Smartwatch: o que é, como Funciona e Porque Investir em um.

Tempo de leitura: 8 min

Escrito por admin
em dezembro 21, 2021

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Compartilhe agora mesmo:

Smartwatch: o que é, como Funciona e Porque Investir em um.

Muitas pessoas têm procurado um smartwatch como uma forma de presentear entes queridos ou mesmo para uso próprio. 

A utilização de relógios inteligentes têm cada vez mais se popularizado no mercado brasileiro junto de um carregador portatil personalizado atacado.

Suas possibilidades de funcionalidade são muito grandes, e é possível pensar em uma série de interações que podem ser facilitadas pelo dispositivo, criando assim uma estrutura adequada para sua adoção.

O smartwatch em sua essência é um relógio de pulso, mas graças a utilização de tecnologias como a Internet das Coisas (IoT), ela extrapola seus limites de mostrar horários e alarmes para possibilitar uma série de novas possibilidades, como um sistema de áudio e vídeo.

Os smartwatches funcionam como extensões de seu aparelho celular, normalmente registrando uma série de funções que evitam a necessidade de você tirar o aparelho do bolso para poder verificar mensagens, e-mails e muito mais.

Além disso, o smartwatch possui funções singulares, que também ajudam a lidar com uma série de ações do dia a dia com aplicativos próprios para uma série de atividades, tornando-o uma ferramenta muito interessante.

A base de seu funcionamento é a conexão bluetooth, que interliga os seus dispositivos móveis e permite que você controle todas as funções de ambos os dispositivos pelo smartwatch, garantindo mais funcionalidades e atividades que podem ser otimizadas pelo equipamento.

Normalmente, o smartwatch funciona com uma bateria de forma similar aos smartphones, e deve ser carregado para sua utilização. Antes da primeira vez que for utilizar o aparelho, é ideal que deixe a bateria carregar completamente.

Além disso, é importante ter em mente que estas baterias possuem vida útil, e com o tempo, você precisará pensar em trocar a bateria ou mesmo o dispositivo, uma vez que ele evolui constantemente da mesma forma que os aparelhos de telefonia móvel.

Existem diversos modelos no mercado, dos mais completos aos mais simples, com um botão de comando

Dessa forma, você pode escolher um smartwatch que atenda suas necessidades e ao mesmo tempo que caiba em seu orçamento, uma vez que estes dispositivos também variam muito em questão de preço.

Nos modelos mais avançados, ele se torna praticamente um espelho do celular, com funcionalidades como:

  • Notificações de aplicativos;
  • GPS (Global Positioning System);
  • Mensagens instantâneas;
  • Fotos e Vídeos.

Isso tudo sem contar utilizações como o acompanhamento de seus dados vitais em um display expositor, que é muito importante para quem faz exercícios físicos com frequência, fazer e receber ligações, tirando a necessidade de usar o smartphone para essa utilização, entre outros.

Cada dispositivo tem suas características descritas em diversos sites e lojas especializadas, o que torna mais fácil identificar o aparelho que mais se adapta a suas necessidades, garantindo que você possa fazer uma escolha assertiva com relação ao smartwatch que quer comprar.

Para fazer a conexão é muito simples, uma vez que o bluetooth independe da versão que está sendo utilizada, dando mais liberdade para você usar o dispositivo e sem que você precise trocar de smartphone para aproveitar suas funcionalidades.

Para fazer a conexão bluetooth, basta ligar ambos os dispositivos e fazer uma verificação de dispositivos para conseguir parear os dois aparelhos, fazendo assim a sincronização e começando imediatamente a utilizá-los como um controle de acesso digital.

Um ponto muito importante é verificar a compatibilidade dos dispositivos antes da compra.

Cada modelo de smartwatch é compatível com uma série de aparelhos celulares, e é importante que você verifique a conectividade entre seus dois dispositivos, do contrário, ele funciona apenas como um relógio comum.

A maioria dos smartwatches é compatível com boa parte dos dispositivos atuais no mercado, mas se o seu aparelho celular for muito antigo, é interessante verificar se ele se encontra na lista de compatibilidade do relógio para garantir suas funcionalidades.

Normalmente os dispositivos IOS funcionam melhor com relógios IOS, enquanto dispositivos Android funcionam melhor com relógios Android.

Isso não é uma regra, entretanto, uma vez que vários modelos de smartwatch funcionam bem entre os dois sistemas, principalmente os modelos mais avançados que estão disponíveis no mercado que possuem biometria reconhecimento facial.

A evolução dos smartwatches

Da mesma maneira que os outros dispositivos móveis, o smartwatch amadureceu consideravelmente, tornando-se uma importante ferramenta para a vida digital. Suas funcionalidades aos poucos se tornaram mais complexas, aumentando sua utilização.

