Vitamina D: como age no organismo e os benefícios para a saúde

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por gabriel
em junho 8, 2022

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Vitamina D: como age no organismo e os benefícios para a saúde

Para se manter uma vida saudável é preciso garantir diariamente o consumo das mais diferentes fontes nutricionais, como proteínas, minerais e o variado número de vitaminas que estão disponíveis na natureza, como é o caso da vitamina D.

Um nutriente que pode ser encontrado em diferentes fontes e que, assim como os variados tipos de componentes naturais, devem ser consumidos de forma frequente para que o seu corpo possa se manter em um processo contínuo de funcionamento adequado.

Uma ação importante para todos, por mais que exista uma atenção maior a depender do seu estilo de vida. É mais comum, por exemplo, que um atleta esportivo tenha uma atenção maior para os alimentos que consome, em relação à sua tabela nutricional.

Tudo isso com o propósito de ter um melhor domínio sobre todas as fontes de energia que irão entrar em contato com o seu corpo, de forma a garantir o melhor rendimento físico possível, algo que diretamente irá interferir em sua performance como atleta.

E, assim como uma empresa distribuidora de calçados de segurança, o consumo adequado de certos alimentos com seus respectivos nutrientes, pode garantir o direcionamento adequado de energia entre o seu corpo, algo positivo para qualquer tipo de atividade física.

Mas além das atribuições corporais, como é o caso de um praticante de esporte ou qualquer profissional que atue com uma atividade física, o consumo adequado de certas proteínas leva também a uma melhor performance mental e emocional ao indivíduo.

O que aumenta a importância de se observar os nutrientes que fazem parte da sua rotina diária. Isso independente de qual seja a sua faixa etária, pois para cada idade o corpo pode apresentar uma necessidade maior por algum tipo específico de alimento.

E assim como um serviço de cargas fracionadas pode agilizar um processo de manuseio e entrega de encomendas, é preciso às vezes adotar uma atenção maior ao consumo de um nutriente específico diante dos benefícios que ele pode trazer ao seu corpo.

E no campo das vitaminas, uma se observar é a vitamina D.

As funções da vitamina D

Cada vitamina costuma exercer uma atividade específica no corpo humano, o que nos leva a importância de consumi-las de forma complementar regularmente. No entanto, em alguns casos é importante observar seu funcionamento de forma isolada, assim como suas fontes.

Diante da necessidade específica de alguém por algum tipo de nutriente, de acordo com suas limitações físicas ou até mesmo suas necessidades físicas, seguindo o seu estilo profissional, seu modo de levar a vida, além de qualquer limitação do seu organismo.

Nesse cenário, é importante observar as funções específicas de certas vitaminas, como é o caso da vitamina D. Um nutriente de alta disponibilidade no ambiente, mas que mesmo assim pode se mostrar em falta dentro da sua rotina diária.

E assim como um elemento, tal como carbonato de potássio pode ser útil para os mais variados tipos de atividades no setor industrial, a vitamina D possui uma função ampla entre as atividades que podem ser executadas pelo ser humano junto às suas ações.

Existe uma função específica dessa vitamina em garantir a manutenção adequada do seu organismo, junto ao seu processo contínuo de metabolismo. Nesse campo existe um foco em específico acerca do procedimento de manutenção de sua massa óssea.

Algo que ocorre por causa da forma com que essa vitamina auxilia o corpo no processo de absorção de cálcio. Um elemento importante para o crescimento e fortalecimento dos ossos em seu corpo, ações de grande importância durante a infância e a velhice.

Esses são os períodos da vida nos quais os cuidados com os ossos devem ser vistos com uma atenção mais direcionada para se garantir a melhor qualidade de vida possível, levando então a importância de manter as taxas de vitamina D em um estado adequado constantemente.

Além de sua relevância para o processo de manutenção da sua massa óssea, essa vitamina tem uma função otimizada também em relação aos cuidados do seu sistema imunológico, garantindo assim uma preservação adequada do seu metabolismo.

Da mesma forma com que um processo de climatização de ambientes pode garantir um ambiente agradável de se residir ou até mesmo trabalhar, o consumo diário de vitamina D pode fazer com que o seu organismo esteja melhor preparado para diversas atividades.

O que nos leva a importância de se observar quais são os índices desse nutriente dentro da sua dieta diária, além da presença dessa vitamina em canais diferentes e até mais práticos de absorção.

