Novo Google Analytics: Confira as principais tendências para a nova versão

Tempo de leitura: 8 min

Escrito por gabriel
em julho 8, 2022

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Compartilhe agora mesmo:

Novo Google Analytics: Confira as principais tendências para a nova versão

Para que seu site mantenha um altíssimo nível através da sua aplicação e seja otimizado de uma forma eficaz, é essencial entender sobre o Google Analytics e trabalhar essa ferramenta da melhor forma possível.

Com o crescimento digital e a propagação dos seus recursos, cada vez mais se tem sites que oferecem diversos serviços e produtos, buscando sempre um espaço e se destacar nesse meio tão concorrido.

Com isso, atribuir essas ferramentas às estratégias e manter seu site otimizado tendem a ser um diferencial e de fato ser um fator determinante para uma relevância e para que se alcance cada vez mais consumidores.

Por exemplo, uma empresa de serviços gerais, ao enxergar a importância de estar estabelecido neste universo e ter recursos à disposição, o Google Analytics pode auxiliar em todos os sentidos através desse momento.

Por isso, conhecer sobre essa ferramenta e sempre ir ao encontro da evolução é algo necessário e que garante o melhor para as empresas diante de cada situação nesse campo digital.

Entretanto, por mais que essa ferramenta seja essencial e totalmente prática, ainda se tem dúvidas e diversos pontos a serem levantados para uma aplicação consciente e eficaz.

Pensando nisso, hoje preparamos justamente esse conteúdo, fazendo com que você entenda tudo sobre o Google Analytics, tendo o conhecimento sobre sua significação, a importância, benefícios e afins.

O que é o Google Analytics?

A significação do Google Analytics se dá de forma simples a ser entendida, sendo caracterizado como o serviço oficial e gratuito do Google, tendo como sua principal função monitorar e gerar um marketing digital eficaz para as empresas.

Dessa forma, essa ferramenta tende a coletar dados e informações sobre os comportamentos de navegação, gerando esse direcionamento e fazendo com que através desses códigos se tenha uma espécie de relatórios precisos e diretos.

Além disso, o Google Analytics interfere positivamente na otimização dos sites, gerando um direcionamento na tomada de decisões e fazendo com que principalmente se tenha análises precisas e totalmente importantes para os sites e afins.

Por isso, desde um fornecedor de software a uma empresa de publicidade, para estabelecer suas estratégias no universo digital, é essencial considerar essa ferramenta e estabelecer seu funcionamento através de cada momento.

Outro ponto a ser destacado, é que a propagação dessa ferramenta só cresce conforme os anos, tendo essa importância desde 2005 e hoje sendo estabelecida na 4 geração, visando sempre essa evolução e estabelecer o melhor para os sites.

Com isso, o texto nos conduz justamente ao próximo ponto a ser destacado, evidenciando a importância do Google Analytics para a mensuração de dados em uma

estratégia de marketing digital.

Importância do Google Analytics

Através dos dados coletados de forma precisa com o Google Analytics se tem uma mensuração dos dados, avaliando os resultados e a eficácia da empresa, assim as estratégias de marketing se tornam cada vez mais assertivas e diretas.

Logo, fica claro a importância do Google Analytics através desse processo e o quanto de fato esses dados tendem a ser utilizados de uma forma totalmente eficaz e convicta através de cada momento.

Assim, como um controlador de acesso monitora os ambientes constantemente através da sua utilização, o Google Analytics também monitora e gera uma precisão para os sites e empresas através de cada momento.

Com isso, ao ter essa mensuração e monitoramento, as empresas conseguem ser mais diretas em suas estratégias e sempre estabelecer um cenário de constante reparo de erros e de uma precisão única.

Dessa forma se tem um diferencial em sua empresa, contando com esse ambiente de crescimento e sempre estabelecendo as melhores estratégias de marketing digital, tendo sempre esses recursos e ações à disposição.

Por isso, a importância e utilidade do Google Analytics tendem a impulsionar e sempre gerar fatores para que o marketing digital da empresa esteja sendo aplicado da melhor forma possível, gerando esse cenário de constante evolução e impacto no meio digital.

Pensando nisso, continue acompanhando o texto e veja as principais mudanças da nova atualização que chegará em 2023, entendendo ainda mais sobre essa ferramenta essencial.

Principais mudanças do Google Analytics

Depois de vários anos com o Google Analytics universal, a partir do ano que vem os sites estarão diante do Google Analytics 4, uma ferramenta totalmente otimizada para os recursos que são necessários hoje em dia.

Com essa versão, uma série de benefícios serão implantados, mudando a interface da ferramenta e fazendo com que sua funcionalidade se torne cada vez mais prática e impactante.

Dessa forma, através da aplicação do novo Google Analytics, os sites e empresas estarão diante de uma integração dos dados entre as páginas da web e apps relevantes, gerando essa troca e estabelecendo cada vez mais essa praticidade.

Além disso, essa nova atualização tende a estabelecer mudanças positivas no modelo de medição, se baseando nos eventos e parâmetros como poderemos ver em alguns parágrafos a seguir.

Logo, o Google Analytics 4 tende a estabelecer uma série de novas métricas, gerando recursos ao se tratar da otimização dos sites e de fato tendo uma melhora na coleta de informações e dos dados.

Por isso, com a abolição dos cookies em 2023, essa mensuração do tráfego através do Google Analytics se mostra excepcional desde uma distribuidora de produtos cirúrgicos em seu site as mais diversas empresas e serviços.

Com isso, para estar totalmente por dentro do Google Analytics, acompanhe a seguir o funcionamento dessa ferramenta e as principais mudanças que virão, como o novo Analytics e a sua aplicação.

Funcionamento e mudanças do Google Analytics

A principal diferença através do funcionamento dessa nova atualização do Google Analytics está baseado na aplicação dessa ferramenta, servindo para três frentes principais que se encontram no mercado, os apps, web e App + web.

Dessa forma, de fato essa ferramenta estabelece esse cenário positivo ao se tratar de uma frente cada vez mais utilizada e propagada, os apps, tendo essa adaptação e gerando uma praticidade ao se tratar desse meio importantíssimo.

Além disso, através do funcionamento dessa nova atualização, as coletas de dados acontecerão através das interações e movimentos que os usuários executam em seu site, abordando as pesquisas e cliques.

Por exemplo, uma empresa do ramo de gerenciamento de processos, ao se ver dentre o Google Analytics cada ação executada em seu site são caracterizados como eventos, coletando os dados e de fato gerando essas informações para que a empresa possa trabalhar.

Assim se tem uma amplitude nas informações e nos dados coletados, fazendo com que a empresa entenda as ações e cada vez mais apliquem uma eficácia através de possíveis falhas e de locais do site que possam demonstrar uma hostilidade.

Logo, ao se ver diante dessas informações do Analytics, a atenção das empresas deve ser em relação aos esforços e em como essa ferramenta tende a fazer com cada vez mais se coloque a mão na massa e se busque um cenário positivo através de ações direcionadas através dos dados.

Com isso, destacamos algumas das principais dúvidas em tópicos, fazendo com que se fique pronto para esse cenário e saiba de fato o que está por vir através dessa nova atualização. Confira!

  • Modelo de dados baseado em eventos para mensuração;
  • Final da dependência dos cookies;
  • Coletores de ponto de dados em diferentes domínios;
  • Mais personalizações;
  • Mais flexibilidade nas formas como a informação é enviada.

Logo, fica claro o quanto a nova atualização do Google Analytics tende a estabelecer mudanças consideráveis e fazer com que os sites tenham benefícios relacionados a um crescimento e maior impacto diante desse meio digital.

Por isso, o texto nos direciona ao próximo ponto a ser destacado, evidenciando as principais vantagens e fazendo com que se tenha ainda mais motivos para a adaptação e aplicação dessa ferramenta.

Benefícios do Google Analytics

Ao estar diante dessa amplitude de informações citadas, uma das principais dúvidas e questões que surgem são relacionadas justamente aos benefícios dessa nova atualização e o quanto de fato ela tende a agregar para os sites e empresas.

1 – Rastreamento dos sites

Além de permitir um monitoramento, nessa nova versão se permite também rastrear os sites e aplicativos, assim gerando esse cenário onde as empresas contam com uma análise precisa e cada vez mais prática.

Assim se tem desde informações sobre um site de cabeamento estruturado fibra aos mais diversos, possibilitando essa amplitude e coletando informações que podem ser determinantes para o crescimento da sua empresa.

2 – Relatórios aprimorados

Algumas funções em relação a interface da ferramenta permaneceram a mesma da versão anterior, a não ser pela nova função de visualização em tempo real.

Por isso, a visualização dos relatórios sofreu uma mudança positiva, gerando, por exemplo, para um site que vende painéis elétricos, gráficos relacionados a questões como a análise de funil, maior exploração, demonstrando assim essa maior utilidade e praticidade.

3 – Visão completa da jornada dos consumidores

A nova atualização do GA tem esse foco no comportamento dos consumidores, abordando e evidenciando essas questões em torno do público, assim se tem uma visão ampla de cada momento da jornada dos consumidores.

Por exemplo, assim como centros de usinagem precisam de uma configuração nas máquinas para ter resultados positivos, ao se adaptar e configurar o Google Analytics em sua empresa cada vez mais se caminha rumo a um sucesso e um impacto no meio digital.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.