Esfoliação para os pés: confira as vantagens para manter a sua pele hidratada

Tempo de leitura: 8 min

Escrito por gabriel
em maio 3, 2022

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Compartilhe agora mesmo:

Esfoliação para os pés: confira as vantagens para manter a sua pele hidratada

São os nossos pés que aguentam o peso e a rotina diária incessantemente, então, é comum que ao final do dia estejam ressecados, mas para evitar isso é recomendável uma esfoliação caprichada para ter a pele ainda mais saudável, macia e hidratada.

É indispensável o cuidado com os pés, assim como o rosto, as mãos e o cabelo. Principalmente por ser a pele que mais fica ressecada, os pés necessitam de um cuidado especial, sendo um ótimo aliado se há calos ou calcanhares rachados.

Aos que trabalham com a manutenção de equipamentos biomédicos, utilizando botas, meias antiderrapante e plásticos de proteção precisam de um cuidado redobrado, pois esses utensílios deixam a pele transpirando por muito tempo, causando odores e descamação.

Os esfoliantes em creme geralmente são mais suaves, podendo ser de uso contínuo e semanal, justamente por terem propriedades mais hidratantes, logo se a necessidade for por um produto mais intenso, é melhor um esfoliante químico com ação peeling. 

Além de gerar uma descamação controlada capaz de renovar a pele, age de forma refrescante dando uma sensação de bem-estar e relaxamento aos pés, regenerando, nutrindo, hidratando e agindo rapidamente como um anti-inflamatório.

Há meias esfoliantes que agem intensamente no tratamento para os pés, capazes de restaurar a maciez da pele, principalmente se houver ingredientes como: mel, óleo de oliva, cera vegetal, óleo de semente de algodão e aloe e vera. 

Se achar necessário utilizar avental descartável para fazer a aplicação desses produtos, faça isso. Alguns serão mais fortes, dependendo da composição, então a duração e o tempo de espera pode variar conforme a necessidade de cada pessoa. 

Por que hidratar os pés?

Toda hidratação é benéfica para o corpo, a pele dos pés exigem mais atenção por ser mais enrijecida, geralmente mais rachada também. Com a esfoliação em dia, as células mortas são retiradas e mantém a pele mais limpa, menos ressecada e mais hidratada. 

Uma rotina de hidratação protege os pés contra inflamações na pele, melhorando aspectos e neutralizando os odores indesejáveis. Todos os cuidados e aplicações na pele devem ser relaxantes e confortáveis, como uma boa massagem.

Ou seja, acaba funcionando como uma auditoria ambiental, mantendo a qualidade, nesse caso, dos pés. Inclusive, aos pés diabéticos, a falta de sensibilidade é maior, assim as deformidades e feridas se tornam mais comuns e demoram a cicatrizar. 

Além de um tratamento estético recomendado, a renovação celular pode acontecer com cremes hidratantes encontrados em perfumarias. Aveia em flocos finos ou fubá juntamente com mel, também são receitas que promovem a umectação na pele.

Isso também ajuda a prevenir o envelhecimento precoce, afinal os pés têm menos glândulas sebáceas que outras regiões corporais, e se não receberem os devidos cuidados com o uso de filtro solar, por ser uma pele mais fina, terão mais facilidade de queimaduras. 

Hábitos simples deixam os pés mais saudáveis e bonitos. Entre os benefícios da esfoliação dos pés estão:

  • Limpeza profunda da pele;
  • Melhora a circulação sanguínea;
  • Remove células mortas;
  • Maior uniformidade da pele;
  • Melhora a aparência dos pés.

Entretanto, os malefícios da saúde entre, tabagismo, sedentarismo, entre outros hábitos mais nocivos para a saúde prejudicam a circulação dos membros, prejudicando até mesmo as atividades mais simples do dia a dia. 

Sinais como inchaços dos pés, dores e cãibras, varizes, formigamentos e vermelhidões, são sintomas de problemas com a circulação. A esfoliação age consistentemente nos pés para aliviar essas tensões, mas evitar os maus hábitos citados acima também é primordial.

O uso de água morna em alguns procedimentos é útil para dilatar os vasos e auxiliar na circulação, removendo, assim, as células mortas e envelhecidas que já se degradam há bastante tempo, estimulando a promoção de novas células.

Assim como a troca do lençol hospitalar, é recomendável trocar os sapatos com frequência, praticar exercícios físicos, ter uma alimentação mais saudável, massageando a região ao usar os produtos. Inclusive, a diferença é notória nos primeiros dias. 

Conheça alguns cuidados diários com os pés

Entre os cuidados diários com os pés, estão: lavar e secar bem, hidratação dos pés, fazer as unhas regularmente, utilizar calçados mais arejados e utilizar desodorantes apropriados para os pés com frequência.

A esfoliação dos pés pode ser semanal, aumentando a penetração dos agentes hidratantes, mas é bom evitar o uso de lixas, pois elas agridem a região e agem de forma contrária ao desejado, ou seja, engrossam ainda mais a pele. 

Cada esfoliante age com uma necessidade específica, pois cada um promove a renovação do tecido com mais delicadeza. Em seguida, o uso de desodorante para os pés também previne a transpiração excessiva e mantém o local mais seco e protegido.

Também faz parte de um cuidado diário a higienização das unhas, pois o acúmulo de sujeiras causa infecções e inflamações, para evitar que encravem, o ideal é não cortar a unha até a pele. 

Ademais, um distribuidor de descartáveis que utiliza produtos químicos fortes, precisa ter atenção para não machucar a pele. Desse modo, calçados adequados são aqueles que facilitam a entrada de ar, permitindo que os pés respirem. 

Sem que seja de plástico e borracha, trocar meias sintéticas por algodão também é uma boa alternativa. O indicado é realizar a esfoliação a cada 15 dias, ou mesmo semanalmente, para que haja o objetivo alcançado de mantê-los bonitos e macios.

Alimentos também podem agir como esfoliantes. Inclusive, um estudo publicado pelo BioMedical Center analisou como a medicina chinesa, por meio do uso fitoterápico de plantas medicinais, pode ajudar na prevenção de úlceras e amputações futuras.

Ademais, aliado com esses tratamentos estéticos, está o óleo girassol. Importante realizar a hidratação diária das unhas e cutículas, evitando o ressecamento e, futuramente, o surgimento de micose.

Por que esfoliar os pés?

Esfoliar os pés ajuda na penetração dos produtos hidratantes, sendo até mais benéfico para a saúde da pele como um todo, deixando-a com mais colágeno, melhorando a textura e integridade, bem como mantendo um aspecto roliço, firme e jovem. 

Se no salão de pedicure acontecer a esfoliação, é necessário que o profissional responsável utilize de forma efetiva o álcool absoluto nas mãos e nos objetos de uso, para que tudo esteja esterilizado e seguro para a utilização.

Não há contraindicações específicas, mas não é recomendável esfoliar os pés diariamente, pois nada em excesso faz bem. Com isso, pode causar o efeito contrário, deixando-a mais áspera e seca.

Entretanto, é importante dizer que a esfoliação é uma forte aliada nas seguintes situações:

  • Desobstrução dos poros;
  • Prevenção da acne;
  • Ajuda na penetração de outros produtos;
  • Estimulação do colágeno da pele.

Removendo as sujeiras internas e assim desobstruindo os poros é possível de remover a pele morta e seca, retirando os resíduos superficiais que podem permanecer na pele, mesmo após a limpeza.

Entre os esfoliantes naturais e esfoliantes químicos, os efeitos vão variar. Sempre que possível é recomendável a consulta com dermatologistas, pois pode acontecer de alguns ingredientes presentes nos produtos serem alergênicos.

Algumas substâncias provocam alergias e intolerâncias e estão frequentemente presentes, por exemplo: cereais que contém glúten, crustáceos, ovos, grãos, soja, amendoins e lactose, que quando em contato com a pele podem causar vermelhidão, inchaços e coceiras.

Conheça alguns esfoliantes naturais

Alguns esfoliantes naturais podem ser feitos em casa com ingredientes encontrados na feira, ou em supermercados. Por exemplo, esfoliante de gengibre e mel, utilizando uma colher de cada ingrediente mais a adição de açúcar e óleo de amêndoas doces.

O uso de leite fervido com açúcar mascavo também ajuda bastante na restauração, deixando de molho agindo por dez ou quinze minutos, até que o líquido esfrie. Assim, a gordura hidrata os pés, tornando a esfoliação uma prática mais fácil.

Receitas com sal, óleos vegetais e naturais auxiliam ativamente para garantir a boa hidratação da pele dos pés. Escaldar os pés com água morna alivia o estresse, e é uma prática milenar que utiliza ervas, sal grosso, estimulante a circulação sanguínea.

Poucos sabem, mas o café é um ótimo aliado para a prática da esfoliação, juntamente com as partículas ou do sal são o suficiente, ao serem pressionadas contra a pele, removendo a camada da pele áspera e ressecada.

Considerações finais

Diferentemente de outros tratamentos, não há um laudo SPDA, logo a esfoliação para os pés é uma alternativa para quem está com algumas escoriações no calcanhar, ou mesmo com a pele precisando de uma renovação. 

Antes de qualquer tipo de procedimento estético é necessário alinhar as necessidades de cada situação, para que os efeitos surjam imediatamente e não haja complicações futuras sob nenhuma circunstância. 

Quanto mais prevenção de ressecamento e alívio ao eliminar áreas ásperas dos pés, melhor a autoestima e saúde da pele, mas a esfoliação pode acontecer de modo contrário caso a pele seja oleosa, por isso é bom fazer uma espécie de laudo ambiental antes.

Existem os específicos tanto para o corpo quanto para o rosto. Logo para o rosto, contém menos hidratante, já o corporal contém ingredientes com os grânulos mais grossos para ação nos calcanhares, onde a pele é mais resistente. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.