4 dicas para usar tons terrosos na pintura em casa

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por gabriel
em junho 3, 2022

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Compartilhe agora mesmo:

4 dicas para usar tons terrosos na pintura em casa

Os tons terrosos definitivamente caíram no gosto dos brasileiros. A decoração de ambientes está cada vez mais contando com peças que estão dentro desta cartela. Entretanto, dentro de casa temos diferentes ambientes e cada um deles tem um objetivo.

Mesmo assim suas cores podem ser colocadas em todos os cômodos da casa, já que esses tons estão em bastante alta. Você ainda pode optar por uma cobertura metálica zipada por cima de alguns tons e deixar o ambiente mais moderno e personalizado.

Os tons mais usados são marrom, cobre, caramelo, rosa-queimado, coral, terracota, marsala, laranja e areia. Sem sombra de dúvidas, esses são tons que nos lembram a cor da terra, por isso recebe esse nome, variando entre o marrom escuro até os tons verdes.

E o motivo que faz essas cores serem tão procuradas e usadas atualmente está diretamente ligado aos sentimentos e sensações que esses tons provocam nas pessoas.

Você provavelmente já deve ter ouvido em algum lugar que as cores passam uma mensagem para nós, e isso é a mais pura verdade. Assim como o vermelho nos transmite paixão e o branco transmite paz, os tons terrosos também passam a sua mensagem.

Neste caso, os tons terrosos passam uma mensagem de desejo de reconexão que temos com o mundo exterior, o que é algo muito procurado pelas pessoas ultimamente.

E para ficar ainda melhor, esses tons contam com cores neutras que combinam com diversas outras tonalidades e estilos de decoração.

A cartela com tons terrosos se tornou ainda mais viral após diversas pessoas se adaptarem ao estilo de vida minimalista, que defende a ideia de que você precisa apenas do mínimo para sobreviver, e não milhares de objetos.

Os tons terrosos acabam passando essa mensagem de simplicidade, o que também teve uma grande influência da moda internacional, que trouxe esses tons em peso para as passarelas dos grandes desfiles de moda.

E é claro que, com o boom dessas cores nas lojas de roupas e acessórios, as empresas de decoração de casa não ficariam de fora e também trouxeram essa novidade para as nossas casas, oferecendo uma cor que combina com tudo.

Isso significa que até mesmo os ambientes mais clássicos com a cor branco predominante, ficam interessantes com cores terrosas junto.

Se você está no processo de construção de uma casa ou decoração de um apartamento, durante a sua vistoria de obra é possível alinhar junto ao seu arquiteto com outros profissionais a aplicação desses tons em seus cômodos favoritos do ambiente.

Dicas para usar os tons terrosos em casa

Mesmo os tons terrosos sendo lindos e fazendo milhares de pessoas se apaixonarem por ele, muitos ainda ficam em dúvida sobre como utilizar essas cores na pintura e na decoração como um todo de suas casas.

Claro que, caso você deseje pintar a sua casa ou algum cômodo em específico com tons terrosos, vale a pena procurar por uma empresa de pintura residencial para te ajudar nesse processo, que precisa ser feito por profissionais.

Isso porque eles irão te ajudar a enxergar quais os melhores tons para o lugar que você deseja pintar e ainda irão realizar o serviço da maneira correta, para que não haja problemas futuros com a pintura.

E para te ajudar ainda mais nesse processo, selecionamos 4 dicas para te ajudar a decorar sua casa com os tons terrosos e deixá-la ainda mais linda. Confira:

1. Use elementos naturais

As cores terrosas naturalmente nos fazem lembrar da natureza, que está muito presente em nosso dia a dia. Na decoração, os elementos naturais podem ser representados por tecidos orgânicos, peças de cerâmica, artesanato, sisal, palha e, claro, as amadas plantas.

O mesmo conceito se aplica na escolha de estampas para os móveis de cada cômodo da sua casa. Isso significa que você pode considerar os elementos da natureza como uma opção de coração para que a harmonia da sua casa fique completa na decoração.

Você pode até investir na climatização de ambientes, deixando a sua casa com algum aroma específico da natureza, como o cheiro da praia, floresta, rios ou cachoeiras. Isso fará com que tudo na sua casa entre em harmonia e o seu espaço seja ainda mais lindo.

