Festa julina: 10 passos para fazer a sua festa em casa

Tempo de leitura: 8 min

Escrito por gabriel
em agosto 3, 2022

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Compartilhe agora mesmo:

Festa julina: 10 passos para fazer a sua festa em casa

A cultura brasileira é conhecida pela sua diversidade, envolvendo a presença de diferentes festas e celebrações, tendo como base gestos e culturas distintas que com o tempo levam a comemorações estabelecidas no calendário anual, como é o caso da festa julina.

Uma festa de destaque da região nordeste, mas que cada vez mais vem sendo apreciada em diferentes partes do país, o que coloca esse tipo de celebração como algo a receber uma enorme atenção pelos mais diferentes públicos de diferentes culturas e idades.

Muito também por causa da própria diversidade que se encontra na realização desse tipo de festa em si, que conta com um alto número de comidas, bebidas e atividades, sendo conhecida pela realização de brincadeiras que conquistam a atenção dos pequenos.

Tudo a fazer desse tipo de festa até mesmo como tema de decoração para as ruas, assim como aos centros comerciais, que podem contratar um serviço de paisagismo de jardim para estabelecer uma decoração próxima ao que se encontra nesse tipo de celebração.

Algo que ocorre principalmente nas escolas, onde nos meses do meio do ano é possível encontrar o pátio e as salas de aula repletos de bandeiras e outros tipos de itens de decoração que são comuns a esse tipo de festa, celebrando a diversidade cultural.

Não à toa servindo de inspiração para diferentes lojas que, durante esse período, podem decorar seus estabelecimentos com esse mesmo tipo de material, aproveitando-se da proximidade do público com esse tipo de comemoração para conquistar a sua atenção.

Isso sem contar com o próprio mercado que funciona especificamente neste setor, pois assim como um atacado de mascara descartavel ganhou uma atenção maior nos últimos tempos, um fornecedor de barbante pode aumentar suas vendas durante essas festas.

Tratando-se de um material necessário para pendurar as bandeiras por aí, seja nas festas a serem realizadas no seu bairro, na escola do seus filhos ou até mesmo no seu local de trabalho, caso seja uma confraternização que receba atenção dos seus empregadores.

Além dessa possibilidade de locais, também é possível realizar esse tipo de festa diretamente da sua casa, sendo preciso apenas preparar o lugar para a realização desse tipo de celebração.

Mas antes de falar sobre como organizar uma festa julina em casa, é indicado primeiro entender um pouco mais sobre como essa festa se tornou algo tão popular dentro do território brasileiro.

De onde vem as festas julinas?

Tais festas possuem uma origem bem distante, vindo diretamente da Europa, sendo uma celebração pagã feita para comemorar a fertilidade da terra, de forma a agradecer a boa qualidade das colheitas que eram coletadas durante esse período do ano.

Uma celebração que contava com um data específica, que era o solstício de verão, evento que marca a transição das estações, especificamente para o verão.

E assim como um serviço de manutenção hidráulica pode hoje ser oferecido para diferentes países, adaptando-se para as necessidades fabris de cada indústria presente no mundo, a celebração de certas festas passam por transformações, indo de um país a outro.

O mesmo que vem ocorrendo com o Halloween atualmente, que vem sendo aplicado dentro do cenário nacional com suas adaptações, sem a presença das crianças em busca de doces na rua, por exemplo, mantendo porém as festas de fantasia.

No caso das festas juninas e julinas, a principal mudança veio da forte presença religiosa em certos cantos do Brasil, tal como as celebrações devota à imagens de santos como Santo Antônio, São Pedro e São João, com o último dando até mesmo nome a essas festas.

Sendo esse o motivo para essas celebrações serem mantidas no mês de junho, com a compra de brindes personalizados para feiras tornando-se bastante popular durante esse período, isso em uma relação cada vez mais forte dentro do calendário de festas nacionais.

Existindo popularmente uma mudança para o mês de julho para contar com o período de férias escolares, já que se trata de uma celebração de grande popularidade para o público infantil. Um apreço que existe não só com as crianças, mas também com os seus pais.

Uma consideração que se tornou ainda maior após o período em alta da pandemia, sendo possível encontrar uma expectativa grande para a celebração desse tipo de festa agora de volta ao seu modelo presencial.

Ao mesmo tempo que é possível realizar uma festa julina diretamente da sua casa, criando um evento particular somente para amigos, familiares, colegas de profissão no seu trabalho de instalação de sprinklers ou até mesmo a combinação de todos esses grupos.

Tudo depende do espaço disponível em sua casa, assim como da aplicação de uma série de dicas que tornará possível esse tipo de celebração ser realizada diretamente em sua residência.

