Estudar: entenda o motivo de escolher fazer uma MBA para sua carreira profissional

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por admin
em fevereiro 26, 2022

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Compartilhe agora mesmo:

Estudar: entenda o motivo de escolher fazer uma MBA para sua carreira profissional

É normal ficar meio perdido após terminar uma faculdade e precisar entrar em um mercado de trabalho tão competitivo. Realizar uma MBA pode ser uma boa maneira de se destacar e se especializar em uma vertente da sua área de atuação.

Para criar uma carreira de sucesso, o aprimoramento profissional é essencial, pois profissionais com bons currículos e capacitados estão cada vez mais sendo disputados pelas grandes empresas.

Isso porque cursar um MBA pode aflorar a criatividade e oferecer uma visão mais abrangente sobre um determinado segmento, o que pode estimular o empreendedorismo ao aliar conhecimentos teóricos com materiais específicos.

A sigla MBA significa Master in Business Administration, que em português significa Mestre em Administração de Negócios. Essa é uma modalidade de pós-graduação reconhecida pelo Ministério da Educação.

Dessa forma, caso você seja graduado na área da saúde, é possível encontrar um curso de MBA em gestão hospitalar EAD para se especializar nesse segmento e se destacar na área de atuação.

A diferença dessa especialização das outras é que ela tem um perfil mais corporativo, com o foco na gestão, o que a torna ideal para quem está procurando uma pós-graduação mais prática e menos teórica.

A duração desse tipo de curso pode variar de acordo com o segmento escolhido, mas geralmente dura entre dois a quatro semestres. E além de oferecer uma educação com foco em gestão, ela também oferece o estudo de uma área complementar.

Sendo assim, se você realiza um MBA em gestão estratégica de marketing e vendas, também poderá aprender um pouco mais sobre a gestão de marketing e como se aprofundar nos aspectos de vendas.

Dicas para escolher um MBA

Uma ação importante antes de se matricular em uma instituição, é verificar se o curso que escolheu é reconhecido e aprovado pelo Ministério da Educação. 

O segundo passo, é verificar as referências da instituição. Para isso, é possível conversar com ex-alunos da instituição sobre os resultados que o mesmo alcançou depois de terminar o curso e se o mesmo cumpriu as suas expectativas.

Outro fator importante, é se certificar que a instituição de ensino faz parte da Associação Nacional de MBA (Anamba), pois essa entidade garante que um curso gestão de pessoas EAD, por exemplo, tenha a qualidade esperada.

Além disso, é importante que você saiba identificar qual é a melhor área para a sua especialização, o que deve levar em conta seu planejamento pessoal e de carreira, e também um plano financeiro.

Entre os cursos que você pode escolher para realizar um MBA estão:

São uma variedade de opções que podem ser escolhidas de acordo com a sua graduação. Pesquise sobre cada uma delas e escolha a que mais se alinhe com as suas expectativas.

7 motivos para escolher uma especialização MBA

Escolher uma especialização em MBA pode ajudar a gerar vários frutos para o seu futuro profissional, pois conquistar esse título pode te deixar mais próximo de alcançar o sucesso profissional.

 Por isso, confira a seguir as 7 vantagens que você poderá usufruir ao longo do curso.

  1. Valorização do currículo

Em um mundo onde o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, é importante valorizar o seu currículo com outras capacitações além da faculdade gestão financeira EAD

Destaca-se no mercado de trabalho quem possui competências técnicas aliadas a competências comportamentais, pois isso garante que você se destaque dos demais candidatos em um processo seletivo, por exemplo.

Os profissionais de RH (Recursos Humanos)são categóricos em afirmar que fazer uma especialização pode ser a chave para atuar em cargos mais altos, como o de supervisor ou gerente. 

  1. Aumento salarial

De acordo com uma pesquisa realizada por uma empresa digital de vagas, possuir um título de pós-graduação pode aumentar o seu salário em até 53,7%. Esse aumento é o reflexo do interesse da empresa em manter um profissional qualificado na instituição.

Afinal, ter um curso de gestão financeira grade curricular pode ser o diferencial que faltava em seu currículo para receber o aumento salarial tão esperado  Um MBA pode preparar um profissional para vários desafios e recompensá-lo financeiramente por isso,

  1. Especialização em uma área específica

Escolher um MBA em uma área específica pode proporcionar a um profissional um domínio técnico sobre determinado assunto, como por exemplo, gestão de startups e empreendedorismo digital.

Conquistar esse título irá te diferenciar de outros profissionais da área, além de chamar a atenção dos recrutadores diante de um processo seletivo, pois profissionais com essa habilidade conquistada através da formação técnica são capazes de inovar em soluções.

Dessa forma, após finalizar o seu curso de graduação em uma faculdade de gestão financeira, você poderá cursar um MBA e criar uma visão generalista sobre a gestão de uma empresa e aprofundar seus conhecimentos em um área de estudos específica.

Ao realizar esse tipo de formação técnica, você passa a mensagem de que está preparado para assumir novos desafios e ponto para resolver os problemas e crises que surgirem dentro de uma empresa.

  1. Networking

Cursar um MBA aumenta as suas chances de construir uma boa rede de relacionamentos profissionais, pois quanto mais pessoas você conhece, maiores são as chances de se manter empregada ou de conseguir recolocação no mercado com um salário mais alto.

É como entender a faculdade de gestão de pessoas o que faz para só depois iniciar os estudos na área. Com as pessoas, também é preciso construir uma rede de conexão para conseguir bons resultados dessas relações.

Quanto maior for a sua rede de relações, melhores são as chances da sua carreira deslanchar, pois quem é lembrado e querido por seus contatos, pode receber melhores oportunidades de emprego através de indicações profissionais.

Além dos alunos da sua classe, também é possível construir uma rede de relações com seus professores e orientadores, que são profissionais mais experientes e que também podem abrir portas para a sua carreira.

Portanto, não hesite em se aproximar e conversar com seus colegas e professores. Lembre-se que o networking é uma das principais ações para o seu sucesso profissional.

  1. Marketing pessoal 

O marketing pessoal é uma prática essencial para todos aqueles que desejam se destacar positivamente no mercado de trabalho. Para que isso ocorra, é preciso realizar um conjunto de ações que te auxiliam a se destacar dos outros profissionais.

Durante o seu curso de MBA, é possível trabalhar a sua imagem profissional discutindo casos reais e lavando as suas experiências para que a sala possa debater sobre. Assim, você pode mostrar que está preparado para discutir diversos assuntos.

Ao se mostrar engajado e preparado para esses desafios, você trabalha a sua imagem profissional e mostra para a sua turma e professores que podem contar com você em seu cenário profissional.

  1. Capacitação prática

Os cursos de MBA possuem ensinamentos voltados para as práticas do dia a dia, por isso todo o conhecimento adquirido será realmente utilizado para enfrentar os desafios da sua jornada de trabalho no dia a dia.

Voltar a estudar em um curso de MBA pode ser uma opção muito vantajosa inclusive para aquelas pessoas que passaram longos períodos sem estudar e precisam se atualizar para aumentar as chances de empregabilidade ou de aumento salarial.

Diante disso, escolher cursar um MBA pode ser pode ser a chave de virada que faltava para dar uma guinada na sua carreira profissional. Por isso, aproveite todo o período para angariar novos conhecimentos e criar novas relações profissionais.  

  1. Habilidades para o empreendedorismo 

Se você possui o desejo de possuir a sua própria empresa e ainda não sabe por onde começar, realizar um curso de MBA pode prepará-lo para esse momento. 

Esse tipo de especialização oferece ao aluno uma visão geral sobre os principais pontos para gerir um negócio, além de qualificar as suas habilidades para que isso seja feito de forma prática, rápida e segura.

É importante lembrar que gerenciar o próprio negócio requer uma série de conhecimentos sobre diferentes tópicos do mundo corporativo. Portanto, quanto mais informações técnicas você adquirir, maiores são as chances de evitar erros ao longo da sua carreira profissional.

Considerações finais

Ao longo do texto podemos perceber uma série de vantagens ao realizar um curso de pós-graduação em MBA. Mas se ainda restou uma dúvida como o que o curso gestão de recursos humanos o que estuda, você precisa olhar a grade curricular de cada curso e entender para qual área realmente quer se especializar.

Em meio a um cenário no mercado de emprego altamente competitivo, é necessário ter habilidades distintas formadas através de conhecimentos técnicos adquiridos através de um curso de especialização.

Por fim, antes de decidir qual curso irá realizar, considere seus objetivos profissionais e trace metas para serem alcançadas. Quanto mais focado você estiver, mais proveitosas serão as suas aulas durante o curso.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog It Business Fórum, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes sobre negócios, startups e estratégias para pequenas, médias e grandes empresas. 

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.