Tire suas dúvidas sobre a carteira de trabalho digital!

Tempo de leitura: 4 min

Escrito por admin
em setembro 21, 2021

CTPS física deixou de ser emitida em 2019 dando lugar ao documento digital

A tecnologia vem mudando as formas de relação de trabalho. Isso vem ajudando a intensificar a modernização desse mercado. E dentre as novidades está a carteira de trabalho digital, que agora substitui o uso do documento físico e serve para facilitar a centralização dos dados na base do governo federal e facilitar o andamento de admissões e demissões em empresas.

O sistema está no ar desde 2017, mas apenas em 2019 o documento digital passou a substituir o documento físico. Até o fim de 2021, a carteira de trabalho digital deve migrar para uma nova plataforma ainda mais otimizada.

Trabalhar com a carteira de trabalho digital facilita a vida de funcionários e de empresas. Isso torna o relacionamento entre o profissional e o RH mais fácil e ágil. Dessa forma, o funcionário se sente mais motivado e isso pode ser importante para diminuir taxas de turnover, absenteísmo e presenteísmo.

Aqui, vamos tirar as principais dúvidas sobre a carteira de trabalho digital. Confira abaixo:

Quando o aplicativo da CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social) foi criado? E qual mudança aconteceu na plataforma em 2019?

O aplicativo da CTPS foi criado em 2017 e servia como uma opção para os trabalhadores. Na época, se o trabalhador esquecesse a sua CTPS física, ele poderia apresentar a carteira de trabalho digital como substituta.

Em 2019, a carteira digital de trabalho passou a substituir o documento físico. Isso tornou a CTPS física facultativa para a contratação em empresas. Agora, o trabalhador pode apresentar a CTPS ou mesmo informar o número do seu CPF no momento da admissão. Todas as informações do trabalhador estão na base de dados do eSocial.

Posso jogar fora minha CTPS física?

Se você possui carteira de trabalho física, você não deve jogá-la. O ideal é que você guarde o documento. A CTPS física continua sendo um documento importante, caso o trabalhador precise comprovar um trabalho antigo.

Mesmo que a base de dados da carteira digital mostrar os contratos de trabalhos antigos (anos 80 e 90, por exemplo), é recomendado que você guarde o documento físico.

Como são feitas as anotações de contratos de trabalho atuais?

Desde 2019, as anotações de trabalho, como por exemplo, férias, salário, data de admissão e demissão são processados eletronicamente. Em outras palavras, não há mais a anotação na carteira de trabalho física.

Carteira digital de trabalho é obrigatória?

Sim, já que em 2019 o governo federal anunciou o encerramento da emissão da carteira de trabalho física. Então, a CTPS digital tornou- se o único documento capaz de formalizar o vínculo empregatício entre empregado e empregador.

Como emitir a carteira digital de trabalho?

Não é necessário solicitar a emissão da carteira digital de trabalho, basta se cadastrar na plataforma e ter acesso aos seus dados. Todos os brasileiros possuem CPF (Cadastro de Pessoa Física) e estão cadastrados no sistema Emprega Brasil, plataforma que organiza os dados relacionados a contratos de trabalho.

Por isso, não é preciso enviar nenhum formulário ou comparecer a um posto de atendimento do Ministério do Trabalho para ter acesso a carteira digital de trabalho. Basta baixar o aplicativo “Carteira Digital de Trânsito” em seu smartphone e seguir as orientações do aplicativo para ter acesso ao sistema.

A plataforma é a mesma usada para acesso a outros documentos como à CNH Digital, por exemplo.

Consigo acessar a carteira digital de trabalho sem internet?

Os dados da CTPS digital não estão no aplicativo e sim nos servidores do governo federal. Depois de acessar os seus dados pelo aplicativo, nos próximos acessos basta informar o número do CPF ao empregador para que ele realize as anotações trabalhistas.

Caso não tenha acesso à internet, será preciso ir até um terminal de autoatendimento da Caixa Econômica Federal, do Banco do Brasil ou do Ministério da Economia para gerar uma senha de acesso pelo site.

Meus dados estão incorretos, como fazer a correção na CTPS digital?

Se algum de seus dados estiver incorreto na CTPS digital, basta que a pessoa acesse o portal oficial da Receita Federal e atualize o seu CPF. Basta preencher o formulário eletrônico e solicitar a atualização do documento.

Em relação a dados contratuais, é importante ter a noção de que o sistema ainda está concluindo a migração dos físicos para o digital. Então fique tranquilo quanto a isto, que as correções já estão sendo realizadas.

O que muda para o empregador com a CTPS digital?

O empregador não corre mais o risco de ser multado, caso não peça a CTPS física para o trabalhador. Todas as anotações de trabalho passam a ser feitas eletronicamente, mas sempre observando o prazo de envio das informações relativas à contratação do funcionário.

As informações são enviadas para o sistema eSocial. O empregador também é responsável por corrigir erros em informações do contrato de trabalho.

Conseguiu tirar todas as dúvidas sobre a carteira digital de trabalho? Acreditamos que sim. A modernização do sistema é importante e facilita a vida de trabalhadores e empregadores. Agora, tudo pode ser feito pela internet, o que traz mais agilidade para o processo de contratação e demissão.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade