Ponto de equilíbrio: Faça adequadamente o faturamento empresarial 

Tempo de leitura: 8 min

Escrito por gabriel
em julho 18, 2022

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Compartilhe agora mesmo:

Ponto de equilíbrio: Faça adequadamente o faturamento empresarial 

Encontrar o equilíbrio não é uma tarefa fácil, mas ele é necessário para tudo em nossa vida, o equilíbrio auxilia tanto na construção de uma boa qualidade de vida quanto na manutenção da saúde e até mesmo no sucesso dos negócios. 

O equilíbrio pode ser entendido como uma característica que define a organização de algo com o objetivo de que nada seja desperdiçado e nem que nada falte, independente de qual seja a área ou objeto dela.   

Por exemplo, quando um negócio de controlador de acesso empresas começa a contabilizar tudo o que ganha e o que gasta todo mês, é uma maneira de equilibrar as contas para que a marca não sofra com a falta de nada e nem com as sobras em excesso.

Equilibrar as coisas pode parecer um bicho de sete cabeças quando não se obtém dicas e informações valiosas para realizar esse processo da maneira correta, mas hoje você verá como isso está longe de ser algo impossível. 

Essa é uma característica que não pode ficar de fora do escopo de nenhuma empresa que deseja ter bons resultados, principalmente quando se trata dos gatos de uma marca, que está longe de ser poucos ou baratas. 

Quem empreende e possui o seu próprio negócio sabe a importância que cada real possui no fim do mês, não é mesmo? Portanto, equilibrar todos os ganhos e gastos durante o mês pode fazer toda a diferença para o lucro da empresa como um todo.

Seja uma empresa de consultoria em implantação de ERP ou até mesmo uma loja de roupa infantil, equilibrar o setor financeiro é fundamental para evitar problemas e garantir a prosperidade do negócio. 

Sendo assim, o ponto de equilíbrio é um conceito que nasceu no meio dos negócios justamente para ajudar os mais diversos tipos de negócios a saberem cuidar de seu dinheiro da maneira correta. 

Ponto de equilíbrio: Conceito e importância  

O ponto de equilíbrio nada mais é do que, como o próprio nome já diz, um ponto que parte da ideia de equilíbrio das finanças de um negócio, é a estaca zero que dá início a corrida de uma marca no mercado em busca de seu sucesso. 

Esse conceito surgiu da necessidade das empresas em cuidarem com mais afinco e profissionalismo todo o dinheiro que entra e sai de um negócio, que sabemos que não é poucos, principalmente entre as que estão crescendo cada vez mais no mercado. 

Assim como um despachante aduaneiro logística precisa equilibrar e organizar todas as entregas que devem ser feitas dentro de uma semana, toda empresa também precisa de uma boa organização e equilíbrio dentro da área financeira.  

Isso porque, sabemos bem a importância do setor financeiro em qualquer negócio, é através dele que o lucro é  contabilizado e todas as contas e impostos da marca são pagos por mês, e que estão longe de serem baratos.

Por isso, o ponto de equilíbrio surge como uma solução para ajudar as empresas a saberem o que podem gastar durante o mês, de acordo com a previsão de lucro que a marca possui, e isso pode ser tanto mensal, quanto quinzenal ou até mesmo semanal. 

Esse ponto de equilíbrio é definido a partir da média de gasto e ganho realizado dentro de cada empresa, afinal de contas, cada negócio possui a sua margem de lucro e gasto e que precisa ser respeitada dentro desse ponto que é criado. 

Por exemplo, um escritório de assessoria contábil para empresas não possui os mesmos gastos que uma empresa de engenharia civil, por isso, o ponto de equilíbrio traz um resultado personalizado, respeitando os resultados e cenários de cada empresa. 

Sendo assim, o ponto de equilíbrio é muito mais do que apenas um novo conceito dentro do mercado empresarial, mas uma inovação e ferramenta que pode ajudar a mudar por completo a realidade financeira de milhares de empresas. 

Conheça os tipos de pontos de equilíbrio  

Assim como diversos outros conceitos que surgem dentro do meio empresarial, o ponto de equilíbrio também possui as suas vertentes e opções que podem ser escolhidas e testadas para que cada empresa saiba a melhor para o seu negócio. 

Sendo assim, logo abaixo você irá conferir os três tipos de pontos de equilíbrio mais usados e eficazes dentro do mercado, possibilitando que você teste-os para que veja o melhor para o seu negócio. Confira: 

  1. Ponto de equilíbrio contábil 

O ponto de equilíbrio contábil consiste na utilização de uma fórmula que envolve todos os gastos passivos (custos e despesas) de um negócio, seja ele de antecipação de recebíveis para empresas ou qual for o negócio.

Além disso, esse ponto de equilíbrio possibilita a definição da estaca zero da marca, onde lucro e prejuízo são zerados e equilibrados. O cálculo consiste na razão entre os custos e a margem de contribuição, sendo calculado com a seguinte fórmula: 

Custos gerais (fixos e variáveis) + Margem de contribuição = Ponto de equilíbrio. 

Essa margem de contribuição, por sua vez, é a diferença entre a receita e os custos gerais da empresa. Para conseguir obter esse resultado, basta utilizar a seguinte fórmula: 

Receita – Custos gerais (fixos e variáveis)= Margem de contribuição.  

Com esses valores bem definidos e a aplicação das fórmulas mostradas acima, você conseguirá encontrar o ponto de equilíbrio contábil do seu negócio e entender a referência de faturamento mínimo necessário.

  1. Ponto de equilíbrio financeiro 

Diferentemente do anterior, no ponto de equilíbrio financeiro não há inclusão de despesas desembolsáveis. Por isso, este tipo é comumente utilizado por empresas que incluem a depreciação em seus passivos. 

Logo, apresenta uma fórmula, cálculo e objetivo bem diferente, mas continua sendo importante e válido tanto para uma empresa de limpeza comercial quanto para uma escola particular, por exemplo. 

A fórmula utilizada para definir o ponto de equilíbrio financeiro é bem parecida ao tipo anterior, mudando apenas o tipo de custos e despesas contabilizados. Sendo assim, a fórmula é a seguinte: 

Ponto de equilíbrio financeiro = Custos e despesas não desembolsáveis / Margem de contribuição.

  1. Ponto de equilíbrio econômico 

Já no ponto de equilíbrio econômico, o custo de oportunidade é adicionado à soma total, como uma forma de correção monetária. Logo, existe uma margem de possíveis investimentos. 

Assim, só existe a definição de equilíbrio se a remuneração anual for compatível ao percentual que o dinheiro renderia se estivesse no mercado financeiro. Além disso, também existe a definição de um lucro mínimo que a sua empresa deseja alcançar. 

Sendo assim, não demonstra apenas o limite entre custos e lucro de uma empresa que presta serviços como declaração de importação ou vende produtos como perfumes e acessórios, mas o pagamento de despesas totais é um lucro mínimo. 

A fórmula utilizada nesse tipo de ponto de equilíbrio é um pouco mais complexa mas também traz ótimos resultados para os negócios. A fórmula para definir o ponto de equilíbrio econômico é: 

Ponto de equilíbrio econômico = Custos e despesas fixas + Lucro mínimo ÷ Margem de contribuição

Esses são os principais tipos de pontos de equilíbrio que existem e podem mudar por completo a organização das finanças da sua empresa, trazendo uma visão maior e melhor sobre o mercado e o cenário do seu segmento. 

Comece a definir o seu ponto de equilíbrio 

Agora que você já entende sobre o conceito do ponto de equilíbrio e os principais tipos que existem, chegou o momento de partir para a prática. E para te ajudar, separamos alguns passos que você precisa aplicar para definir o seu ponto de equilíbrio, confira:

Colha os dados das receitas mensais

Em primeiro lugar, é preciso entender e analisar a situação financeira geral do seu negócio, pois não é certo comparar as finanças de uma empresa de investigação preliminar de passivo ambiental com uma loja de brinquedos, pois são negócios totalmente diferentes. 

Por isso, para começar esse processo é de suma importância contar com uma média de faturamento mensal, a partir da análise dos dados das receitas da sua empresa. Além disso, é fundamental entender sobre a utilização do dinheiro e da contagem dos gastos gerais. 

Defina os gastos fixos e variáveis

Se tem algo que uma empresa possui de sobra são gastos e contas a serem pagas todos os meses, por isso, é importante saber quais são os fixos e os variáveis. Os gastos fixos são os necessários para que a sua empresa exista, como:

  • Água.
  • Luz;
  • Internet;
  • Comida;
  • Limpeza;
  • Contratações, entre outros.

Já os constantes são os gastos que nem sempre possuem uma média de preço ou até mesmo, nem irão ser exigidos todos os meses, como é o caso de alguns impostos e contas por serviços específicos na empresa. 

Ter isso bem definido irá fazer toda a diferença para que você encontre o ponto de equilíbrio que respeite os gastos, necessidades e cenário da sua empresa no momento. 

Defina a margem de contribuição

Como já mencionamos nos tópicos anteriores, a margem de contribuição é o faturamento bruto sobre as vendas. Ela é importante para definir não só o ponto de equilíbrio mas também para calcular o preço de venda dos produtos ou serviços. 

Para chegar ao valor da margem de contribuição, basta subtrair da receita total o valor dos custos fixos e variáveis, utilizando a fórmula que ensinamos anteriormente. Essa margem será o norte para te auxiliar a saber de onde partir para investir no que deseja ou precisa. 

Com isso, você conseguirá encontrar um ponto de equilíbrio que traga ótimos benefícios para o seu negócio, protegendo-o de prejuízos e perdas graves e garantindo o sucesso e prosperidade da sua marca. 

 Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.