Infográfico: 5 coisas que você deve ter atenção ao usar

Tempo de leitura: 3 min

Escrito por admin
em maio 27, 2022

O repertório de conteúdos em comunicação visual é constituído essencialmente por textos, imagens, ilustrações, vídeos e infográficos. Mas independentemente de estar online ou offline, animado ou estático: infográficos raramente são usados.

Isso tem a ver com o fato de que – assim como um texto – eles se baseiam no conteúdo específico da mensagem. Em contraste com uma imagem de um banco de dados, por exemplo. Portanto, os infográficos precisam ser feitos especialmente e isso requer prática. Conheça alguns exemplos de infográfico

Fácil de entender, fácil de digerir

Estamos cansados ​​de ler. Nem todos, é claro, e certamente nem sempre. Mas, nos negócios do dia-a-dia, não gostamos de ler muito. Porque o horário de trabalho é curto e nossas cabeças estão ocupadas.

Resumindo: nossa atenção é pequena. Devemos, portanto, lembrar de não escrever muito ao nos comunicarmos com nossos clientes. Mas para abrir a caixa de ferramentas e trazer outros instrumentos. Por exemplo, o infográfico. Porque oferece vantagens reais.

Um infográfico pode mostrar relações complexas de forma simples, apresentar processos temporais de forma atraente ou transmitir comparações de forma pontual. Mais rápido, fácil e frequentemente mais pessoal do que texto.

A era do marketing de conteúdo reconheceu o efeito dos infográficos há muito tempo. Portais de notícias e jornais também trabalham com ele. Mas são relativamente pouco usados ​​na comunicação de marketing. Portanto, é hora de tirar vantagem disso.

Atenção a isso

Nós sabemos: o olho é o sentido humano mais importante. Agora as pessoas podem fazer muito com os olhos: ler, interpretar, comparar ou escolher. Principalmente no que diz respeito à seleção, fica claro que o que é atraente é selecionado com mais rapidez.

Já que “atraente” não deve ser equiparado a “belo”, mas sim a “atraente”, o mesmo se aplica à comunicação visual: para onde quer que meus olhos encontrem meus olhos, eu vou.

E meus olhos se deparam com as formas reconhecíveis mais rapidamente do que com o texto que aparece como uma área cinza ao digitalizar rapidamente. Por esse motivo simples, um gráfico pode chamar nossa atenção de forma mais rápida e memorável do que um texto simples.

Os principais tipos de infográficos

Tal como acontece com o texto, o mesmo se aplica à criação de gráficos: A mensagem determina a escolha da forma. Quer contar uma história de sucesso, destacar vantagens ou simplesmente ilustrar diferentes tipologias? Os infográficos vêm em uma miríade de formas. Aqui estão os 5 mais importantes:

No que deve prestar atenção?

Existem algumas regras a serem observadas ao projetar um infográfico que realmente funcione:

1. Dados de longo prazo corretos

O conteúdo deve ser de longo prazo. E, é claro, eles deveriam estar certos. Os infográficos com dados de curto prazo têm uma vida útil curta.

2. Apresentação auto explicativa

Um infográfico se caracteriza justamente pelo fato de conter componentes de texto. É por isso que dura mesmo se for tirado do contexto. Todo o gráfico deve, portanto, ser compreensível em si mesmo. Especialmente se for redistribuído online.

3. Concentração e redução

Nenhuma representação confusa, mas redução e concentração na essência. Os infográficos devem tornar as coisas complexas mais fáceis. O texto de rolagem ainda é responsável pela profundidade necessária.

4. Visão geral da mensagem principal

A mensagem principal do gráfico deve ser compreensível à primeira vista. Se você quiser dizer, por exemplo, que há mais porcos do que gado na Suíça, mais porcos também devem ser mostrados. De forma que você possa ver à primeira vista.

5. Design estético

Claro não esquecer: o design. Como o objetivo principal dos infográficos é apresentar conteúdos complexos da maneira mais simples possível, eles devem ser apresentados exatamente da mesma maneira: cores e formas devem ser consistentes, a relação entre texto e imagem deve ser equilibrada.

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