2022: Confiras as maiores tendências para marketing digital

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por gabriel
em fevereiro 9, 2022

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2022: Confiras as maiores tendências para marketing digital

O marketing digital tem ganhado cada vez mais espaço no mercado como um todo. Suas ações são essenciais para qualquer empresa conquistar mais clientes interessados em, por exemplo, brindes corporativos personalizados, bem como se tornar relevante dentro de seu nicho de atuação.

Com o mundo passando pelo processo conhecido como transformação digital, o mercado logo percebeu a importância de estar conectado para conseguir fazer mais negócios. Dessa forma, começou uma migração de empresas para esse novo modelo de ação.

O marketing teve de se adaptar e entender as novas dinâmicas digitais para conseguir conquistar mais clientes em um mercado cada vez mais em crescimento.

Com a situação gerada pela pandemia do COVID-19, ainda mais pessoas começaram a depender da internet para realizar as mais variadas compras, desde itens de necessidade básica até artigos de luxo.

Por isso, muitas tendências do marketing digital tem se aprimorado e se modificado para atender a este novo formato, além de identificar a necessidade que o público moderno possui. 

É importante reforçar que alcançar estes elementos é muito importante para qualquer empresa de etiquetas para código de barras ou de qualquer outro ramo de atuação.

O marketing digital em 2022

O ano de 2022 promete ser ainda mais focado em questões digitais, o que aumenta consideravelmente as chances de sucesso para quem investe no marketing digital, sobretudo em novas ideias que ainda são novidade no mercado.

Este ponto garante que as empresas que testam estas novas tendências sairão na frente e conseguirão um espaço melhor na hora de aplicar suas interações e conquistar uma estrutura de qualidade.

O mundo mudou completamente depois do período de isolamento social, e isso se refletiu em uma série de aspectos como:

  • Estratégias;
  • Ferramentas;
  • Recursos;
  • Forma de trabalho.

Os profissionais da área estão tendo que se reinventar, e entender que estas mudanças são significativas e permanentes, alterando toda a forma de fazer ações de marketing digital sobre display expositor, por exemplo.

Por isso, é muito importante que você consiga aplicar suas técnicas nesse formato de atendimento, ampliando suas chances de engajamento para otimizar seus resultados e criar um ambiente de qualidade para sua empresa.

Maiores tendências do mercado

Para que sua companhia esteja pronta para o ano de 2022, é importante que você compreenda algumas das maiores e principais tendências de marketing digital, conseguindo entender quais rumos tomar com relação a esse tipo de atividade.

Além disso, é importante ter em mente que cada empresa é única, e nem sempre duas companhias terão os mesmos resultados, ainda que apliquem a mesma tendência e estejam no mesmo campo de atuação de sinalização de segurança, por exemplo.

Por isso, quanto mais você conseguir trabalhar sua autenticidade e adaptar as ferramentas a sua realidade, mais efetivo será o processo de otimização do marketing digital de sua empresa como um todo.

SEO

O SEO, sigla para Search Engine Optimization, é uma das principais ferramentas de marketing digital. Trata-se de uma constante em qualquer tipo de campanha ou ação de marketing isolada, e a tendência é que ganhe ainda mais força neste ano.

Quando um usuário tem alguma dúvida, desejo ou necessidade, é muito comum que antes de efetivar uma compra ele deseje saber mais sobre a situação em si. Para isso, ele recorre aos motores de busca para procurar um controle de acesso digital.

Quando este usuário digita algumas palavras-chave referentes a sua necessidade, os algoritmos das plataformas de pesquisa fazem uma varredura em seus bancos de dados, criando uma lista com diversos links relacionados ao tema.

Esta lista é realizada por ordem de relevância, e na maioria dos casos, o usuário encontra o que precisa ainda nos primeiros links. Estar no topo desta lista é o desejo de qualquer empresa, e o SEO é a técnica usada para isso.

A exposição orgânica é responsável por boa parte das ações de marketing digital, e as ferramentas relacionadas ao SEO estão em constante atualização. Por isso, é importante se adaptar aos novos modelos e formatos para conseguir resultados expressivos.

Além disso, a pandemia gerou um déficit financeiro na maioria das companhias. Isso fez com que as empresas começassem a buscar maneiras de cortar custos sem perder oportunidades de negócios, o que fez o SEO despontar ainda mais.

