Qual é a relação entre saúde bucal e emagrecimento? 

Tempo de leitura: 5 min

Escrito por admin
em março 21, 2022

O emagrecimento é algo bastante comum aos brasileiros, tanto como forma de se manter dentro de um peso saudável ou como meio de conquistar uma boa aparência.

No entanto, ao passar por esse processo, muitas mudanças acontecem em todo o organismo e é muito importante tomar cuidado para garantir a saúde e o bem-estar.

Isso porque, muito além das alterações que acontecem nos hábitos alimentares e na rotina diária, todo o nosso corpo pode ser impactado diretamente pela variação de peso e por todas as estratégias utilizadas durante esta jornada, como:

  • Utilização das gorduras das células como fonte de energia;
  • Aumento de fluxo sanguíneo nos músculos e células;
  • Aumento da constância da produção de urina e suor;
  • Mudanças no padrão de sono;
  • Alterações na velocidade do metabolismo, entre outros.

Mesmo que a maioria desses efeitos possam ser muito positivos – especialmente se o indivíduo estiver emagrecendo com o auxílio de acompanhamento profissional –, alguns efeitos (inclusive os negativos) também são sentidos na cavidade oral e na saúde bucal.

Por isso, se você deseja evitar a necessidade de procurar um dentista de emergência durante o cuidado com a saúde ou no processo de perda de peso, continue a leitura!

Como o processo de emagrecimento pode interferir na saúde bucal?

É inegável que o emagrecimento e a saúde bucal são dois aspectos da vida que estão intimamente relacionados, e que eles se entrelaçam de forma bastante complexa.

Isso se dá porque, ao mesmo tempo em que a alimentação é uma das principais formas de controlar o peso, a integridade bucal é uma das melhores maneiras de garantir uma boa nutrição.

Além disso, as mudanças de hábitos ocorridas durante essa jornada também podem acabar impactando toda a cavidade oral.

Deste modo, se você deseja iniciar o processo de emagrecimento, mantendo a saúde bucal em dia, atente-se com os seguintes processos:

  1. Mastigação

Um paciente que toma os cuidados necessários com a higienização dos dentes e a saúde bucal, tende a ter uma arcada dentária mais fortalecida e possuir mais facilidade com o processo mastigatório e com a nutrição como um todo.

No entanto, o contrário também é verdade. O enfraquecimento dos dentes torna o consumo de alimentos mais saudáveis (vegetais duros, carboidratos integrais e proteínas animais) mais desafiador.

Mas além de todos esses aspectos, sem o cuidado necessário, o próprio processo de emagrecimento pode acabar prejudicando a integridade dental e fazendo com que os pacientes tenham que consultar um dentista implantes.

Isso porque, a mastigação descuidada de alimentos mais duros, como nozes, cenoura ou frutas, pode provocar quebras e trincos no esmalte dentário e até causar problemas que comprometam os tratamentos odontológicos feitos previamente.

  1. Medicamentos para o aceleramento do metabolismo

Com o objetivo de perder gordura com maior rapidez, sem ter que fazer grandes esforços com dietas e exercícios físicos, algumas pessoas optam por ingerir medicamentos que aceleram o metabolismo e reduzem o tempo necessário para o emagrecimento.

Esses remédios podem ser muito prejudiciais para a saúde dos dentes, pois o seu uso regular pode interferir no fluxo normal da produção salivar. Assim, a pessoa pode passar a sofrer com:

  • Aumento do acúmulo de placa bacteriana;
  • Facilidade no desenvolvimento do tártaro;
  • Predisposição a cáries;
  • Gengivite;
  • Periodontite, entre vários outros problemas na região.

Por isso, para manter a saúde e integridade dos dentes é extremamente importante evitar a ingestão deste tipo de medicamento.

  1. Shakes de proteína

Com o ingresso na academia e com o objetivo de substituir a massa gorda pela massa magra, muitas pessoas optam por trocar refeições por suplementos proteicos.

No entanto, o que as pessoas desconhecem é que esses shakes são constituídos por ingredientes que promovem a proliferação de bactérias na boca.

Assim, sem o cuidado adequado com a higiene oral após o consumo dessas bebidas, a visita a um dentista que faz tratamento de canal pode ser necessária. 

Pois, a ingestão desses compostos, além de causar halitose e inflamações gengivais, ela também pode proporcionar o surgimento das cáries.

  1. Exercícios físicos

Entrar na academia ou começar a praticar novos exercícios físicos é, depois da alimentação, o caminho mais lógico para se manter em forma.

Contudo, é muito importante que as pessoas se atentem com a prática dessas atividades e a segurança durante os treinos.

Isso porque, especialmente os esportes de alto impacto – como o futebol, vôlei e ginástica – são um dos maiores responsáveis por levar pacientes à clínica dentária especialista em prótese.

Os fortes impactos na região bucal são capazes de causar lacerações importantes dos tecidos bucais, levando à quebra do aparelho ortodôntico ou até mesmo à perda dentária.

Garantindo a saúde bucal utilizando a alimentação durante o emagrecimento

Enquanto a reeducação alimentar pode ser extremamente útil para o processo de emagrecimento, quando feita de forma efetiva, essa mudança também pode ser indispensável para a conquista de dentes fortes e de uma saúde bucal mais aprimorada.

Afinal, com a redução da ingestão de alimentos industrializados e açúcares – principais causadores de cáries e doenças periodontais –, o desenvolvimento do tártaro e das placas bacterianas acaba sendo igualmente reduzido.

No entanto, as maiores vantagens podem estar na ingestão de alimentos frescos, como frutas e legumes, fontes de vitaminas e minerais essenciais ao fortalecimento do esmalte dentário, combate de microrganismos danosos aos dentes e limpeza da cavidade oral.

Em combinação com uma boa rotina de higienização bucal e com os cuidados passados pelo especialista em prótese dentária durante a prática de exercícios físicos, uma boa alimentação pode garantir um emagrecimento saudável e benéfico para o seu sorriso.

Conteúdo desenvolvido pela equipe do Status Fit Center, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade