
Existe a peça certa para cada tipo de decote. Veja dicas e escolha o que te faça sentir confortável durante o evento
Escolher o vestido certo para aquela festa especial nem sempre é fácil. E, mesmo após achar aquele perfeito, encontrar um sutiã que te proporcione conforto e sustentação e não fique aparecendo (a não ser quando essa é a intenção), também pode se tornar um desafio.
A boa notícia é que existe uma enorme variedade de modelos de sutiãs, com ou sem alça, com ou sem bojo, de vários materiais e cores e, com certeza, existe a peça ideal para usar com qualquer vestido — incluindo, claro, o seu!
Um dos segredos na hora de escolher o sutiã é pensar no decote do vestido. Ele tem decote quadrado? É frente única? Em V? Outro segredo é pensar nas alças. O vestido é tomara que caia? Tem alças finas? Transparentes? Essas respostas vão te ajudar a achar a peça de sustentação ideal.
Decote profundo
Um dos tipos de vestido para os quais é mais difícil achar um sutiã que não fique aparecendo é o com decote profundo. Mas isso era antes de lançarem o sutiã com decote profundo. São peças com design diferente, mas sem perder em sustentação. A maioria pode ser usada com ou sem alças.
Decote quadrado
O decote quadrado, que lembra vestidos de princesa, é um dos mais elegantes em vestidos de festa e pede um tipo de sutiã específico, geralmente modelos com alças bem separadas.
Para quem tem pouco busto, pode ser uma boa ideia utilizar modelos com enchimento (tipo push up), porque esse vestido tem a tendência de deixar o colo um pouco reto demais. Quem já tem seios fartos, deve investir em sustentação — modelos com algum tipo de aro embaixo são boas opções.

Decote nas costas
Um sutiã aparecendo nas costas pode estragar o look. Na maioria dos casos, modelos com costas baixas são boas opções. Escolha aqueles que têm uma faixa que fica na barriga (escondida por baixo da roupa), pois eles dão melhor sustentação.
Se o modelo é frente única, no entanto, considere os protetores de mamilos ou, ainda, os sutiãs de silicone (aqueles que você cola nos seios). Essas opções, no entanto, são mais indicadas para quem tem busto médio ou pequeno, já que a sustentação pode não ser tão firme para seios maiores.
Os sutiãs com parte de trás são outra opção para quem precisa de sustentação e quer usar um vestido com decotão nas costas. Nesse caso, opte por tecido translúcido ou silicone de boa qualidade. Uma transparência que parece “plástico” pode estragar o look mais que um sutiã aparecendo.
Decote nadador
Esse é um tipo de vestido com solução fácil, pois basta escolher um sutiã com o mesmo decote nas costas. Muitos modelos que regulam a alça vêm com essa opção.
É importante lembrar, no entanto, que esse decote é mais indicado para quem tem busto pequeno, o que também quer dizer que pode ser uma boa ideia investir em um modelo push up, que destaca os seios.
Decote coração
Esse tipo de decote vai bem com sutiã de taça mais baixa e, de preferência, com uma boa sustentação embaixo. Os modelos push up, que aproximam os seios, são boas opções para quem quer dar destaque a essa área, especialmente se tiver busto pequeno ou médio.
Tomara que caia
Nada mais deselegante que as alças do sutiã aparecendo num vestido tomara que caia. Em alguns casos, elas até podem aparecer, mas nesse tipo de modelo é sempre melhor evitar.
Para esses casos, escolha um sutiã tomara que caia, de preferência com laterais mais largas, que proporcionam boa sustentação e ajudam a dar aquele “up” nos seios. Os bojos mais firmes costumam ser boas escolhas nesse modelo de sutiã.
Decote canoa ou ombro a ombro
Para a maioria dos vestidos desse tipo, o melhor sutiã também é o tomara que caia. Dá para seguir as mesmas dicas do tópico acima.
Deixe um comentário