Além disso, contar com esses elementos naturais dentro da sua casa irá aumentar a satisfação e paz do seu espaço, pois não há quem não se sinta bem ao adentrar um ambiente repleto de elementos que nos lembra a natureza, que por si só já é um lugar pacífico.

2. Use texturas naturais

Sem dúvidas, algumas texturas nos fazem lembrar de alguns elementos da natureza quando as colocamos dentro dos nossos ambientes. Elas acabam trazendo a sensação gostosa da natureza para dentro do seu cômodo.

Justamente por serem neutros, esses tons combinam com algumas texturas da natureza, como o cimento queimado, a madeira e os famosos tijolinhos, por exemplo. Apostar em um mix de texturas é fundamental para uma boa decoração feita em tons terrosos.

E se você quiser contratar uma industria de paineis eletricos para aplicar um exclusivo para algum cômodo da sua casa, irá ajudar na construção de um ambiente ainda mais aconchegante e confortável para todos.

Além de combinar perfeitamente com os tons terrosos, essas texturas são lindas e fazem total diferença em qualquer ambiente, trazendo modernidade e uma personalidade única para o seu espaço.

3. Tenha harmonia no ambiente

Para começar esse processo, é importante olhar bem para o espaço que receberá essa decoração e avaliar as opções de cores disponíveis e as que você deseja de acordo com o tamanho do cômodo.

Isto significa que, para não deixar um espaço pequeno sobrecarregado com muitas informações sobre a decoração, é válido optar pelas cores e combinações com tons mais abertos e claros, como o branco e o bege.

Entretanto, você também pode usar os tons terrosos mais escuros, como o marrom, para dar o destaque a alguns detalhes da decoração, como um desenho em uma parede da sala, por exemplo.

E é sempre importante lembrar que, se na sua casa houver carpete, é válido procurar por uma higienização de carpetes após o processo de pintura e decoração para que seus tapetes ou até mesmo o seu piso de carpete não seja danificado.

4. Aproveite a luz natural

Por fim, mas de forma alguma menos importante, a iluminação natural dentro dos ambientes também faz parte da decoração de uma casa que se baseia na cartela dos tons terrosos.

Ou seja, de acordo com sua intensidade dentro de determinado ambiente, a decoração terrosa pode ficar mais escura ou clara do que o desejado, isso porque a quantidade de luz natural que chega a determinado cômodo faz total diferença em como aquele tom ficará.

Portanto, é preciso saber usar a luz natural a favor da decoração da sua casa e, nesse caso, dar preferência à luz artificial amarela, que converse de maneira mais coerente com o tom terroso da sua casa, diferente da luz mais branca trazida pelo céu durante o dia.

Inclusive, para quem realiza armazenagem de moveis é importante tomar cuidado para que a iluminação forte do sol não estrague seus pertences, pois essa luz pode ser prejudicial para alguns itens de madeira e ferro.

Essas são apenas algumas das diversas dicas que podem te ajudar a decorar a sua casa de maneira simples, utilizando os tons terrosos como elementos chaves para deixar o seu espaço do jeitinho que você mais deseja.

Benefícios do uso de tons terrosos

E é claro que esses tons também trazem consigo diversos benefícios para quem decide utilizá-los dentro de suas casas.

Mas isso, é claro, acontece com quem usa produtos de qualidade, assim como uma rede de cabos elétricos precisa de bons profissionais e materiais para ter um bom resultado, não seria diferente com a pintura e decoração da sua casa.

Por isso, selecionamos alguns dos benefícios do uso desses tons dentro da sua casa. Confira:

  • Ambiente mais aconchegante;
  • Cores confortáveis para os olhos;
  • Tons modernos e fáceis de combinar com estampas;
  • Alta durabilidade da cor;
  • Menor chance de desbotamento ou manchas.

Para quem deseja construir um ambiente moderno e personalizado, investir nos tons terrosos é uma ótima opção, pois trata-se de uma novidade que promete se estabelecer no mercado.

Não é à toa que diversas marcas estão produzindo produtos com esses tons, pois eles transmitem simplicidade, beleza e conceito. Os tons terrosos defendem a ideia de que menos é mais, ou seja, com o básico você já consegue o que precisa.

Por esta razão, procure conhecer mais tons dentro desta cartela de cor e encontre elementos, produtos e objetos de decoração dentro desse segmento para deixar a sua casa do jeito que você sempre quis e com uma cor que, com certeza, fará qualquer um se apaixonar.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.