Vegetarianismo infantil: como adotar uma dieta saudável para seu filho

Tempo de leitura: 2 min

Escrito por admin
em junho 29, 2022

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<strong>Vegetarianismo infantil: como adotar uma dieta saudável para seu filho</strong>

Crianças também podem ser vegetarianas, mas é importante se atentar a suplementação nutricional

Créditos: iStock

Muitos pais adeptos ao vegetarianismo certamente desejam criar seus filhos dentro daquilo que acreditam, e a boa notícia é que crianças podem, sim, ser vegetarianas. O problema não está na adoção de uma dieta livre de proteínas animais, mas, sim, no baixo consumo de nutrientes essenciais para um desenvolvimento saudável na infância. É perfeitamente possível administrar as duas coisas, desde que haja um bom equilíbrio alimentar e uma suplementação nutricional adequada.

Existem vários jeitos de se aderir ao vegetarianismo, então a dieta da criança é o que vai determinar se será necessário repor nutrientes via suplementação ou não. Caso o único alimento descartado seja carne, é possível garantir proteína animal através de outras alternativas como ovos, leite e derivados. Todos esses alimentos de origem animal podem substituir as carnes, mas sua carga de proteínas é menor, então o recomendado é que as crianças consumam pelo menos três porções de qualquer um deles diariamente.

Caso a dieta adotada não inclua nenhum tipo de alimento derivado de animais, então pode ser necessário aderir a suplementação. A proteína é essencial para o crescimento das crianças, além de colaborar com a formação dos ossos e o fortalecimento dos músculos, por isso é um nutriente indispensável. Ainda é possível obter o macronutriente através de vegetais e leguminosas como o feijão, a lentilha, a soja, o grão-de-bico e a quinoa; castanhas, nozes e amêndoas também são boas fontes proteicas.

A falta de proteína animal pode ser compensada com a vegetal, mas ainda existem outros nutrientes presentes nas carnes que são difíceis de recompor na alimentação. O principal é a vitamina B12, que atua no sistema nervoso central e nas células sanguíneas, podendo causar anemia e outros problemas quando está em falta. Mesmo que não seja necessário tomar suplementos proteicos, a suplementação de B12 via cápsulas ou injeção deverá ser rotineira, sempre sob recomendações médicas.

Se tratando de alimentos saudáveis, algumas crianças podem ser meio resistentes, então adquirir uma cadeirinha de alimentação pode ser uma boa alternativa para deixá-la mais à vontade na hora de comer. A preparação das refeições também é um passo que merece mais atenção, já que existem alguns preparos específicos para garantir máximo valor nutricional. As leguminosas, por exemplo, precisam ficar pelo menos 12 horas de molho para reduzir os níveis de seus compostos antinutricionais. Dessa forma, a criança pode ter uma dieta 100% saudável, sem a necessidade de carnes ou outros alimentos derivados de animais. 

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