5 dicas para tornar as melhores decisões em situações difíceis 

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por gabriel
em março 8, 2022

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Compartilhe agora mesmo:

5 dicas para tornar as melhores decisões em situações difíceis 

Para que uma empresa consiga crescer no mercado de trabalho, ela precisa tomar decisões assertivas e rápidas a todo momento. Desde qual fornecedor comprar o seu material até mesmo quais os melhores caminhos para chegar ao consumidor.

O ideal é ter certa frieza e muita cautela antes de tomar qualquer decisão, afinal, as consequências que elas podem tomar acabam refletindo na maneira como a sua empresa pode acabar sendo vista no mercado, precisando do máximo de planejamento possível.

Com isso em mente, o texto de hoje abordará a importância em saber como tomar decisões de forma correta, principalmente quando estiver em situações difíceis, abordando vantagens e meios de se fazer isso, além de cinco dicas para facilitar tais ações.

Como tomar decisões difíceis?

Terceirizar os serviços de uma empresa de inspeção de qualidade ou garantir a qualidade por si mesmo? Essa é apenas uma das decisões que a sua organização deve tomar quando o assunto é determinar quais serão os caminhos que levarão até algum objetivo.

Claro que isso é apenas um exemplo, mas também é possível pensarmos no quesito pessoal. Tomar decisões pode gerar muita ansiedade e, tal sentimento, impede que decisões corretas e melhor pensadas sejam tomadas, prejudicando e muito a pessoa.

Da mesma forma que empresas precisam, por exemplo, decidir se prezam por qualidade ou acessibilidade quando se pensa em cargas fracionadas, também é preciso se concentrar e entender todo o contexto que a decisão envolve, mesmo quando somos nós mesmos.

Sempre é melhor ter certeza sobre os atos a serem tomados. Estudiosos afirmam que a dúvida é um estado de inquietação, de ansiedade, que gera diversos sentimentos negativos e que prejudicam a falta de convicção.

Em outras palavras, antes de tomar qualquer decisão que possa ser considerada difícil, é preciso acalmar toda essa inquietação e decidir qual o melhor caminho, analisando o maior número de possibilidades, mesmo que seja sobre um produto como pão congelado.

Os tópicos a seguir explorarão alguns benefícios e vantagens de se ganhar essa expertise, avaliando todo o impacto que se analisar as diferentes situações podem causar em suas decisões, assim como cinco dicas muito úteis para que tenha um pouco mais de conhecimento e sensibilidade sobre o tema.

Sem mais delongas, confira!

Conheça o impacto de uma boa decisão

Boas decisões podem levar as pessoas longe. Claro que existe um pouco de sorte de como o mundo e o nosso exterior ajudarão com que elas realmente sejam impulsionadas, mas em grande parte é uma questão de probabilidade e boas análises.

Pensemos em, por exemplo, uma empresa de exportação. Ela analisa seus clientes, os preços, se terá retorno sobre os investimentos, se vale ou não a pena ofertar desconto, para somente então tomar uma decisão e se beneficiar ou enfrentar suas consequências.

Em outras palavras, quando pensamos em percepções mais pessoais, podemos dizer que, quando você toma alguma decisão, deve estar apto para enfrentar as suas consequências caso repercutam de forma negativa ou aproveite-as ao máximo em caso positivo.

Quando se entende o quão importante é realizar essa análise e o contexto e como tais decisões podem impactar desde uma mudança de casa até na escolha do conector industrial ideal para o seu negócio, levamos o peso delas muito mais a sério.

Alguns benefícios e vantagens em se tomar decisões de forma mais paciente e pautada em fatos e bons argumentos é:

  • Maior assertividade;
  • Maior probabilidade em render bons resultados;
  • Diminui o nível de ansiedade;
  • Aumenta a sua confiança;
  • Ajuda a ter conhecimento sobre o andamento de todo contexto.

Portanto, para te ajudar a entender melhor como tomar decisões melhores, principalmente em situações difíceis e que requerem um grande esforço, confira os tópicos a seguir, eles irão explorar uma série de dicas que podem fazer muita diferença.

01 – Se conheça

O primeiro passo quando vamos tomar uma decisão, seja sobre comprar ou não um coletor de pó ou até mesmo se deve investir em ações na bolsa de valores, é entender quem você é e o que você quer, isso ajuda a enfrentar situações difíceis e que podem causar impacto em sua vida.

Entender quais são seus valores, o que a sua pessoa entende como conceitos de moral e ética, seus ideais, suas motivações, suas falhas e suas qualidades. Tudo isso influencia na tomada de decisões e pode trazer resultados benéficos ou não tão bons assim.

Quanto mais você conhece e descobre sobre si próprio, maior é o seu autocontrole, mais você conhece sobre as suas capacidades e suas falhas, e mais fácil se torna a tomada de decisões. 

Acredite, pode ser muito difícil decidir se trabalhará com distribuidor de produtos químicos ou em uma metalúrgica.

Isso porque, independentemente da situação, pode te afetar de diversas maneiras, portanto, se conheça para que suas decisões sejam pautadas de modo que reflitam as coisas que você acredita.

02 – Tire um tempo para avaliação

Para que decisões grandes sejam tomadas, principalmente quando a situação é muito complicada e complexa, é necessário tempo para análise e garantia de que se está pensando em todas as implicações que ela pode acarretar.

Comprar ou não um purificador de água pequeno pode não ser uma grande decisão ou que requeira tanto tempo, mas decidir se mudará de casa para um novo trabalho pode implicar em diversas mudanças, tanto de rotina quanto de vida pessoal, estar próximos a amigos, entre diversas outras possibilidades.

Portanto, tire um tempo para você semanalmente e reflita sobre as decisões que constantemente precisam ser tomadas. Isso te ajudará e muito a colher o melhor resultado possível.

03 – Faça uma lista de prós e contras

Uma das formas de se ter certeza e sair um pouco apenas do campo das ideias quando temos que tomar alguma decisão difícil é fazer uma lista de prós e contras, ou simplesmente colocar no papel, fazer organogramas, colocar o pensamento para fora.

Quando registramos nossos pensamentos em papel, conseguimos ter uma melhor chance de visualização, ajudando a construir todo um pensamento lógico e que, de alguma forma, da maneira que desenhamos e escrevemos, faz um sentido para nossa mente.

Os prós e contras são uma excelente forma de verificar de forma rápida e balancear se vale ou não a pena investir em determinada decisão, principalmente quando são organizados para ficar lado a lado. 

Sem mencionar que sempre pode ser visto de forma prática em outro dia e ajudar ainda mais em reflexões rápidas.

04 – Converse com pessoas que confie

Nossa mente é incrível e ela é capaz de grandes feitos, mas também pode ficar presa por acreditar em um único ponto de vista. 

Para isso, sempre é interessante conversar com amigos, pessoas próximas,familiares, alguém que confie para te dar outra opinião sobre o assunto.

Sem mencionar que, ao conversar e explicar sua situação para outra pessoa, você organiza melhor as ideias de forma que o confidente entenda melhor, que automaticamente faça com que seu cérebro possa ter novas sinapses e um conhecimento de como se portar.

É interessante também conversar com pessoas que talvez passaram por situações parecidas, para que possam complementar com sua experiência e ajudar você a ter uma maior confiança de que está decidindo pelo que é certo.

05 – Avalie a necessidade do que você quer

Na grande maioria das vezes, quando temos em mente uma decisão difícil e estamos penando e tendo dificuldades em verificar qual pode ser a melhor escolha no momento, é porque de alguma maneira existe um conflito nas consequências de cada uma delas.

É sempre bom entender qual a real necessidade e colocar suas expectativas e vontades em jogo também. 

Os seres humanos não são completamente racionais e nem totalmente emotivos, sendo necessário buscar o equilíbrio entre ambos, de forma que seja possível se aproveitar dos dois ou escolher o que mais faz sentido para cada situação.

Também é importante entender que ninguém faz boas escolhas o tempo todo, e essa é uma das maiores vantagens da vida: aprender com todo o tipo de experiência.

Considerações finais

O texto de hoje mostrou como é necessário buscar a melhor forma de tomar boas decisões e, mesmo que nem sempre isso aconteça, só de ajudar a acertar na maior parte das vezes, já valeu muito a pena entender o conteúdo que abordamos.

Sempre será difícil tomar algumas decisões, mas é importante se adaptar e entender que é melhor enfrentar e aceitar as consequências de sua decisão do que não ter o poder de decidir nada. 

Sendo assim, abrace essas possibilidades e nunca perca a oportunidade de avaliar o que é melhor para você.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.