Os aplicativos estão cada vez mais avançados, principalmente aqueles ligados diretamente à saúde de seus utilizadores, o que torna esse tipo de ferramenta muito importante para pessoas que precisam lidar com questões físicas.

O mercado de smartwatches teve um crescimento muito grande nos últimos anos, com a popularização do dispositivo e a oferta no mercado de relógios que cabem nos orçamentos de mais brasileiros.

Esse barateamento em opções de smartwatches aquece consideravelmente o mercado, criando a possibilidade de utilizar estes elementos de forma mais efetiva. 

Com o aumento de usuários, logo as empresas começaram a desenvolver novas aplicações com células robotizadas.

Hoje, existem modelos que são completamente independentes de aparelhos celulares. Estes smartwatches possuem espaço para chips de redes móveis e existem pacotes de operadoras específicos para sua utilização.

Quando você usa um destes modelos, consegue ter uma autonomia muito maior, sem precisar se preocupar em levar seu celular para atender ligações, receber e enviar mensagens e outros recursos importantes para sua utilização.

Em questão de aplicações para a saúde, existem diversos aplicativos que ajudam em aspectos de sua vida. A proximidade com o corpo permite que os dispositivos funcionem como um controle de seus batimentos cardíacos, saturação e outros elementos.

Por conta disso, há uma precaução especial na produção e criação de aplicativos que ajudem nesse tipo de atividade, desde apoio para exercícios físicos até atividades de respiração e meditação, que podem ajudar o usuário a controlar a ansiedade.

O uso de um smartphone, entretanto, não se limita a utilização de aplicativos. Existem diversas funcionalidades para estes dispositivos, com o adicional de que você tem menos distrações com aplicativos adicionais, quando se compara com os aparelhos telefônicos.

Dessa forma, você acaba com uma utilização mais efetiva do equipamento, seja através de alertas de mensagens e notificações, notícias e a utilização como um dispositivo comum, como alarmes ou calibração de transmissor de temperatura.

A conectividade bluetooth do smartwatch também não se limita a aparelhos celulares. É possível conectar-se a uma série de outros dispositivos, como fones de ouvido para a utilização em ambientes externos e assistentes digitais em casa.

Esse tipo de conexão permite que você controle uma série de outros dispositivos em casa, principalmente com relação a automação residencial, que possibilita uma interação maior com suas ações.

Prática de esportes

Um dos principais benefícios da utilização de um smartwatch na atualidade é a possibilidade de acompanhamento e monitoramento físico. Alguns dispositivos já são vendidos com foco na prática de atividades físicas.

Embora estes aparelhos ainda não sejam considerados efetivamente ferramentas de diagnóstico, elas apresentam um excelente resultado neste processo e garantem uma prática mais saudável de atividades, principalmente com relação aos parâmetros de prevenção.

Praticamente todos os dispositivos possuem alguns itens básicos de acompanhamento, como o controle de frequência cardíaca, resistência contra água e até contador de passos para caminhadas e corridas.

Além disso, usando aplicativos de monitoramento, é possível acompanhar uma série de exercícios pré-definidos que garantem uma estrutura mais adequada para esse tipo de ação, aumentando suas chances de otimizar seus resultados.

Alguns modelos mais modernos podem ser muito importantes para a saúde do usuário, e podem ser usados até mesmo por pessoas de idade. Com recursos de detecção de queda, o smartphone pode acionar automaticamente a emergência e lidar rapidamente com o caso.

Outros dispositivos possuem ferramentas especiais para a prática de atividades aquáticas como a natação, com monitoramento da frequência respiratória e cardíaca durante a prática da atividade.

Independente da aparência do dispositivo, todas as companhias têm uma preocupação especial com a vida dos usuários e em práticas saudáveis, que garantem uma qualidade de vida melhor para aqueles que aplicam a utilização do smartwatch em seu dia a dia.

Muitas vezes, alguns comportamentos anormais de saúde podem passar despercebidos, e a utilização de um smartwatch mantém um monitoramento mais efetivo, permitindo que você procure ajuda médica logo nos primeiros momentos.

Considerações finais

Existem diversas opções de utilização dos smartwatches, seja para fins profissionais ou pessoais, e hoje estes dispositivos fazem cada vez mais parte da vida das pessoas, com muitas facilidades.

Por isso, é importante que você saiba usar com assertividade esse tipo de recurso, aumentando as chances de engajamento consideravelmente ao aplicar os dispositivos móveis em conjunto, aproveitando ao máximo as funcionalidades do smartwatch.

Seja para atividades físicas, controle de saúde ou mesmo pelas facilidades de conexão, estes aparelhos têm cada vez mais se mostrado interessantes para o mercado.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.