4 dicas para superar a procrastinação e concluir os seus objetivos

Tempo de leitura: 8 min

Escrito por gabriel
em abril 4, 2022

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Compartilhe agora mesmo:

4 dicas para superar a procrastinação e concluir os seus objetivos

A procrastinação tem se tornado hábito e parte do dia a dia de muitas pessoas, virando um comportamento frequente durante a realização de atividades do dia, assim resultando em algo recorrente em cada tarefa, além de todo o tempo gasto dentro das atividades.

Dessa forma, ela acaba impossibilitando a realização de compromissos, trabalhos e estudos, bem como acaba fazendo com que se tenha um transtorno maior diante da realização de várias funções no dia a dia.

Assim, pense no seguinte exemplo: você trabalha para uma empresa de inspeção de qualidade, porém, a procrastinação acaba fazendo parte da sua rotina, dificultando para que você conclua suas obrigações – o que é bem prejudicial.

Entenda melhor o conceito de procrastinação

Ademais, diversos aspectos podem ser analisados para identificar a procrastinação em sua rotina ou em alguns momentos do seu dia, aspectos como: estar angustiado, não conseguir ter uma administração do tempo e ter a sensação de estar trabalhando demais. 

Essas sensações geram uma comodidade diante de várias tarefas que possam surgir em sua rotina, fazendo com que as tarefas muitas vezes sejam adiadas e em alguns casos até não realizadas.

A procrastinação afeta toda sua rotina e momentos do seu dia, por isso todo o cuidado e atenção deve sempre fazer parte desse processo, conseguindo realmente evitar esse ato que é tão falho.

Pois bem, um dos passos para que a procrastinação possa ser evitada é justamente entender que o que leva as pessoas a procrastinar é adiar as tarefas que devem ser feitas, dentre esses motivos podem ser citados os prazeres momentâneos e as redes sociais.

Atitudes simples e que estão por todo o lado são o que fazem a diferença para que as pessoas criem esse hábito e tenham problemas no seu dia a dia, por isso é preciso ter atenção e cuidado em tudo que possa ser feito.

Devido a essas atitudes em diversos momentos do dia, a atenção é extremamente necessária, porque além da procrastinação ser prejudicial para a realização de atividades em sua rotina, ela pode gerar problemas de saúde seríssimos.

Após entender sobre a procrastinação e o quanto pode ser prejudicial em toda sua rotina, entenda o seu impacto no bem-estar e na saúde mental de cada um.

Impacto da procrastinação na saúde e bem-estar das pessoas

O hábito de procrastinar pode levar a dores e inquietações constantes, assim gerando um desconforto contínuo, resultando em impactos ainda maiores para a realização de diversas atividades.

Dessa forma, impactando, por exemplo, desde atividades em momentos de estudo, até as atividades como trabalhar em um distribuidor de produtos químicos, sendo extremamente prejudicial em vários fatores da vida.

A sensação de não conseguir atender a todas as demandas pode nos fazer sentir sobrecarregados, gerando estresse e ansiedade. Fazendo com que outros problemas comecem a surgir, trazendo ainda mais transtornos e preocupações.

O estresse e a ansiedade, por sua vez, podem levar à baixa imunidade e até mesmo à depressão, o que pode prejudicar sua saúde. Assim, fazendo com que um problema de saúde acabe puxando o outro, prejudicando toda a saúde e bem-estar

E, neste caso, sentimos a necessidade de procrastinar ainda mais porque não sentimos que temos energia para lidar com nossos compromissos. Esse é um ciclo vicioso que precisa ser quebrado.

Inclusive, é um ciclo que é extremamente prejudicial, gerando desgaste e cada vez mais esforços para que possa ser quebrado, podendo chegar a níveis inimagináveis

Assim, gerando dificuldades para atividades básicas, por exemplo fazer um pão congelado ao ir se reunir com amigos e familiares, prejudicando toda interação e saúde mental de cada pessoa.

Por isso, a procrastinação afeta como você cuida de si mesmo. Dessa forma, adiar a reeducação alimentar ou a atividade física pode se tornar um hábito e prejudicar sua saúde.

A procrastinação também pode fazer com que você adie a consulta médica ou o tratamento de sintomas leves que surgem, abrindo espaço para problemas de saúde mais sérios em breve.

Com isso, a atenção para que a procrastinação possa ser superada é essencial, cortando alguns hábitos que fazem mal e que possam crescer com o tempo, tomando essas atitudes antecipadamente.

Veja a seguir como superar a procrastinação e conseguir ter hábitos melhores em seu dia a dia, e durante toda sua rotina.

Como superar a procrastinação?

Ter uma motivação e razões que façam sentido nesse processo são essenciais, garantindo um ânimo para que se corte esse hábito ruim e comece a praticar hábitos que mudam positivamente sua vida.

Definir uma estratégia que funcione conforme sua rotina e todas as obrigações, é algo importante, principalmente praticando metas diárias e formas para que a procrastinação possa ser cortada em todos os momentos do seu dia.

Ao definir essas metas em seu dia a dia, a atenção e as responsabilidades em cada uma, serão algo de extrema importância para que se possa começar a reagir diante de todo o cenário.

Realizar tarefas que fazem com que a pessoa concentre suas energias no que está sendo feito, fazem a diferença em todo o ânimo, como exemplo tarefas relacionadas a um trabalho com cargas fracionadas, atividades físicas, entre outros meios.

Veja algumas dicas que podem ajudar nesse processo, e que farão a diferença na forma de reagir diante de todo hábito de procrastinação.

  • Relacione a tarefa a um objetivo: mude seu ponto de vista e a forma como se sente;
  • Perceba seus momentos produtivos: tire proveito e faça atividades nesse momento;
  • Organize suas tarefas: priorize as atividades conforme a importância de cada uma;
  • Determine recompensas para cada atividade: isso impulsiona a realização.

Após ver formas de superar a procrastinação e toda a falta de ânimo para a realização das atividades propostas, acompanhe também os principais motivos para que isso aconteça, bem como dicas para vencer essa situação.

Motivos que levam até a procrastinação  

Hoje, a procrastinação é um problema na vida de muitas pessoas. Para quebrar esse hábito, primeiro você precisa saber a razão por trás disso. Conhecer os motivos que fazem você procrastinar são os primeiros passos para entender e superar esse hábito.

Veja o que está levando as pessoas a procrastinar, confira abaixo:

Confiança

A procrastinação pode ser causada por sentimentos de confiança. Você não acha que algo é urgente e acaba adiando. É o caso, por exemplo, de pessoas que sempre adiam a ida a uma entrevista de emprego em uma empresa de exportação ou qualquer outra.

Dessa forma, acabam não priorizando suas atividades e deixando compromissos importantes para outros momentos, em muitos casos acabam até optando por não realizar essas tarefas, e deixando essas oportunidades passarem.

Desconforto

Outra razão pela qual procrastinamos é que as tarefas podem ser dolorosas, como desistir ou terminar um relacionamento. Assim, ao invés de entrar em um ambiente confortável que leva a um final mais feliz, nos colocamos em posições desconfortáveis.

Assim, fazendo com que essas situações não aconteçam, devido a essa falta de atitude e de realizar o primeiro passo para agir diante de diversos momentos que fazem parte do dia a dia.

Medo do fracasso

As pessoas também procrastinam quando se trata de coisas muito importantes, como iniciar um novo negócio ou tomar uma grande decisão. 

Por exemplo, alguém prestes a iniciar um negócio no ramo de coletor de pó pode pensar que o negócio não dará certo. Dessa forma, essa fantasia, alimentada pelo medo, pode impedi-lo de agir.

Ilusão da falta de tempo

A ilusão de falta de tempo é presente na vida de praticamente todos, deixando de realizar tarefas e obrigações do dia, devido a isso, que nada mais é que uma forma de procrastinar e colocar a culpa em outra frente.

Ao ver os motivos que levam à procrastinação e como esses motivos geralmente fazem parte do dia a dia de todos, veja a seguir 4 dicas para superar a procrastinação e concluir os seus objetivos.

Dicas para superar a procrastinação

Agora que você sabe por que você procrastina, é hora de tentar quebrar o hábito. Claro que não é exatamente uma receita mágica, é importante que você não se coloque no “piloto automático” para não se prender ao hábito. Essas dicas podem ajudar:

1 – Comece com poucos minutos

Comprometa-se a gastar pelo menos cinco minutos em sua tarefa. Você pode usar o cronômetro do seu telefone e definir a hora. Após cinco minutos, escolha se deseja continuar. 

Esta técnica funciona para aqueles com distúrbios emocionais ou medo do fracasso, porque alguns minutos quebram essa barreira estabelecida.

2 – Elabore punições caso a tarefa não seja feita

Essa técnica é para quem gosta de evitar desconforto ou adiar tarefas que não são urgentes. Determine a penalidade que você receberá se não completar a missão. Tem que ser algo que o motive a agir.

Assim, como exemplo, caso a tarefa não seja realizada terá que doar para uma pessoa seu purificador de água pequeno. Pode parecer bobo, mas através dessas consequências, será difícil permanecer inativo e não realizar as tarefas.

3 – Crie novos processos

Outra solução é colocar as tarefas temidas em um novo contexto e criar um novo processo para lidar com elas.

Ou seja, isso acaba gerando uma nova realidade e situação para essa função, seja agir de forma mais completa em uma empresa de conector industrial ou, até mesmo, estudar para uma prova importante.

4 – Tenha responsabilidades em seus objetivos

Se você geralmente prefere se divertir, pode precisar de motivação para forçá-lo a agir antes de iniciar seu dia de trabalho. Muitas vezes procrastinamos porque é mais fácil fazer algo agradável do que ser forçado a fazer algo desagradável.

Por isso, você precisa fortalecer seu senso de responsabilidade para alcançar seus objetivos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.