Saiba como fazer uma estratégia de marketing digital

Tempo de leitura: 8 min

Escrito por gabriel
em maio 9, 2022

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Saiba como fazer uma estratégia de marketing digital

O marketing é um campo dinâmico e em constante mudança. As principais estratégias de marketing digital mudam com as tendências de consumo e tecnologia do dia. 

É por isso que toda empresa precisa de uma boa estratégia de marketing, bem planejada e com metas e objetivos bem definidos. Depois de ter o mapa certo, as chances de sua empresa de fios e cabos elétricos atingir as metas que definiu para o seu negócio são muito maiores.

Isso significa que, embora a maioria de nós esteja ansioso para começar a lançar nossos esforços de marketing no minuto após decidirmos iniciar um negócio, na verdade precisamos investir em planejamento para não desperdiçar nosso orçamento e energia.

Se você é proprietário de uma startup ou empresa (como de levantamento topográfico) ou um profissional de marketing, precisa de uma boa estratégia de marketing digital para atingir seus objetivos.

O que é estratégia de marketing digital? 

A estratégia de marketing é uma abordagem de longo prazo, voltada para o futuro em um plano geral de qualquer organização ou negócio. Ela tem como objetivo fundamental alcançar uma vantagem competitiva sustentável, entendendo as necessidades e desejos dos clientes.

Uma estratégia de marketing é uma ampla, desde como uma empresa se posiciona, até o criativo, os parceiros estratégicos, as relações com a mídia, o mix de marketing e os canais e táticas.

Ele também contém a proposta de valor da empresa, as principais mensagens da marca, dados sobre o público-alvo e a demografia do cliente e outros elementos de alto nível.

A ampla estratégia de marketing é o que costumava cair sob o termo “branding” em alguns casos, que é um resumo prático dos principais detalhes da estratégia e alguns dos objetivos gerais e métodos usados ​​para alcançá-los.

Qual é a diferença entre uma estratégia de marketing e uma tática? 

As estratégias de marketing são mais amplas do que táticas específicas. Por exemplo, uma empresa de motores elétricos pode ter uma estratégia de conteúdo para seus canais de mídia social ou para otimização de mecanismos de pesquisa. Em seguida, pode ter táticas específicas que executam para cada canal.

Aqui está a ordem correta a seguir: estratégia geral de marketing, estratégia de marketing digital e, por fim, táticas específicas

Qual a importância da estratégia de marketing digital? 

Às vezes, profissionais de marketing e donos de negócio perdem a visão geral e os grandes objetivos. Quando isso acontece, as táticas específicas que a empresa emprega podem perder sua eficácia.

Portanto, uma estratégia de marketing é um processo vital de descobrir as principais metas e objetivos da sua empresa e as formas de alcançá-los.

Isso se torna um modelo para tudo o que você faz para comercializar melhor seu produto ou serviço, como protetor facial EPI.

Em essência, uma estratégia de marketing determina a direção geral, mas não os detalhes específicos, para uma variedade de atividades relacionadas ao marketing. Idealmente, sua estratégia de marketing deve ajudá-lo a definir o seguinte para sua empresa:

  • Público-alvo;
  • Proposta de valor;
  • Mistura de produtos;
  • Mensagens da marca;
  • Iniciativas promocionais;
  • Marketing de conteúdo.

Portanto, criar e seguir uma estratégia de marketing é essencial para definir a direção não apenas para suas atividades relacionadas ao marketing, mas também para todo o seu negócio. 

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo oferece a uma empresa de sistemas de automação industrial uma tremenda oportunidade de aumentar o reconhecimento da marca e gerar conversões. 

Ao fornecer conteúdo valioso e relevante para seus clientes, você pode melhorar sua reputação online, criar uma comunidade e compartilhar sua história de marca exclusiva.

O marketing de conteúdo deve envolver uma estratégia abrangente e holística. Essa estratégia deve abranger tudo, desde mapeamento de conteúdo até criação e otimização de conteúdo. 

Em última análise, você deseja produzir uma estratégia que permita atrair e engajar um público claramente definido e, no final, gerar uma ação lucrativa do cliente.

Como criar uma estratégia de marketing de conteúdo?

O planejamento de longo prazo permite antecipar desafios e alocar recursos de forma eficaz. Estabelecer essas sete etapas ajudará você a desenvolver e implementar uma estratégia de conteúdo alinhada com seus objetivos de seu projeto de fundação.

Como mencionado anteriormente, você deve documentar seu plano. Pode ser um conjunto de slides, um documento do Google, uma planilha ou outro formato que funcione bem para seu modelo de negócios e possa ser facilmente compartilhado com todas as partes interessadas essenciais.

Determine seu público e a história que você deseja contar com seu conteúdo

O melhor ponto de partida para sua estratégia de conteúdo, ou qualquer outra estratégia de marketing, é seu público-alvo.

Embora suas personas de comprador sejam a base para sua estratégia de conteúdo, seu público não é composto apenas por compradores. O público-alvo inclui pessoas que começam a interagir com sua marca muito antes de fazer uma compra.