Seu custo é muito baixo, com uma série de ações sem nenhum tipo de custo. Entretanto, é preciso ter em mente que esse tipo de ação não acontece de uma hora para outra. O trabalho com o SEO é de médio a longo prazo.

Entender as principais técnicas de comunicação atuais e como aplicá-las a seu SEO é fundamental para que sua empresa de biometria facial, por exemplo, consiga se destacar no nicho em que atua.

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é outra das bases do marketing digital, que tem ganhado cada vez mais destaque e que promete ser ainda mais relevante em 2022. Cada vez mais, as empresas estão buscando formas de inovar dentro desse conceito.

A utilização de blogs e sites pelas empresas já é um fator comum, mas isso tem se ampliado para as redes sociais e para a produção de material em outras mídias, como podcasts e produções audiovisuais.

Esse tipo de material é muito importante para você trabalhar corretamente, e pode ser otimizado com o suporte correto da parte das empresas como um todo. Esse material é fundamental para seu crescimento enquanto empresa de automação de robotica.

O conteúdo é o elemento que atrai o público para você. Quanto melhor elaborado ele for, mais interesse gera nos consumidores, que podem até mesmo se fidelizar com sua companhia através desse tipo de material.

A produção deve ser sempre autêntica e original. Copiar conteúdo de outras fontes não apenas é antiético, mas também pode gerar uma visibilidade muito negativa para a empresa e até problemas legais, caso seja configurado plágio.

Por isso, o ideal é trabalhar com elementos autorais, onde você cria o conteúdo e apresenta-o para o público, gerando um interesse genuíno no que você tem a oferecer. Quando o consumidor entende melhor sua necessidade, ele se torna apto a consumir.

Eliminação de cookies

Os cookies foram uma ferramenta muito importante para empresas, um elemento do site que coletava informações dos consumidores de um serviço de firewall para fins de pesquisa e elaboração de novas estratégias de marketing digital.

Entretanto, o rastreio de usuários na internet se tornou uma ferramenta problemática, principalmente pela falta de ciência que os usuários tinham com relação a essa atividade em particular.

Com a criação da Lei Geral de Proteção de Dados, tornou-se fundamental deixar muito claro a coleta de qualquer informação do cliente, bem como seu aceite de que essa situação está acontecendo.

Por conta disso, muitas empresas estão optando por criar seus próprios sistemas de coleta e não confiar nos cookies, que podem dar dor de cabeça se houver qualquer tipo de problema na coleta de dados.

As multas da LGPD podem chegar a cinquenta milhões de reais, e nenhuma empresa deseja ter esse tipo de problema em suas mãos, tanto do ponto de vista financeiro quanto o de credibilidade, que ficará abalada perante o mercado.

Inovação nas redes sociais

As redes sociais estão em constante atividade e atualização. A cada ano, novas redes surgem e se tornam a febre do momento, e para 2022 as redes sociais focadas em produção audiovisual estão em alta.

A maioria destas plataformas está adotando um formato de vídeos curtos e outras interações muito mais rápidas e dinâmicas, o que tem feito muitas pessoas buscarem esse tipo de material por parte das empresas.

Conseguir esse tipo de atividade é fundamental para você ampliar suas possibilidades, criando um ambiente adequado para oferecer seus produtos ou serviços. A produção de vídeo pode ser trabalhosa, mas é bastante recompensadora.

Além disso, pela própria natureza das produções audiovisuais curtas, é possível contratar os equipamentos e pessoal necessários para criar o material e gravar o equivalente a vários dias de publicação de uma vez só.

A qualidade do material precisa ser alta, em grande parte porque quanto mais as empresas e os influenciadores digitais estão otimizando seu trabalho, mais são cobrados do público. Não há mais espaço para conteúdos rasos ou amadores.

A produção precisa ser cada vez mais técnica para conseguir os resultados adequados de engajamento.

Considerações finais

O ano de 2022 promete muitas interações interessantes para as empresas que estão optando por trabalhar com o marketing digital. Entender as bases desse tipo de trabalho e atualizá-las para o novo ano é um passo muito importante.

Dessa maneira, sua empresa continua relevante no mercado em que está inserida, criando conteúdo de qualidade e garantindo uma estrutura muito mais adequada para seus atendimentos e suas estratégias de mercado.

Companhias que conseguem se adaptar a novas rotinas conquistam uma estrutura muito mais adequada para oferecer seus produtos e serviços no nicho em que optaram por atuar.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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