Quem já tem empréstimo pode fazer financiamento?

Tempo de leitura: 3 min

Escrito por admin
em janeiro 31, 2022

Saiba se é possível fazer um financiamento mesmo já tendo um empréstimo em andamento

Para conquistar grandes bens, como carro ou casa própria, uma alternativa comum é fazer um financiamento. No entanto, às vezes as coisas não saem de acordo com o planejado, as contas apertam e é preciso recorrer a um empréstimo. É possível ter os dois?

Embora parecidas, estas linhas de crédito possuem características distintas. O método de pagamento, por exemplo, é uma das principais diferenças entre elas. 

O financiamento requer que o cliente pague boletos todos os meses. Já o empréstimo, a depender da modalidade, além dos boletos, pode ser pago com débito em conta, cheque pré-datado, desconto em folha, cartão de crédito, etc.

É possível fazer um financiamento com um empréstimo em andamento?

Sim, desde que a soma dos débitos não comprometa mais de 30% da sua renda mensal e que não haja nenhuma pendência financeira atribuída ao seu CPF. Ou seja, você precisa estar em dia com os órgãos de proteção ao crédito (SPC, SERASA, SCPC e Receita Federal).

Quando você decide financiar um imóvel ou um automóvel, por exemplo, todo o seu histórico de crédito é analisado e levado em consideração para que o valor do financiamento seja ou não aprovado, o que inclui financiamentos que você já tem, empréstimos que você possa ter realizado e dívidas com cartões de crédito.

Em suma, toda a sua capacidade de pagar esse financiamento a partir da sua renda líquida mensal é considerada.

Já tenho um empréstimo e preciso fazer um financiamento, como posso honrar esses compromissos?

Primeiramente, a decisão de fazer um financiamento já tendo um empréstimo em andamento deve ser tomada sem impulsos, com muita calma e, principalmente, com um bom planejamento financeiro.

Você precisa ter em mente que estará comprometendo parte do da sua renda por vários meses ou até mesmo anos. Confira abaixo algumas dicas de como honrar esses dois compromissos.

Planejamento é fundamental

Nenhum crédito deve ser tomado sem um bom planejamento prévio, sobretudo o empréstimo consignado, que é descontado rigorosamente do seu benefício ou salário.

Ainda que você esteja usando esse empréstimo para quitar outras dívidas é fundamental descobrir de onde está vindo seu problema financeiro antes de adquirir um financiamento de veículo, por exemplo, enquanto ainda estiver pagando este empréstimo.

Uma possibilidade é que esse problema esteja sendo gerado por compras impulsivas ou gastos desnecessários.

Procure não atrasar os pagamentos

O atraso nos pagamentos (com exceção do empréstimo consignado, que é descontado em folha automaticamente) acaba gerando taxas de juros extras, além de multas.

Caso você perca o controle dos pagamentos, a tendência é que sua dívida aumente muito em um curto espaço de tempo.

Se isso ocorrer, quite o valor em aberto o mais breve possível. Dependendo do atraso, você pode até negociar a dívida com o banco ou a instituição financeira para evitar que vire uma bola de neve.

Se possível, quite as dívidas antecipadamente

Sempre que for possível, procure quitar suas dívidas antes do vencimento do contrato. 

Além de evitar dores de cabeça, quando a dívida é quitada antes do seu vencimento original você pode obter descontos, uma vez que ela é trazida ao valor atual, sendo assim, o valor dos juros é abatido.

Aqui, a dica é a seguinte: sempre que sobrar alguma quantia no mês, aproveite para quitar as parcelas do empréstimo e do financiamento antecipadamente.

Diminua a quantidade de cartões de crédito

Uma das maneiras de se organizar para conseguir honrar os compromissos com o empréstimo e o financiamento em andamento é saber quantos cartões de crédito você possui, o limite de cada um deles e quanto você costuma gastar por mês.

Feito isso, uma dica simples é diminuir o uso drasticamente ou, se possível, parar de usar. Lembre-se de que os juros do cartão de crédito estão entre os mais altos do país e, como você já tem um empréstimo e um financiamento, é muito fácil se descontrolar e cair no rotativo.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade