Saiba como escolher o melhor papel de parede para a sua casa

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por gabriel
em maio 9, 2022

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Compartilhe agora mesmo:

Saiba como escolher o melhor papel de parede para a sua casa

Os papéis de parede são uma excelente maneira de criar pontos focais, atrair nossa atenção e dar ao espaço aquele toque especial que ele precisa.

O papel de parede pode ser totalmente transformador em qualquer ambiente. Ele tem o poder de mudar a aparência de uma sala adicionando padrão, cor e textura às paredes de uma forma que só a pintura simplesmente não consegue fazer.

E a utilização dessas decorações na parede não se limita ao espaço dentro de casa, já que eles também podem ser usados em lojas, podendo combinar com as cortinas em lona na fachada.

Também não se sinta restringido pelo tamanho da sala ou do cômodo que você pretende colocá-los, pois as ideias de papel de parede não são apenas para grandes espaços abertos. O papel certo pode ajudar a dar vida a salas menores.

Talvez pelo motivo de ele ser tão versátil e transformador, ele pode ser um pouco caro. Por isso, escolher um papel de parede para seu cômodo não é o tipo de tarefa que você quer errar.

Visto isso, confira abaixo as principais dicas a serem consideradas ao escolher o papel de parede ideal para você.

Como iniciar a seleção?

Avalie seu espaço antes de tudo. Há uma variedade infinita de papel de parede por aí.

Pode ser confuso escolher o certo para o seu quarto ou seu cômodo, algo essencial é que você goste do design, porque ele será o ponto focal do futuro no quarto ou sala que você verá todos os dias.

Se não tiver um motivo ou cores que você ame, você pode se cansar facilmente. Uma vez ou outra, você também pode brincar com a decoração aplicando quadros e pôsteres, que são facilmente obtidos junto a uma fábrica de placas de sinalização.

No entanto, além de escolher um papel de parede que você goste, você deve considerar as condições da sala, principalmente sua altura, tamanho e luz natural. Algo importante a considerar é a escala e proporção entre o papel de parede e o espaço.

Espaços pequenos

Como em todo design de interiores, você precisa avaliar seu cômodo, fazer um monitoramento ambiental primeiro. Se a sala que você planeja decorar for pequena, deve optar por designs com tons claros que não sejam muito saturados de imagens ou padrões complexos.

Além disso, não é aconselhável colocar o papel de parede em todas as paredes. Para o melhor lugar de resultado, seu papel de parede com maior atenção visual é focado.

Em espaços pequenos, o padrão deve ser pequeno para criar a ilusão de que a parede está recuando, como por exemplo, em prédios que possuem portaria com porteiro, ao invés de um motor de portão basculante rápido.

Não existe uma regra específica, é uma questão de percepção. Basta usar seus critérios como, por exemplo, a maneira que a estampa se relacionará com o seu espaço.

Espaços grandes

Por outro lado, em espaços maiores você pode usar papel de parede com um design mais ousado com padrões em maior escala. Você pode até usá-lo em várias outras paredes também.

Lembre-se de que o olho precisa de algumas superfícies de cores sólidas para descansar. Uma dica é contatar uma fabrica de tinta para plastico para solicitar uma avaliação.

Escolha a parede ideal

O papel de parede é útil para enfatizar uma parede, por isso, antes de escolher essa parede, certifique-se de que seja importante para o cômodo.

Escolha uma visível que chame sua atenção de diferentes pontos ou sirva de pano de fundo para áreas ou móveis importantes, como o móvel da TV, a parede do fundo da sala de jantar ou atrás da cabeceira.

Depois de entender o seu espaço e ter uma ideia do que você precisa de acordo com as qualidades do seu quarto, passaremos para outra parte importante, escolhendo as cores e o motivo do seu papel de parede.

Escolha as cores

Tons claros darão ao espaço a sensação de amplitude, ao mesmo tempo que ajuda a manter a sala iluminada com menos luz artificial ou natural.

Escolha o estilo

No design de interiores, você sempre tem que pensar em tudo. Pense no conceito e atenha-se a ele, por exemplo.

Se projetarmos uma sala com um estilo minimalista, outros acessorios hidrojato de art dèco provavelmente não são a melhor opção, a menos que respeite a paleta de cores se você quiser misturar estilos.

Ainda assim, se nem o estilo nem as cores combinam com a estética do seu quarto, repense o quanto você gosta do papel de parede. Seria melhor ver outra opção que aderisse melhor ao seu plano de decoração.

Você deve selecionar um papel de parede com cores que complementem a sua decoração e a paleta de cores existente na sua casa, mas não precisa necessariamente ser de cor idêntica. Você pode usar um tom dentro da mesma família de cores, cores análogas ou complementares.

O importante é garantir que as cores do papel de parede coexistam com a decoração que já está no ambiente e sejam combinadas corretamente. Usar a roda de cores e a teoria das cores é muito eficaz.

Dicas para combinar o papel de parede com outros elementos da sala

A cor do papel de parede deve corresponder à sua decoração e casar com aos tratamentos da janela, do piso, dos móveis e da cortina, complementando positivamente o ambiente.

Se necessário, prenda a cortina com uma grade para fechamento de área de modo a deixar o papel de parede em evidência.

Use a cor de destaque de sua paleta como a cor principal em seu papel de parede, isso ajuda a criar contraste e a dar consistência ao seu plano decorativo.

Use a cor principal do papel de parede em uma das paredes e em outros itens de decoração, isso ajuda a criar uma transição suave e fácil.

Como escolher a estampa?

Existem muitas opções para motivos de papel de parede. Além da paleta de cores, é importante pensar no padrão da estampa para escolher um que complemente seu tipo de móvel e outras texturas.

Padrões e estampas definem e enfatizam estilos, então use-os para destacar ainda mais seu estilo e personalidade.

Por exemplo, se o seu estilo for art déco ou glam, um padrão geométrico destacará sua estética. Se o interior tiver uma vibe tropical com madeira e fibras naturais, motivos florais ou de folhas podem funcionar bem.

Pense nos estilos que identificam o seu espaço e selecione um papel de parede que destaque a sua estética.

O papel de parede não precisa ser muito padronizado para ser poderoso. Você pode comprar um papel de parede simples para adicionar cor e textura em qualquer ambiente.

Uma dica importante é fixar amostras dos designs que você selecionou na parede ou paredes que você planeja colocar no papel para ver se funciona para você.

Como escolher o material?

Existem várias opções de materiais de papel de parede, como impressos e vinílicos. Um material não é melhor que outro, apenas pode ser melhor para o seu espaço e estilo de vida.

Por exemplo, os papéis de parede de vinil são resistentes à umidade, então você pode até lavá-los. Isso os torna adequados para uso em banheiros, cozinhas ou se você tiver um animal de estimação.

Se necessário, utilize uma máquina de corte e solda de sacos plásticos antes de aplicar o papel de parede. O dessecante será útil para diminuir a umidade da parede antes da aplicação.

Se você optar pelo papel de parede impresso, não é recomendável usá-lo em cozinhas, banheiros ou se tiver crianças ou animais de estimação, pois a tinta é à base de água, portanto você não pode lavá-lo.

No entanto, como o papel de parede impresso é mais barato que o vinil, pode ser bom usá-lo em áreas onde não esteja exposto à umidade ou sujeira, como um armário ou quarto principal.

Você deve ter cuidado e ler as instruções para o papel de parede que você vai selecionar. Descubra se você pode limpá-lo com detergentes comuns ou se requer outros agentes de limpeza especiais.

Dessa forma, você pode escolher o melhor para o seu espaço dentro do seu orçamento. Informe-se também sobre a instalação, o tipo de cola que precisa e a manutenção que cada um exige.

Hoje existem infinitas opções no mercado, basta conhecer o material disponível e escolher aquele que mais se adequa ao seu orçamento e necessidade.

Considere o tipo de papel de parede

Você também deve considerar o tipo de papel de parede que funcionará melhor para sua sala de estar. Existem cinco tipos de papel de parede:

  • Tradicional;
  • Tradicional digital;
  • Adesivo;
  • Vinílico;
  • Fibra natural.

O vinílico é o papel de parede mais popular, porque é fácil de aplicar e remover. Ele pode ser facilmente encontrado em lojas de materiais de construção.

Outros papéis de parede podem ser feitos de fibras naturais e têm muita textura. Eles podem ser facilmente removidos, mas são menos populares que os papéis de parede de vinil porque são caros e fáceis de aplicar.

Os papéis de parede de fibra natural são feitos de algodão, linho e seda. Eles parecem luxuosos, mas podem ser caros, então a maioria das pessoas escolhe papéis de parede de vinil ou adesivo.

Facilidade na manutenção

Você também deve considerar a manutenção do seu papel de parede. Alguns exigem muito esforço na limpeza e manutenção de sua aparência.

Se você quiser se livrar do incômodo da limpeza, escolha um papel de parede que seja fácil de limpar.

Você também pode considerar escolher papéis de parede com padrões ou desenhos que não sejam muito complicados, para que você possa manter sua aparência facilmente.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.