Como consumir vitamina D?

Essa vitamina possui uma característica em relação a outros nutrientes disponíveis na natureza, que é a forma na qual esse componente pode ser encontrado e posteriormente absorvido pelo seu corpo, indo além do consumo direto de certos alimentos.

Isso porque a vitamina D pode ser encontrada e absorvida diretamente pelos raios solares, especificamente em relação aos raios ultravioletas do tipo B, conhecidos também como raios UVB.

Esse é um dos motivos pelos profissionais de saúde recomendarem um banho diário de sol desde os primeiros dias de vida. Com a importância dessa prática sendo mantida até a sua velhice, para que essa atividade ajude no seu processo de absorção de vitamina D.

Contudo, diferente de um equipamento a trabalhar com um elemento filtrante, que elimina qualquer tipo de impureza que possa prejudicar o funcionamento de tal máquina, o corpo não consegue separar os benefícios e malefícios de ficar muito tempo exposto ao sol.

Pois, assim como uma fonte de vitamina D, os raios solares contam também com a radiação dos raios UVA, que em excesso podem acabar por causar problemas maiores, sendo um dos principais causadores dos índices de câncer de pele.

Nesses casos, é importante então ter atenção a outras fontes de absorção de vitamina D, principalmente para quem precisa consumi-lo de forma mais rápida, diante da falta de tal nutriente em relação aos seus índices corporais.

Existe outra forma de consumir vitamina D?

Sim, esse nutriente também pode ser encontrado na forma de remédio, como cápsulas e comprimidos, que é um formato indicado para quem está com índices baixos de tal nutriente em seu organismo e que precisa normalizar tal índice de absorção.

Essa é uma opção também para quem possui algum tipo de dieta restritiva que impeça o consumo de alimentos que contam com a presença de tal vitamina, seja por questões de saúde ou até mesmo de cuidados estéticos.

Como alguém que foge de uma padaria com sua divisora de massa por causa do alto nível de carboidratos nos alimentos ofertados nesse negócio, mas para quem não possui nenhuma restrição nesse sentido é válido observar os alimentos ricos em vitamina D.

Em quais alimentos se encontra essa vitamina?

O número de alimentos onde é possível encontrar esse nutriente é diverso, fazendo com que você já possa estar consumindo esse tipo de componente sem ter noção sobre tal absorção. Isso porque a vitamina D se encontra em alimentos como:

  • Óleos de salmão;
  • Peixes como atum e sardinha;
  • Gema de ovo;
  • Fígado;
  • Leite e seus derivados.

Uma amplitude que faz com que o consumo de vitamina D seja algo fácil de se conquistar, com a opção de recorrer a cápsulas da vitamina apenas por quem possui algum tipo de dificuldade acerca de sua absorção, ou então com um estilo alimentar de certas limitações.

Como em uma dieta vegana, onde se evita a ingestão de produtos de origem animal, o que não significa que uma pessoa deve reduzir o consumo da vitamina, pois assim como um papel higiênico cai cai é importante para um banheiro, esse nutriente é essencial ao corpo.

Quais as causas da falta de vitamina D no corpo?

Diante dessa ampla variedade de formas de consumo, pode parecer estranho encontrar alguém com níveis baixos de vitamina D em seu organismo, mas diversas são também as situações podem levar a carência desse nutriente em seu corpo, como:

  • Pouco contato com o ambiente externo;
  • Não consumo de carne;
  • Rins que não conseguem converter essa vitamina;
  • Pessoas de idade avançada.

Situações que fazem com que seja necessário ter atenção a formas diferentes do consumo de vitamina D.

Sintomas da falta desse nutriente

A carência dessa vitamina em seu organismo pode levar ao surgimento de doenças variadas, como:

  • Câncer;
  • Diabetes tipo 1;
  • Esclerose múltipla;
  • Depressão.

Enfermidades que podem ser evitadas a partir do consumo diário de tal vitamina com a ajuda de uma dieta e um tratamento adequado que pode ser indicado a partir de um profissional de saúde especializado.

O que leva a importância de visitar seu médico frequentemente, até mesmo em consultas onlines, pois as mesmas ferramentas que permitem a pesquisa fácil por produtos específicos, como capa de lona, também facilita o contato com profissionais médicos.

Eles que irão analisar o seu caso e indicar as melhores práticas diárias para garantir a absorção constante de vitamina D em seu corpo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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