Saiba como definir a política de privacidade da sua empresa

Tempo de leitura: 8 min

Escrito por gabriel
em agosto 1, 2022

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Saiba como definir a política de privacidade da sua empresa

Exibir termos de uso e política de privacidade em seu site é uma boa prática para aumentar a credibilidade da marca, bem como o engajamento do visitante e a visibilidade do site para serem classificados nos primeiros resultados de pesquisa.

Ou seja, política de privacidade nada mais é do que um documento que diz respeito à recolha e tratamento de dados pessoais por terceiros, neste caso os visitantes do seu website.

Em 14 de agosto de 2018, o então presidente Michel Temer sancionou a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais do Brasil (LGPD), Lei 13.709/2018. Ela entrou em vigor em 18 de setembro de 2020, com a entrada em vigor das multas ficando para agosto de 2021.

O princípio orientador da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais é o da responsabilização, ou seja, da responsabilidade de cada titular do tratamento de dados pessoais terá de proceder às avaliações adequadas à sua própria realidade empresarial.

Ou seja, seguindo as diretrizes da LGPD, preparando os instrumentos considerados adequados para impedir o uso não autorizado, em conformidade com os dados pessoais coletados.

O LGPD, portanto, não indica o conteúdo mínimo das medidas a serem utilizadas, com exceção de alguns conteúdos que devem estar presentes nas informações e relacionados aos chamados dados pessoais.

Por dados pessoais entende-se a informação coletada por datador novos, no qual identifica ou torna identificável uma pessoa singular ou dados que possam fornecer informação sobre as suas características, hábitos, estilo de vida, como por exemplo nome, fotografias, endereço de e-mail e endereço IP.

Vamos abordar com mais detalhes sobre como definir a política de privacidade da sua empresa e como implementar isso de forma eficiente e segura!

Afinal, para que serve a política de privacidade?

Política de privacidade é uma explicação escrita das medidas aplicadas por uma empresa ou organização para garantir a segurança e o uso legal dos dados de clientes e usuários coletados e registrados desde o momento do acesso ao site.

Além disso, esta informação serve também para dar a conhecer ao utilizador os métodos de recolha, armazenamento e posterior utilização dos dados, incluindo o fornecimento a terceiros.

A Política de Privacidade é um documento que explica as informações que você coleta de seus clientes quando eles navegam em seu site, bem como isso pode ser usado por você em seu trabalho diário.

Funciona como uma calibração de manômetro digital, e tudo isso levando em conta certas restrições estabelecidas pela lei LGPD.

Em geral, quando uma pessoa entra no seu site, imediatamente vê uma janela perguntando se aceita as condições de confidencialidade definidas pela sua empresa.

Se você continuar navegando ou confirmar explicitamente, isso consente e tem valor legal.

É como se o usuário assinasse um contrato declarando que concorda com os termos e condições.

Por que é importante investir nessa política?

As leis e regras de confidencialidade são relativamente recentes, afinal o seu uso começou a ser mais difundido com o avanço do mundo digital. Agora, principalmente com as leis estabelecidas, já é algo mais consolidado.

Logo, todas as empresas, de quaisquer segmentos, seja empresa de manutenção de equipamentos de laboratório ou varejo comercial, devem se preocupar com essas políticas de privacidade.

Aqui estão algumas razões para desenvolver e refinar uma política de privacidade também em sua empresa.

Cumprir a lei geral de proteção de dados

Como você já deve saber, existem grandes quantidades de informações de um cliente caso ele entre em contato com seu negócio, tanto informações básicas, como endereço IP e e-mail, quanto informações sobre outras abas que ele acessa.

Ou seja, basta ele acessar seu site e assinar uma newsletter que o e-mail e o telefone já estarão acessíveis e disponíveis na base de dados da sua empresa.

É praticamente um sistema de terceirização de profissionais de ti, porém online, em que os dados mapeados são processados e arquivados.

Com isso em mente, a Lei Geral de Proteção de Dados foi criada para garantir que as informações pessoais de usuários online não sejam coletadas de forma ilegal ou antiética, portanto alguns dados não podem ser coletados e não podem ser usados ​​livremente.

Garantir transparência para seus clientes

Proteger a si e suas informações é algo que todo mundo quer garantir ao inserir suas informações pessoais em páginas eletrônicas.

Ou seja, ter a consciência de ter que agir de forma mais cautelosa e protetora, atuando com pequenas mas necessárias intervenções preventivas são medidas indispensáveis para todas as empresas, desde as pequenas, como fornecedor de descartaveis cirúrgicos, até grandes empresas de construção civil.

Além disso, para muitos usuários é importante saber que suas informações pessoais estão de fato seguras e que eles podem confiar naquela empresa, naquela marca, naquele site.

Nesses casos, ter uma política de privacidade bem transparente ajuda a dar mais credibilidade ao público, principalmente quando se trata de um grande cliente para sua empresa.

Formalizar os processos de segurança de dados

Além de ser um documento que estabelece um acordo de usuário, essa política também auxilia os processos internos de informação.

Se você já tem em mente certas informações usadas na parte do seu processo de tomada de decisão, os procedimentos podem ser projetados para garantir a maior segurança desses dados já em mente.

Como implementar uma boa política de privacidade?

Caso o armazenamento de dados pessoais esteja previsto dentro do website da sua empresa, é necessário informar ao visitante sobre os métodos e finalidades desse armazenamento.

Nesse caso será necessário criar uma política de privacidade clara e completa e introduzir os métodos para a recolha e retirada do consentimento a fim de evitar problemas em questões jurídicas, seja uma empresa defensa metálica simples ou algo mais complexo.

Basicamente, as informações devem obrigatoriamente constar na política de privacidade são as seguintes informações:

  • Identidade do proprietário do site;
  • Data de criação das informações;
  • Notificação de alterações na política de privacidade;
  • Quais dados sua empresa está processando e para qual finalidade;
  • Terceiros que têm acesso aos dados pessoais dos usuários;
  • Modalidades dos direitos em relação aos dados.

Ou seja, de fato essas são as diretrizes bases e uma forma de ser transparente com os clientes, leitores e usuários do seu site/empresa.

Logo, ter uma maior responsabilidade na criação de medidas de segurança na criação das políticas de privacidade do seu site é realmente fundamental tanto para as empresas como para os usuários.

Imagine como se fosse uma manutenção preventiva de disjuntores. O disjuntor opera dependendo dos níveis de corrente que circulam pelo sistema: quando ocorre uma sobrecarga, o dispositivo desarma e interrompe o funcionamento de toda a rede.

Ou seja, para não haver problemas maiores, é preciso ajustar e realizar a manutenção do seu site com todas as diretrizes da LGPD de forma bem estruturada. Veja algumas dicas práticas para implementar a política de privacidade com maestria.

Estude as normas da LGPD

Como já mencionamos, a Lei Geral de Proteção de Dados foi criada com o objetivo de prevenir o uso antiético de dados de pessoas ao navegar na internet, dando às empresas mais responsabilidade pelas informações que coletam.

E para respeitar essas regras a empresa deve conhecer a lei. Em caso de dúvida, esse é sempre o melhor ponto de partida.

Conheça o perfil do seu público

Diferentes perfis de clientes podem ter mais ou menos quanto aos seus dados pessoais e como serão utilizados. Compreender esse limite e como você pode cumpri-lo é a chave para uma política de privacidade bem-sucedida.

Se o seu público tiver alguma ressalva sobre este tópico, certifique-se de incluí-lo em suas diretrizes.

Avalie suas necessidades de coleta de dados

É preciso ter uma grande fonte de informação para estatísticas e para tomar decisões, esse é um fato no mundo empresarial de hoje. No entanto, nem todas as informações são realmente relevantes para o seu negócio.

Portanto, mantenha em mente quais dados você realmente precisa acompanhar.

Se algo for menos relevante, pode ser que você não use esses dados.

Tenha uma documentação clara de sua política

A maneira como você expõe e fornece sua política de privacidade também faz uma grande diferença na credibilidade e satisfação dos clientes.

Ou seja, é imprescindível que os termos sejam estruturados legalmente completos, com referência às leis quando necessário.

No entanto, também é importante que um usuário possa entender claramente todo o conteúdo sem muita dificuldade, afinal ele é o mais interessado em ler todas as implicações de deixar os dados com sua empresa.

São diretrizes necessárias para empresas de todos os segmentos, sejam empresas digitais com foco em tecnologia até industriais como empresa de gestão de obras.

Invista em ferramentas que garantam confidencialidade

Não adianta ter uma política e não poder colocá-la em prática, portanto não basta apenas usá-los eticamente, é preciso também garantir que eles estejam protegidos mesmo contra violações acidentais.

Portanto você deve adotar em sua empresa algumas ferramentas que auxiliem nesse aspecto para a boa reputação da empresa. Um sistema de gestão seguro e eficaz, por exemplo, é essencial para evitar violações de dados e assegurar a proteção das informações.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

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