É essencial fornecer conteúdo que atraia seus clientes em potencial antes que eles entrem na jornada do comprador. Primeiro, atraia-os para o universo que sua marca criou. Em seguida, acompanhe com conteúdo que ilumine como você pode ajudar quando eles estiverem prontos para agir. 

Analise o desempenho histórico do conteúdo e estabeleça suas metas de marketing de conteúdo

Para estabelecer suas metas de marketing de conteúdo, reduza o zoom e pense nos objetivos de negócios e marketing de alto nível da sua empresa de serviço de calibração.

Por exemplo, você pode querer se tornar uma solução numérica para melhorar o gerenciamento do tempo e ter uma meta específica de receita de marketing para este ano.

Agora, considere como o conteúdo pode contribuir para esses objetivos maiores, que geralmente são específicos do seu negócio. 

Em seguida, identifique as métricas de marketing de conteúdo que são importantes para você. Essas métricas podem ser primárias: por exemplo, receita gerada pelo marketing de conteúdo ou tráfego orgânico e o número de leads. 

Para estabelecer uma referência, analise seus painéis de análise e examine o desempenho do seu conteúdo em relação a essas metas.

Por fim, lembre-se de que todos vivemos em um mundo de recursos limitados. Suas metas e planos estão intimamente ligados ao orçamento disponível e à capacidade de sua equipe. Portanto, certifique-se de levar isso em consideração ao definir suas metas.

Audite seu conteúdo existente

Uma auditoria de conteúdo pode ajudá-lo a aproveitar ao máximo seu conteúdo existente na era da produção de conteúdo em massa. 

Também é essencial entender melhor qual conteúdo ressoa com seu público, de tópicos a formatos. Siga estas diretrizes e use esta ferramenta para realizar auditorias de conteúdo automatizadas em seu site.

Use a auditoria para responder às seguintes perguntas:

  • Quais tópicos de conteúdo e palavras-chave parecem estar funcionando melhor?
  • Quais formatos geram mais engajamento e conversões?
  • Quais canais geram mais tráfego?

A maior parte das empresas com marketing de conteúdo muito bem-sucedido realizaram auditorias de conteúdo mais de duas vezes por ano. 

Gerar mais tráfego orgânico, ranquear mais alto e aumentar o engajamento são alguns dos principais benefícios de uma auditoria de conteúdo para sua empresa de acoplamentos de motores elétricos.

Desenvolva um plano editorial de alto nível e um calendário de conteúdo

Planejar seu conteúdo permite alocar seus recursos adequadamente, ver quais fluxos de trabalho estão demorando mais do que o esperado e ajustar suas expectativas de acordo.

Quaisquer que sejam seus objetivos, é bom estabelecê-los com antecedência para obter o maior retorno do investimento para seu plano editorial.

Por exemplo, uma empresa que oferece um aplicativo de gerenciamento de tempo pode querer se concentrar em tópicos de alto nível, como produtividade e equilíbrio entre vida profissional e pessoal.

Você pode optar por priorizar de várias maneiras, incluindo: 

  • Ganhos potenciais;
  • O fluxo da campanha que você está criando;
  • Quais recursos você precisará para criar suas campanhas;
  • Lançamentos de produtos ou serviços;
  • Encontrar tópicos relevantes.

Para começar, descubra os tópicos que atraem o interesse do seu público à medida que avançam na jornada do cliente. 

Comece gerando uma lista de temas que provavelmente permanecerão eficazes e relevantes a longo prazo. Ao tomar uma decisão sobre se vale a pena perseguir um tópico, avalie-o em duas dimensões principais: sua utilidade para seu público-alvo e sua capacidade de impactar o resultado final. 

Desenvolva seu conteúdo

A qualidade do seu conteúdo deve vir antes de tudo, incluindo seu desejo de ranquear mais rápido e produzir mais. Use as estratégias a seguir para ajudá-lo a criar conteúdo eficaz e memorável que ressoe com seu público. 

Se o seu conteúdo não for original, é altamente improvável que capture a atenção do seu público-alvo. 

Sua melhor aposta é investir em pessoas e recursos que possam ajudá-lo a fazer pesquisas exclusivas, criar ideias originais e executá-las em conteúdo altamente atraente.

Evite publicar conteúdo baseado exclusivamente em sua análise de outras páginas que falam sobre o mesmo assunto. 

Dê um passo adiante e trabalhe para incluir sua experiência, dados, pesquisas e opiniões únicas em cada conteúdo. Isso ajudará a construir credibilidade e confiança com seu público, criando uma base para seu crescimento orgânico.

Planeje a distribuição de conteúdo

Criar conteúdo relevante e de alta qualidade é essencial para ter sucesso no marketing de conteúdo. No entanto, garantir que ele atinja o público certo no momento certo é igualmente importante. 

A distribuição de conteúdo envolve o uso de vários canais pagos e orgânicos para publicar e promover seu conteúdo. 

Ao projetar sua estratégia de conteúdo, liste os principais canais do segmento, analise seu desempenho histórico e tenha ideias sobre o que você pode melhorar.

Além disso, explorar novos canais é sempre uma boa ideia. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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