Estoicismo: Saiba o que é e como aplicar na sua vida

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por gabriel
em abril 7, 2022

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Compartilhe agora mesmo:

Estoicismo: Saiba o que é e como aplicar na sua vida

Esta doutrina surgiu na Grécia antiga, no século IV aC, durante o período helenístico (III e II aC). Baseado nas leis da natureza, o estoicismo foi fundado pelo filósofo grego Zenão (333 aC – 263 aC) e continuou até o terceiro d.C., estendendo-se não só para a Grécia, mas também para Roma.

Dessa forma, ganhando ainda mais proporção com os anos, devido aos seus ensinamentos e na forma como essa doutrina se estabeleceu nos mais diversos meios, mudando a forma de pensar e agir de todos.

Assim, alcançando e mudando a forma de pensar, ensinar e agir, desde um ensinamento sobre um laudo ambiental até aulas e palestras, proporcionando ainda mais conhecimento e recursos em todos os meios.

Entenda mais sobre a história do estoicismo

A história de Zenão e a criação desta doutrina são muito curiosas. De acordo com registros históricos, Zenão era um comerciante fenício que se dedicava ao transporte marítimo.

Um dia, o navio que o levou da Fenícia afundou e ele perdeu tudo. O acidente o afetou enquanto ele ganhava a vida nos negócios. Portanto, ao mesmo tempo em que tudo estava perdido, Zenão se encontrou e viu a sua vida mudar diante de tal acontecimento.

Através desse acontecimento, o desenrolar da história e da vida de Zenão mudaram completamente, demonstrando que seu propósito é algo maior diante do acontecimento, começando aos poucos o surgimento da doutrina.

Zenão então desembarcou em Atenas e começou a frequentar livrarias. Em uma delas se deparou com os escritos de Diógenes de Sinope, onde o comerciante da época iniciaria uma nova jornada.

Essa ação de Zenão fez com que diversos momentos acontecessem, devido a seu movimento de extrema importância, revolucionou os ensinamentos, dando forma a uma doutrina nova, de grande proporção.

Zenão mergulhou na filosofia e se tornou um filósofo ao mesmo tempo. Em Atenas, fundou sua própria escola, que, diferentemente de outras escolas da época, podia ser frequentada por qualquer tipo de pessoa, independentemente da classe social.

Essa aceitação fez com que os ensinamentos se propagassem e alcançassem diversas pessoas, gerando ainda mais empatia e conhecimento sobre cada um.

Além de  Zenão, Crísipo foi um dos grandes propagadores do estoicismo na Grécia, escrevendo mais de 700 livros, mostrando seu conhecimento e como essa doutrina é importante.

Os ensinamentos do Estoicismo se derem e são conhecidos até os momentos atuais, devido ao império romano que aderiu algumas questões da cultura grega em sua sociedade, assim fazendo com que essa doutrina continuasse viva e estivesse sendo estudada em diversos meios.

Dessa forma, tendo seu alinhamento a diversas questões e pensamentos, tendo suas ações e reflexos desde uma auditoria ambiental até práticas boas e questões durante o dia a dia de cada pessoa.

Ao entender o conceito histórico-social do estoicismo e como essa doutrina se mostra importante durante toda sua história, acompanhe o texto para entender o que essa filosofia prega e como as suas lições podem ser usadas nos dias atuais.

O que o estoicismo prega?

O estoicismo é uma escola de filosofia datada de 2.300 anos. Os estóicos ensinam como viver uma boa vida, começando com ações práticas e mentais, como focar nas coisas que você pode controlar.

Essa escola filosófica espalha ideias que ajudam a lidar com o estresse e a ansiedade, e tratam inseguranças, desconforto, cansaço e negatividade, trazendo um bem-estar e uma vida mais tranquila diante de todo o estresse diário.

Assim, uma pessoa que trabalha em uma manutenção de equipamentos biomédicos, por exemplo, acaba tendo muita tensão em seu trabalho. Então, ao adotar práticas dessa doutrina, sua vida se mostra mais atraente, tendo um maior controle sobre as situações.

Quem persiste no estoicismo também aprende a manter o autocontrole, não importa qual seja a situação, porque com tranquilidade e foco no que pode ser feito, qualquer situação é possível.

Dessa forma, adquirindo características fundamentais para todo o andamento da sua vida e de sua rotina, carregando valores preciosos e que fazem a diferença em ações e em como se vê a vida.

Outro ponto importante dessa corrente filosófica é que os estóicos valorizavam mais as ações do que as palavras e não faziam distinção entre as sociedades.

Esse é um dos pontos-chave, afinal, essa valorização mostra o quanto essa doutrina se fundou com valores valiosos e que fazem a diferença em tempos atuais, diante de tantos acontecimentos.

