidade. 

Normalmente, uma parte da qualidade da internet se perde pelas ondas emitidas pelo sinal, o que acaba deixando a conexão mais lenta.

Se o dispositivo exigir uma internet de alta performance, o ideal é procurar utilizá-la com fio, para evitar a perda de sinal. Porém, na maioria dos casos a utilização da rede wi-fi é suficiente para suprir toda a necessidade do usuário com automação audio e video.

O primeiro passo para identificar se você pode trabalhar exclusivamente com o wi-fi é avaliar a velocidade da conexão. Isso pode ser feito por um navegador de internet, caso o dispositivo usado permita esse tipo de acesso ou por aplicativos ou programas específicos.

Se você tiver algum equipamento conectado por fio, é interessante fazer duas medidas, uma com o wi-fi e a outra com o fio. 

Dessa maneira, você consegue identificar o quanto está sendo perdido com a conexão wi-fi, e se é possível mantê-la para evitar passar fios desnecessários.

A maioria dos programas de avaliação de velocidade são gratuitos, tornando muito mais fácil fazer uma avaliação prévia e depois de alterar a localização dos equipamentos de projetos de engenharia, garantindo mais assertividade em suas escolhas.

  1. Posicionando seu roteador

O roteador é o dispositivo responsável por entregar a internet para todos os outros equipamentos conectados em uma mesma rede wi-fi. O sinal sem fio parte do roteador para abastecer a casa toda, e seu posicionamento é parte importante desse processo.

Isso porque quanto mais longe dos dispositivos o roteador estiver, menor será a qualidade da conexão. Em casas muito grandes, pode ser que o roteador nem mesmo alcance todos os cômodos.

Nesta situação, pode ser necessário a aquisição de um repetidor de sinal. Trata-se de um dispositivo que replica o sinal emitido pelo roteador, expandindo o ambiente de captação do mesmo em um ambiente com placa solar energia.

Vale lembrar, entretanto, que um repetidor diminui ainda mais a qualidade do sinal. Outros itens que podem atrapalhar o trabalho do roteador podem ser:

  • Encanamentos;
  • Geladeiras;
  • Fornos de micro-ondas;
  • Telefones sem fio.

Até mesmo paredes muito grossas podem diminuir a passagem do sinal, por isso é importante manter atenção quando estiver lidando com esse tipo de recurso, garantindo que o sinal chegará com a qualidade desejada em todos os cômodos da casa.

  1. Ambiente com melhor sinal

Depois de posicionar o roteador corretamente, você pode fazer uma série de análises para determinar o ambiente de sua casa com o melhor sinal de internet. Normalmente, este ambiente é onde você colocará a maior parte dos dispositivos que necessitam da rede.

Notebooks, aparelhos celulares e outros itens que usam uma boa alocação de sua rede sem fio podem ser posicionados neste ambiente, criando assim um local mais adequado para a utilização de um controle de acesso digital sem passar por nenhum tipo de problema com a internet.

No caso de jogos ou transmissões ao vivo, é necessário ter uma conexão de qualidade, e caso a conexão por fio não esteja disponível, você deve se certificar de manter o máximo possível da qualidade durante estes processos.

  1. Canal de comunicação

Todo sinal wi-fi é transmitido através de um canal de comunicação, que não aparece de imediato e requer um pouco de conhecimento para ser alterado. Entretanto, ele pode fazer a diferença em sua conexão.

Isso porque os canais são compartilhados por várias pessoas ao mesmo tempo. Alguns canais são mais utilizados e acabam ficando congestionados e gerando problemas a longo prazo para a conexão.

Por outro lado, se você alterar o canal para um mais vazio, o sinal de wi-fi pode melhorar consideravelmente, bastando uma configuração no roteador para conseguir acessar estes outros canais em uma estrutura metálica para cobertura.

  1. Rede 5GHz

As redes digitais estão em constante evolução, e é fundamental saber lidar com elas para aproveitar o melhor possível este tipo de ação. A frequência de wi-fi é um destes elementos, tendo em sua grande maioria trabalhado com as redes 2.4GHZ.

Embora essas redes tenham um alcance maior, a rede 5GHz tem uma qualidade de sinal muito maior, impedindo interferências e aumentando a velocidade da conexão, o que gera um impacto positivo diretamente na melhoria do sinal.

A rede 5GHz permite que você faça trabalhos mais pesados com ela, o que aumenta consideravelmente o potencial de ações que pode ser realizado dentro de uma mesma conexão wi-fi.

Por isso, é a rede perfeita para entusiastas de tecnologia, empresas e pessoas que utilizam constantemente a internet.

  1. Escolhendo seu roteador

Existem inúmeras opções de roteador no mercado, que variam muito em questão de preço, qualidade, alcance e outros elementos. Dessa forma, escolher o roteador certo é boa parte do sucesso na instalação de uma rede wi-fi.

Entenda as necessidades do imóvel que você está instalando a rede, e quais utilizações serão aplicadas nela, para que você consiga trabalhar de maneira eficiente e conquiste uma estrutura de qualidade em sua aquisição.

  1. Tecnologia Mesh

Ideal para ambientes amplos, o roteador Mesh pode ser posicionado em diversos cômodos para replicar o sinal de rede wi-fi, otimizando o espaço de utilização em sua residência. Quanto mais puder trabalhar com esse tipo de recurso, mais otimizada a residência ou escritório estará.

O roteador Mesh é uma excelente opção para quem não possui espaço para ampliadores de sinal, ou para quem deseja uma alternativa a redes complexas com cabeamento.

  1. Repetidores de sinal

Os repetidores de sinal são dispositivos próprios para ampliar o alcance de um roteador, e é uma excelente alternativa aos roteadores Mesh se não houver a possibilidade de utilizá-los. Eles podem ser instalados na casa, e possuem uma configuração simples.

Alguns modelos, conhecidos como Powerline, utilizam a rede elétrica no lugar de cabos e fios expostos, o que facilita ainda mais a instalação de uma rede wi-fi extensa e que acompanhe todas as necessidades do consumidor.

Estes repetidores também ajudam a manter o sinal ativo, ainda que percam um pouco da velocidade no processo, uma vez que estão distantes do roteador principal.

Considerações finais

As redes sem fio tem se tornado cada vez mais uma parte importante do dia a dia do usuário comum, e por conta disso, devem ser tratadas com atenção. Quanto melhor for o sinal de wi-fi de sua residência ou companhia, mais poderá ser realizado com a rede.

Saber aplicar técnicas de otimização do sinal também permitem que você aproveite ao máximo a conexão contratada em seu provedor de serviços, garantindo que todas as funcionalidades digitais de sua casa serão aplicadas de maneira correta.

Assim, você pode manter uma casa inteligente e centros de multimídia sem perder sinal ou qualquer outro recurso dependente do wi-fi.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.