
A odontologia infantil, ou a odontopediatria, é de extrema importância para evitar que no futuro as crianças virem adultos com problemas bucais ou que tenham medo de ir até o dentista.
Isso porque muitas pessoas acham que a visita ao dentista só deve ocorrer quando surge algum problema, como a dor ou a quebra de um dente, ou quando é preciso colocar um aparelho de porcelana para corrigir o sorriso.
Contudo, se engana quem pensa dessa forma, pois a visita ao dentista deve ser realizada desde os primeiros meses de vida para evitar futuros problemas, além de garantir que os primeiros dentes do bebê cresçam saudáveis e sem causar grandes danos na sua rotina.
Além disso, criar hábitos saudáveis na infância garante que eles sejam seguidos pelo resto da vida, tornando positiva a relação com aquele momento e a consciência do cuidado com os dentes.
Levar a criança ao dentista somente em caso de emergência pode criar uma associação negativa com a ida até o consultório, o que pode prejudicar o tratamento e até mesmo traumatizá-la, que pode relutar ao precisar fazer uma nova visita.
Para evitar esse tipo de situação, é preciso criar o hábito desde cedo, tornando o momento algo divertido, que seja associado a saúde e a bons hábitos de higiene, tornando a hora de escovar os dentes em um momento divertido de descontração.
Por que levar a criança ao dentista desde cedo?
Criar o hábito de ir ao dentista desde cedo pode evitar uma série de problemas relacionados à higiene bucal, entre eles:
- Cáries;
- Bruxismo;
- Fluorose;
- Má oclusão;
- Perda precoce dos dentes de leite.
Por isso, o recomendado é que a criança passe por uma consulta com um dentista infantil a partir dos 6 meses de vida, que é quando costumam surgir os primeiros dentinhos e é iniciada a introdução alimentar.
Dessa forma, os pais ficarão preparados para começar a realizar a higiene bucal do bebê, além de cuidar desde cedo para que não haja problemas durante a dentição.
Para que isso ocorra, é importante escolher um profissional de confiança e com experiência na área, pois ele poderá acompanhar a criança até que ela entre na adolescência, além de indicar o uso de aparelho ortodôntico transparente, caso seja necessário.
Criar essa relação é muito importante para gerar a consciência da relevância da higiene bucal, além de ser um fator decisivo para evitar que a criança vire um adulto com problemas bucais ou com dificuldades de manter uma boa higiene.
Se a criança apresentar sinais de que será preciso utilizar aparelho dental de porcelana ou outro tipo de aparelho, procure por um profissional especialista na área para que ele possa acompanhar o tratamento e a manutenção do aparelho.
Tratamentos odontológicos para crianças
Algumas pessoas costumam pensar que os dentes de leite não precisam de tratamento, pois logo vão cair para dar espaço para os dentes permanentes.
Entretanto, esse tipo de pensamento está completamente equivocado, pois além de causar danos na dentição permanente da criança, pode criar o trauma do dentista, como citado no início do texto.
Existem tratamentos que devem ser realizados desde a infância, como a limpeza dentária e obturações, que podem ser necessárias devido a uma alimentação inadequada ou a má escovação.
A limpeza dentária é um procedimento indolor e que pode criar uma boa relação entre a criança e o dentista.
Outro tratamento que pode ser necessário é a extração do dente de leite, seja porque não houve a queda dessa dentição e a estrutura permanente não conseguiu fazer a erupção no lugar, ou porque a criança se sente mais segura de fazer a extração em um consultório.
Um outro procedimento comum pode ser a colocação de um aparelho invisível, que pode ser necessário ainda durante a troca de dentes da criança, o que reforça ainda mais a importância da visita ao dentista desde cedo.
Para identificar a necessidade desses tratamentos desde cedo, escolha um dentista infantil de confiança e marque uma consulta para o seu pequeno. Só assim será possível tirar todas as dúvidas e solucionar possíveis problemas antes que eles provoquem danos.
Portanto, previna-se dos problemas e crie uma rotina de visitas ao profissional da odontologia para o seu filho o mais cedo possível.
Além de garantir uma saúde bucal adequada para ele, você poderá tirar dúvidas sobre o uso de aparelho de porcelana preço com antecedência, e estar preparado caso seja necessário esse tipo de tratamento.
Conteúdo desenvolvido pela equipe do Status Fit Center, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.
Deixe um comentário