10 dicas para uma festa julina de sucesso em casa

Para garantir uma festa de sucesso em sua casa, é preciso ter atenção a uma série de detalhes, passando pela decoração do espaço, os alimentos que serão preparados, enfim, uma série de atividades que merecem uma atenção em particular.

Sendo assim, para garantir uma festa julina de sucesso direto de casa, é importante ter atenção aos 10 passos a seguir:

  1. Quantidade de pessoas

Em primeiro lugar é importante não se empolgar em convidar todo mundo que conhece, até porque pode não haver espaço suficiente para receber tantas pessoas. Baseado nisso, é importante observar o tamanho da sua casa para estudar quantas pessoas cabem ali.

É importante contar com a presença confirmada de quem irá para a sua festa para, baseado nisso, analisar a quantidade necessária de comida, bebidas ou até mesmo de brindes que você queira distribuir na festa, para garantir que ninguém saia de mão abanando.

  1. Orçamento

Definido o número de pessoas, é preciso estudar o orçamento necessário para o preparo dessa celebração, levando em conta os gastos com decoração, além de outras questões, sendo importante não se esquecer também de qualquer taxa residencial a ser paga.

  1. Adequação do local

Assim como uma empresa deve ter atenção ao conceito de compensação ambiental antes de iniciar uma construção, é importante para quem vive em um condomínio conhecer as regras locais para a realização de eventos em casa.

Tudo para garantir que a sua festa não seja interrompida por alguma falta de comunicação, o que pode estragar o clima para todo mundo.

  1. Divulgação da festa

Para se ter uma base de quantas pessoas estarão presentes na sua festa julina, primeiro é preciso convidá-las, existindo hoje diferentes formas de se fazer tal convite, através de métodos e canais como:

  • Redes sociais;
  • E-mail;
  • Ligação telefônica;
  • Convite presencial.

Só é importante garantir a confirmação com antecedência de quem vai, assim como a ida de acompanhantes, para estabelecer melhor o número ideal para os passos seguintes.

  1. Comidas típicas

O apreço pelas festas juninas se dá muito pelas comidas típicas da época, envolvendo um número amplo de opções, tais como:

  • Caldos;
  • Maçã do amor;
  • Amendoim e paçoca;
  • Canjica;
  • Arroz doce.

Para quem não possui especialidade com todos esses pratos, é possível distribuir essas responsabilidades, pedindo que cada convidado leve uma opção diferente de doces ou salgados.

  1. Bebidas

Como em toda festa, é esperado também a presença de bebidas, com destaque para algo típico desse tipo de celebração, que é o famoso vinho quente, conhecido como quentão.

Importante alertar que existe também a versão sem álcool, para assim garantir a adequação de todos os presentes para o consumo desse tipo de bebida.

  1. Decoração

Não seria uma festa julina sem a presença de uma decoração adequada, contando com bandeirinhas, uma mesa de centro decorada, além de outros itens típicos das festas.

Só é importante garantir que a decoração da sua casa não tome espaço, pois assim como uma fábrica precisa comprar isoladores elétricos para o funcionamento das suas máquinas, é preciso contar com fios e conexões para manter o som da festa funcionando.

  1. Músicas da festa

Para manter a sua festa julina animada, é importante contar com uma playlist feita exclusivamente para o evento. É importante conhecer os gostos musicais diversos dos convidados, ao mesmo tempo que as músicas típicas não podem ficar de fora.

Ou seja, é possível fazer uma celebração moderna, com ritmos eletrônicos e gêneros do tipo, mas é importante reservar um momento da festa para tocar os clássicos, com cabos elétricos para ligar sua caixa de som à internet e acessar todas as opções.

  1. Roupas adequadas

Assim como a decoração do local, é importante ter atenção também à decoração dos convidados em si, para garantir uma festa típica de fato. Algo que pode ser especificado no convite, exigindo ao menos uma peça em xadrez, sendo uma roupa comum nessa festa.

  1. Brincadeiras

Junto a tudo que foi citado, é indicado preparar algumas brincadeiras comuns de festa julina, como pescaria, boca do palhaço e até mesmo uma pequena quadrilha, itens essenciais para uma festa que contará com a presença de crianças.

Passos esses que são necessários para garantir a realização desse tipo de evento diretamente da sua casa, tendo assim acesso a benefícios como uma economia de custos, em relação a uma festa a ser feita na rua ou em algum espaço alugado, por exemplo.

Mas o maior ponto positivo é a chance de se reunir com todos os seus amigos presencialmente, tendo como fundo uma divertida festa que hoje faz parte do calendário de eventos de todos os estados do país.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.