Confira 5 dicas para aperfeiçoar os serviços da sua oficina

Tempo de leitura: 8 min

Escrito por gabriel
em março 8, 2022

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Compartilhe agora mesmo:

Confira 5 dicas para aperfeiçoar os serviços da sua oficina

O mercado avança em um ritmo cada vez mais dinâmico, levando em conta todo o processo de evolução tecnológica, que surge para atender tanto o público como o mercado. A fazer com que todo tipo de serviço, de uma oficina a um quiosque tenha que se atualizar.

Isso porque os hábitos de consumo do público também se encontram em um processo de frequente modificação, respondendo diretamente às novas ferramentas presentes na sociedade, e em alguns casos sendo o responsável pelo desenvolvimento de tais práticas.

Podendo ser citado o destaque que os serviços digitais passaram a receber dentro do meio social. Tornando-se essencial que qualquer tipo de empreendimento presencial trabalhe com algum tipo de variedade digital, como uma loja virtual ou site de contato.

Respondendo neste caso aos novos hábitos de compra de uma audiência consumidora, que pode se informar na internet sobre não só onde encontrar uma capa de lona, como também sobre qual loja a comercializar pelo melhor valor para tal usuário.

Dentro de uma relação no qual o papel do comércio torna-se cada vez mais flexível, tendo que se apresentar em diferentes frentes, para que seja possível ao mesmo contar com um bom número de rendimento, ao ir aos encontros dos seus clientes, onde eles estiverem.

No entanto, não é somente na internet que a oferta de um serviço passa por um processo de mudanças, já que os empreendimentos físicos também passam por um período de mudanças, tendo que se adaptar a todas as soluções disponíveis hoje, incluindo a internet.

Existindo a necessidade por parte desse negócios de trabalharem com os serviços de implantação de servidores, permitindo o acesso a softwares que possam auxiliar a quem trabalha em um negócio a ter um melhor controle sobre as atividades ali executadas.

Incluindo nesse caso a liberação de um nota fiscal, uma verificação ao sistema de estoque, o acompanhamento da entrega de uma encomenda até um cliente, além de alguns serviços associados aos métodos de contato com essa empresa junto aos clientes e fornecedores.

Um processo de adaptação que chega aos mais diferentes tipos de negócio, inclusive aqueles vistos como tradicionais, como o trabalho realizado em uma oficina mecânica.

O surgimento da oficina do futuro

Antes visto como uma estratégia de se contar histórias dentro de uma trama de ficção científica, a centralização de um projeto em relação ao futuro é não só uma prática possível, como encontra uma importância cada vez maior no mercado.

Uma realidade que conversa diretamente com esse processo cada vez mais constante de renovação por parte do setor de negócios, onde o ato de se preparar para o futuro, significa colocar o seu projeto como algo a ser considerado dentro de um período próximo.

Isso porque as modificações do mercado dentro de um período de 5 anos são muito maiores do que em relação ao que acontecia no passado. Isso em uma realidade na qual uma consultoria de TI cada vez mais possui pontos a serem examinados.

Com a aplicação dos mais diferentes programas aos mais variados setores do mercado, em busca de alinhar tais serviços com o que está sendo procurado pelo público. Com tal conceito chegando até as oficinas, que precisam alinhar-se ao conceito de oficina do futuro.

Uma estratégia que envolve tanto a capacidade dos funcionários de uma oficina a lidarem com as novas tecnologias e equipamentos presentes nas máquinas a serem reparadas, como também ao alinhamento desses profissionais aos meios usados por seus clientes.

Dentro de um cenário no qual tais clientes podem utilizar de diferentes plataforma são procurem a melhor oficina mecânica para cuidar da manutenção ou do conserto de algum objeto pessoal de transporte, como:

  • Carros;
  • Motocicletas;
  • Bicicletas;
  • Caminhões;
  • Veículos Motorizados diversos.

Com esse tipo de serviço podendo ser pesquisado junto aos serviços de busca, utilizando de pontos como a proximidade de uma oficina, os preços praticados pela mesma, além do seu reconhecimento, com base nas recomendações e reclamações feitas por usuários.

O mesmo tipo de ação a ser feita por quem procura sobre os mais diferentes tipos de produtos e serviços, como em uma agência que trabalha com a locação de veículos, tendo que manter um contato diferenciado tanto com seu público, como para parceiros comerciais.

O que nos leva a chamadas oficinas do futuro, que tradicionalmente realizam o mesmo tipo de serviço mecânico realizado pelos tradicionais martelinhos de ouro, que com técnicas específicas cuidam das batidas e amassados em carros, consertando tais máquinas.

A diferença está no nível de qualidade e complexidade dos serviços a serem oferecidos pelas oficinas do futuro, que com a ajuda de equipamentos de tecnologia de ponta podem garantir a realização de um trabalho de maior qualidade aos clientes.

Algo possível também diante do processo de barateamento das tecnologias em geral. A permitir com que o mesmo tipo de equipamento usado pelos agentes mecânicos que servem aos competidores de corrida, possa ser oferecido para um cliente tido como comum.

Com a instalação de equipamentos como um rastreador automotivo, podendo ser acessível para qualquer tipo de dono de automóvel que aparece em uma oficina estando em busca de tal tipo de aplicação mecânica. 

E para transformar o seu empreendimento mecânico comum em uma oficina do futuro, permitindo o acesso a diferentes benefícios, só é necessário seguir alguns preceitos específicos que possam ajudar nesse processo de renovação do seu negócio.

5 maneiras de adaptar sua oficina para o futuro

Para garantir com que o seu negócio esteja alinhado exatamente ao tipo de serviço procurado pelo público, algumas táticas precisam ser adotadas. Estando alinhadas tanto aos novos serviços e comportamentos, como aos equipamentos disponíveis no mercado.

E falando de equipamentos:

  1. Invista em ferramentas de alta tecnologia

Cada vez mais surgem novos instrumentos capazes de trazer uma série de utilidades dentro do universo de trabalho. E assim como as máquinas são desenvolvidas, também são elaborados equipamentos a serem utilizados na reforma e uso desses dispositivos.

Como sistemas de escaneamento e análise podendo descobrir quais sãos os problemas que podem estar prejudicando o funcionamento de um caminhão a ser utilizado nos serviços de entregas, com cargas fracionadas, atendendo assim a diferentes clientes.

E junto a essas novas tecnologias, uma em específico ganha um destaque especial.

  1. Impressão em 3D

O processo de impressão em 3D vem tornando-se cada vez mais comum no mercado, ao atender os mais diferentes tipos de negócios. Com a criação de moldes que podem ser usados para a criação de brinquedos, enfeites de decoração, entre outras opções.

Na área mecânica essa tecnologia pode ser usada na impressão de peças a serem usadas em um automóvel, assim como na reprodução de um equipamento específico a ser instalado em tais máquinas, usando este molde para se fazer uma encomenda adequada.

  1. Uma oficina sustentável

Junto da presença de novas tecnologias, outro ponto muito procurado pelos clientes hoje trata-se do alinhamento de uma companhia às causas ambientais, ao existir uma preocupação cada vez maior do público pela chamada revolução verde.

Um processo no qual as companhias devem observar o impacto natural causado pelos seus serviços, sendo preciso contar com uma licença ambiental para executar suas atividades.

O mesmo é válido para as oficinas mecânicas, que lidam com muitos materiais que precisam ser descartados de forma correta, para reduzir seus impactos na natureza. Uma oficina do futuro se preocupa com isso, alinhando suas ações aos anseios do seu público.

  1. Formas diferentes de oferta

O modelo de contratação de serviços dentro de um modelo assinatura vem se tornando uma prática comum no mercado, e o mesmo é válido também para os serviços de uma oficina mecânica. 

No qual esse negócio pode oferecer aos seus clientes modelos diferenciados de oferta, com planos que abrangem um número variado de ações, tais como:

  • Reparo de pintura;
  • Hidratação do couro;
  • Limpeza do motor;
  • Polimento do carro.

Pontos de necessidade para qualquer pessoa que busque garantir a segurança e manutenção de seus automóveis.

Com tais planos sendo ainda melhor indicados para quem trabalha com um grande número de veículos, como um serviço de aluguel de carros ou de entregas, por exemplo.

  1. Comunicação digital

Por último, é importante citar os serviços de comunicação, que junto das plataformas digitais podem alcançar um número cada vez maior de usuários, incluindo aqueles que procuram na internet pelos serviços de uma oficina mecânica.

Uma oficina do futuro deve então trabalhar com esse tipo de ferramentas digitais, indo diretamente ao encontro do seu público, além de ser possível por meio do seu site destacar pontos positivos da empresa.

Como a segurança interna e externa desse negócio, ao trabalhar com uma empresa de segurança do trabalho, exibindo suas certificações de segurança em seu site, informando ao público sobre os benefícios de se trabalhar com tais tipos de negócio.

Logo, com a aplicação dessas 5 dicas é possível transformar sua oficina tradicional em uma oficina do futuro, sendo possível oferecer a melhor experiência ao cliente, buscando assim a fidelização desse público, o que pode trazer grandes benefícios comerciais a tal negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.