Ver o valor em questões simples como em um avental descartável e em sua rotina, tendo principalmente esse autocontrole sobre sua vida, são fatores importantíssimos e necessários para uma melhor condição de vida.

É preciso se preocupar, de fato, com as coisas que realmente importam, como adversidades cotidianas, emoções negativas, desafios em sua vida diária e, principalmente, como treinar seu cérebro para responder racionalmente a tudo isso.

Esses ensinamentos são valorizados até os dias atuais, justamente por serem atemporais, carregando princípios e valores que vão se propagar para a eternidade, mostrando às pessoas a essência e em como se deve levar a vida.

Ao acompanhar o que essa filosofia prega e como as suas lições podem ser usadas nos dias atuais. Veja a seguir as diferentes fases do estoicismo e as suas características.

Conheça as diferentes fases do estoicismo

O aspecto mais famoso dessa escola de pensamento é sua visão ética (ataraxia, grega) baseada na indiferença. Nele, a filosofia é entendida como um exercício, não apenas uma atividade intelectual.

Dessa forma, considerando aspectos além do superficial, e de todo o campo de pesquisa, pensando em fatores e na visão de ética em todo o processo, tendo uma visão desde o álcool absoluto até práticas e vícios diários.

Esses pensadores acreditam que tudo o que existe é determinado por uma força cósmica harmoniosa e que a virtude consiste em viver de acordo com seu desígnio.

Muito do pensamento deles só pode ser conhecido hoje por meio de doxografias. Sabemos muito pouco sobre a vida desses pensadores, o que se reflete sobre esses pensamentos está na famosa “Vida de Filósofos Excepcionais” de Diógenes Laercio.

Com isso, acompanhe a seguir as etapas, características e filósofos de cada etapa:

Primeira etapa

A primeira fase é marcada pelas reflexões de Zenão em Atenas. É creditado como autor de mais de 20 livros, incluindo uma chamada República, no qual defendeu princípios igualitários e foi o primeiro a afirmar a tese central da escola: “A vida deve conformar-se à natureza”.

A natureza muito citada nessa doutrina, deve justamente conscientizar as pessoas até  em momentos atuais em que vivemos, levando esse ensinamento desde um distribuidor de descartáveis até as mais diversas pessoas e locais.

Segunda etapa

A segunda etapa marcou a entrada do pensamento estóico em Roma. Ele foi enviado a Roma em 155 aC, junto com Panettius de Rodes, que assumiu alguns temas platônicos e influenciou os Deveres de Cícero.

Essa escola foi marcada por retomar a temas platônicos, sendo criticada justamente por esse ponto, mas tendo um ponto de vista em todo o estudo e momento em que viveram, sendo uma espécie de laudo spda durante todo esse estudo.

Terceira etapa

A última etapa é a que possui mais fontes textuais, permitindo uma melhor compreensão dos períodos anteriores; é de origem latina, originária de uma visita diplomática em 155 aC. Lucius Aneu Sêneca foi o principal pensador estóico romano de seu tempo.

Em seus escritos, ele enfatizou a falsidade das respostas emocionais aos eventos cotidianos. Entendendo a mente como uma unidade racional, assim, levando em conta as análises e comportamentos das pessoas.

Por fim, acompanhe como essas lições podem ser colocadas em prática nos dias atuais como um método de vida, melhorando e trazendo ensinamento em sua aplicação.

Como colocar os ensinamentos em prática

Por milhares de anos, o estoicismo tem sido uma ferramenta para manter a mente calma e clara, buscando sabedoria, força e a “boa vida”. Ao contrário de outras correntes de pensamento, ele é projetado para a ação, não para a pura reflexão.

Aqui estão 5 lições para ilustrar como o estoicismo pode ajudar em nossas vidas:

  • Não tornar nada mais difícil: não torne a vida pior fazendo de cada ação uma luta;
  • Escravo dos sentimentos: temos que começar a exercitar nossa razão;
  • Não complique: não sofra por antecipação, mantenha um equilíbrio;
  • Pare de agir no hábito: pense bem antes de agir e tome as decisões corretas;
  • Proteja sua paz: reflita sobre a vida e encontre a sua paz.

A vida é um presente único e inestimável, por isso adotar novos hábitos, fazem com que se tenha o melhor de cada momento e se tenha uma vida de mais qualidade e bem-estar.

Com isso, melhorando desde momentos em um lençol hospitalar até momentos de lazer, vendo a preciosidade dos momentos em todos os detalhes, atraindo sempre o melhor de cada situação em que vivemos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos. 

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


1 Comentário

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.