Odontologia estética: Entenda tudo sobre o conceito que pode mudar o seu sorriso

Tempo de leitura: 4 min

Escrito por admin
em novembro 24, 2021

A odontologia estética é mais do que uma especialidade dentro da odontologia. Isso porque, ela visa não só a melhora da saúde, mas também da qualidade de vida e autoestima do paciente. Quer entender mais? Confira o conteúdo a seguir!

Com os avanços da tecnologia e com a conscientização da população sobre os cuidados com a saúde bucal, a odontologia estética está ganhando cada vez mais espaço. 

Atualmente existem diversos procedimentos que são considerados estéticos, mas que ainda assim cuidam da saúde bucal. 

Ao longo deste conteúdo, vamos discutir os benefícios de se cuidar da saúde bucal, como evitar problemas bucais e claro, quais são os melhores procedimentos estéticos atualmente. 

Por que cuidar da saúde bucal?

Cuidar da saúde bucal impede que diversos problemas bucais comprometam a saúde geral do indivíduo, mesmo que ele não utilize um aparelho ortodôntico safira

Isso porque, a boca é a porta de entrada de diversas bactérias e negligenciar os cuidados é um dos grandes causadores de doenças. 

Além do mau hálito e das cáries, a perda de dentes e até mesmo doenças cardiovasculares podem ser decorrentes do descuido da saúde bucal. 

Portanto, para manter a saúde de maneira geral em dia, é recomendado escovar os dentes corretamente. 

No caso dos procedimentos estéticos, eles são essenciais para que o paciente melhore a sua autoestima e a sua qualidade de vida. 

Mas, se você não sabe ainda como cuidar do seu sorriso, continue a leitura! Este é o assunto do próximo tópico. 

Como evitar problemas bucais 

A fim de evitar problemas bucais, os especialistas recomendam que todos os pacientes com faceta dental que não desejam ter que lidar com doenças bucais, façam a higienização correta dos dentes. E para isso, deve-se utilizar: 

  • Uma escova do tamanho adequado;
  • Uma pasta da sua preferência;
  • Fio dental;
  • Enxaguante bucal. 

Os dentistas recomendam que os adultos escovem os dentes durante, pelo menos, dois minutos, mas muitos não levam nem a metade do tempo indicado. 

Escovar com pressa ou até mesmo não escovar os dentes pode causar problemas gravíssimos. No entanto, se você quer ter uma saúde bucal livre de problemas, basta: 

  1. Escovar os dentes 

Para escovar os dentes e a lente de contato dental de resina, basta fazer movimentos circulares nos dentes da frente e de vai e vem nos de trás. 

A fim de garantir que os dentes estejam limpos, o ideal é que se escove até notar que todos os restos de alimentos sejam eliminados. 

  1. Passar o fio dental 

O fio dental é fundamental para que todos os restos sejam removidos, pois ele alcança os locais que as escovas não costumam chegar. Portanto, sempre que escovar os dentes, utilize um fio dental para completar a limpeza.

  1. Escovar a língua 

É na língua que ficam depositados os restos de alimentos e junto com a saliva, formam uma massa esbranquiçada, conhecida como saburra. 

Essa massa é composta por diversas bactérias que fazem com que o mau hálito atrapalhe a sua saúde bucal e qualidade de vida. 

Para evitar este tipo de problema, o recomendado é que se escove a língua após as refeições e de preferência, remova toda a camada branca que fica sobre ela. 

  1. Usar enxaguantes bucais

Usar enxaguantes bucais é o ideal para quem quer manter o hálito fresco e ficar livre de bactérias que comprometem a saúde dos dentes. 

4 procedimentos odontológicos estéticos para você conhecer

A seguir, você conhece melhor sobre os procedimentos odontológicos estéticos mais utilizados para tratar e cuidar da saúde bucal. 

  1. Lente de contato dental

A lente de contato dental é recomendada para os pacientes que precisam corrigir dentes trincados, desalinhados, desiguais e até mesmo manchados. 

As lentes são próteses que são coladas na frente dos dentes. Muitas vezes, o paciente só precisa ter um pequeno desgaste no dente a ser colocado. No entanto, somente um profissional pode avaliar e realizar o procedimento. 

  1. Clareamento dental 

O clareamento dental deve ser realizado em um consultório de odontologia estética. Pois, é recomendado para os pacientes que não estão satisfeitos com a cor dos seus dentes. 

O procedimento nada mais é do que a quebra de partículas através de substâncias químicas, que quando entram em contato com o dente quebram o que os tornam amarelos. 

A melhora da aparência dos dentes é fundamental para a qualidade de vida e autoestima do paciente. 

  1. Aparelho dentário transparente 

O aparelho dentário transparente é recomendado para os pacientes que precisam corrigir o posicionamento dos dentes, mas estão em busca de um tratamento mais discreto. Isso porque, o aparelho dentário transparente não possui bráquetes metálicos. 

  1. Gengivoplastia

A gengivoplastia é um processo cirúrgico onde é retirado o excesso do tecido da gengiva para deixar o sorriso mais harmônico. 

Para pacientes odontológicos que buscam ter um sorriso mais bonito, o ideal é que o paciente faça consultas regulares e veja qual tratamento estético é o mais recomendado. 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Lógica de Mercado, uma rede de conteúdos para alavancar negócios e proporcionar mais qualidade de vida e saúde.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade