Ensino híbrido: entenda a prática desse método

Tempo de leitura: 8 min

Escrito por admin
em maio 27, 2022

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Compartilhe agora mesmo:

Ensino híbrido: entenda a prática desse método

Após a chegada da pandemia muitas áreas foram reestruturadas, inclusive a da educação. Mesmo antes já existindo, o ensino híbrido começou a ganhar ainda mais força agora.

Os modelos tradicionais de ensino estão ganhando cada vez menos atenção e novas formas de facilitar o aprendizado estão surgindo.

Com o avanço e uso generalizado das novas tecnologias, os educadores estão cada vez mais focados na criação de novos métodos e práticas de ensino que visem a melhoria das instituições e, consequentemente, da educação em todo o país.

Isso possibilita que, cursos desde gestão de startups e empreendedorismo digital até outras áreas como biomedicina sejam aproveitadas tanto da forma presencial, quanto remota com o ensino híbrido.

Hoje, o ensino híbrido é considerado uma das melhores opções para a educação futura. A combinação do ensino presencial com o ensino remoto permite que os alunos aprendam mais, percebendo todo o potencial de cada modalidade.

Por exemplo, ao invés de ter de esperar ter mais tempo em sua semana para começar a fazer sua graduação, é possível buscar por gestão de pessoas faculdade com o ensino híbrido e ter uma flexibilidade ainda maior para assistir às aulas, porém, sem anular as oportunidades de experiências ao vivo na universidade.

Neste artigo, falaremos um pouco mais sobre o ensino híbrido e suas vantagens. Continue lendo!

O que é Ensino Híbrido?

Um ponto-chave para os educadores hoje é entender que o processo de aprendizagem de cada um é diferente.

Claro, isso não significa que um seja melhor que o outro, apenas que as pessoas aprendem de maneiras diferentes, em velocidades diferentes e em níveis diferentes. 

Por exemplo, não é porque existem pessoas que preferem fazer uma faculdade de administração hospitalar apenas presencial que todos os outros alunos têm o mesmo modo de pensar. 

Considerando essas peculiaridades de cada indivíduo, fica claro que o ensino não pode ser igual para todos os alunos, certo? É aqui que entram os novos métodos de ensino, como o híbrido. 

O termo refere-se a uma mistura do ensino presencial e o ensino à distância.

Basicamente, o Ensino Híbrido é uma abordagem que vê a tecnologia e os cursos online como ferramentas de apoio ao ensino para potencializar o aprendizado de cada aluno, mas sempre utilizando o EAD de forma complementar ao ensino presencial. 

Por exemplo, em aulas de tecnologo gestão financeira ead mais teóricas, é possível fazê-la de modo online e, assim, otimizar a dinâmica das aulas.

Como e onde surgiu o ensino híbrido?

Curiosamente, embora seja raramente falado, o ensino híbrido não é uma ideia nova. A ideia dessa metodologia surgiu nos Estados Unidos, onde o termo blended learning remonta à década de 1960. 

Foi nessa década que o uso da tecnologia em sala de aula realmente começou. No entanto, até meados da década de 1990, os computadores e outros equipamentos tecnológicos eram tão caros e pouco desenvolvidos que o modelo se tornou um tanto insustentável.

Com os avanços na criação e uso dessas tecnologias, como a invenção do CD e a disseminação da internet rápida, este método de ensino ganhou mais popularidade.

No Brasil, o Ensino Híbrido tem sido ainda mais utilizado após tanto tempo com aulas 100% online devido à pandemia.

Por isso, atualmente, além de pesquisar por “quanto tempo dura a faculdade de gestão de recursos humanos”, por exemplo, os alunos também buscam saber se há flexibilização para aulas online ou se é 100% presencial.

Quais são as vantagens do ensino híbrido?

Até hoje, a educação no Brasil está profundamente enraizada na cultura da sala de aula tradicional, onde os professores ficam na frente da sala de aula e todo o ensino e aprendizagem acontece nesse espaço.

Porém, como já foi dito, as pessoas aprendem de forma diferente.

Considerando que os modelos educacionais tradicionais colocam o foco e o protagonismo no professor, uma das principais premissas da educação a distância e do Ensino Híbrido é que o aluno deve ser o protagonista do próprio processo de aprendizagem.

No ensino à distância, os alunos podem concluir as tarefas em seu próprio tempo, em seu próprio ritmo e da maneira que acharem mais eficaz.

É nesse momento que a tecnologia é uma grande aliada, afinal, os alunos que fazem cursos de gestão de pessoas e liderança ead ou outras áreas, podem utilizar um computador, smartphone ou tablet para realizar pesquisas, assistir vídeo aulas ou até mesmo jogos educativos.

A autonomia do aluno é altamente valorizada e incentivada.

Mas mesmo com todas essas vantagens, o ensino à distância tem seu próprio conjunto de obstáculos. Por exemplo, sem interação face a face com um professor ou palestrante, os alunos podem ter dificuldade para fazer perguntas ou realizar alguns exercícios.

É por isso que o Ensino Híbrido aposta numa mescla entre o ensino online e offline, ou seja, o ensino presencial e a distância.

Dessa forma, as melhores partes de cada modelo podem ser aproveitadas para atingir um objetivo: aprimorar o aprendizado dos alunos e melhorar a qualidade da educação. 

Os modelos de aprendizagem do Ensino Hibrido  

O termo aprendizagem combinada é um termo amplo. Existem alguns modelos diferentes dentro:

  • Rotação de Estação;
  • Rotação pessoal;
  • Laboratório de Rotação;
  • Sala de Aula Invertida.

Alguns desses modelos ainda mantêm várias características da educação tradicional e são chamados de modelos contínuos, enquanto outros romperam completamente com a educação normativa chamados de modelos disruptivos. Veja algumas características de cada modelo:

  1. Rotação da estação

No modelo de rodízio de estações, o espaço institucional é dividido em estações de trabalho, cada uma com um objetivo específico, mas central para a turma.

A ideia é fazer com que os alunos se desloquem entre os locais, participando do curso em cada local.

Quando falamos de blended learning, esses sites costumam estar equipados com ferramentas tecnológicas típicas do ensino a distância, como vídeos de demonstração ou pequenas videoaulas.

Nessas estações, os alunos podem pedalar de forma autônoma e aprender em seu próprio tempo.

No entanto, é importante ressaltar que esses sites precisam ser independentes entre si, ou seja, complementares, mas não que os alunos precisem passar por um site para entender o outro. 

  1. Rotação pessoal

Há também uma variante chamada rotação individual, onde o rodízio entre estações é pensado para cada aluno, considerando suas dificuldades e necessidades.

  1. Laboratório rotativo

O laboratório rotativo sugere que os alunos alternem entre dois espaços, sendo um deles um laboratório com equipamentos de informática.

No laboratório, os alunos utilizam ferramentas tecnológicas para complementar o conteúdo que será ministrado em outro espaço, que pode ser uma sala de aula tradicional, um laboratório ou até mesmo um espaço ao ar livre (como uma quadra de esportes).

Da mesma forma que os rodízios sazonais funcionam, os cursos devem ser planejados para que os alunos tenham horários específicos em cada ambiente, e os cursos aprovados em cada ambiente sejam complementares.

  1. Sala de aula invertida

A sala de aula invertida é um modelo que rompe com os métodos e regras centrais da educação tradicional.

Como o nome sugere, é um modelo que inverte a lógica da sala de aula, onde os alunos aprendem novos conteúdos em casa e, por meio do ensino à distância, utilizam o espaço da sala de aula para fixação, questionamento e prática.

Nesse modelo, o EAD é muito utilizado, principalmente a videoaula. Afinal, com novos conteúdos sendo entregues remotamente, amplamente utilizada para facilitar o ensino é por meio de vídeo online.

Aqui, o aluno é exposto ao assunto antes do professor, então ele já tem uma melhor compreensão do assunto e suas dúvidas quando está na frente do tutor.

Por exemplo, um aluno que busca por ”gestão de recursos humanos ead preço pode encontrar um curso de ensino híbrido que visa primeiro apresentar as disciplinas e depois, apresentar o professor para que ele já tenha em mente quais são os principais pontos de atenção. 

Este modo é muito benéfico para alunos e professores, pois melhora o desempenho em sala de aula, o que é muito importante especialmente em cursos de curta duração – cerca de 50 minutos.

Em geral, todos os três modelos de blended learning são desenhados para estimular a autonomia e independência dos alunos, colocando-os como protagonistas em seu próprio processo de aprendizagem.

Portanto, além dos benefícios do próprio ensino, pode-se dizer que esse modelo estimula o crescimento pessoal e profissional dos alunos. 

O uso da tecnologia no Ensino Híbrido

Um dos motivos da ampla expansão do ensino à distância no Brasil é o avanço das ferramentas tecnológicas de ensino. 

Aumentar o investimento em ferramentas como plataformas de cursos online e formas de melhorar a experiência do aluno de ensino à distância nessas plataformas. 

No Ensino Híbrido, quando um aluno não está em uma sala de aula presencial, é tão importante quanto sua presença em sala de aula, portanto, o ensino também deve ser especialmente projetado para uma abordagem remota.

O uso do vídeo torna o ensino mais dinâmico, envolvente e ajuda os alunos a aprender. É por isso que, essa tecnologia está presente em gestão comercial ead melhores faculdades e todos os outros cursos possíveis.

A instituição pode até investir na gravação de cursos e realizar cursos online usando uma plataforma profissional, segura e com ferramentas extras. Isso garante que a experiência do aluno dentro e fora da sala de aula seja a melhor possível.

O ensino híbrido é considerado uma das melhores opções para a educação do século XXI e, por seu modelo de combinar as melhores práticas do ensino presencial com as do ensino à distância, pode significar uma grande revolução na sua diferenciação.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog It Business Fórum, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes sobre negócios, startups e estratégias para pequenas, médias e grandes empresas.

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.