Empreendedorismo: 5 dicas para iniciar um novo negócio

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por gabriel
em fevereiro 9, 2022

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Empreendedorismo: 5 dicas para iniciar um novo negócio

Empreendedorismo é um termo que conquista um espaço cada vez maior no mercado, principalmente com a chegada das ferramentas digitais, que facilitam o processo de não só de abrir um negócio, como também de administrá-los, com novos produtos e serviços.

Mas se por um lado abrir um negócio vem se tornando uma atividade mais fácil, é preciso também ter atenção ao fato de que essa simplicidade está aberta para todo o mercado, dentro dos mais variados setores, aumentando assim o nível de competitividade.

E isso se expande dentro de um período de crise econômica, no qual os indivíduos precisam ser criativos para conseguirem conquistar sua renda mensal. E com menos empregos no mercado, a solução muitas vezes é criar o seu próprio.

O que leva muitas pessoas a arriscarem, aplicando suas economias e recorrendo a um credito empresarial para conseguir abrir as portas do seu negócio próprio, visando uma maior conquista financeira, além do seu sucesso como profissional particular.

Ao mesmo tempo que o cenário parece mais propício para iniciar um novo negócio, isso acaba por resultar também em uma realidade cada vez mais competitiva, no qual diferentes mercados passam a disputar a atenção do público, com o intuito de serem recompensados.

E essa concorrência não está relacionada somente a uma competição direta, mas também por empresas de setores que possuam alguma relação, como o mercado de refrigerantes, no qual as marcas não competem apenas entre si, mas também sucos, chás, entre outros.

Um conjunto de questões que deve ser analisada antes de se procurar por uma abertura de empresa simples, pois por mais simples que tenha se tornado esse processo, existem outras responsabilidades a serem levadas em conta por parte desse novo empreendedor.

A começar pela sua capacidade de investimento e gestão, estando disposto a administrar um negócio da melhor maneira possível, a permitir que esse projeto comercial tenha todas as possibilidades possíveis de prosperar dentro do seu respectivo setor.

Então, antes de procurar para si o título de empreendedor, primeiro é importante entender a fundo ao que se refere essa denominação, que está além de uma profissão ou cargo, e sim sendo uma posição de destaque na gerência de algum negócio.

O que significa empreender?

É comum ver citado em artigos de jornais ou em publicações na internet sobre o mercado a palavra empreendedorismo, como um conceito particular, estando relacionado à administração de um negócio ou atividade comercial.

Isso no caso não deixa de ser uma verdade, mas a explicação por trás desse conceito é muito mais ampla, e para entender melhor o seu significado é preciso antes se conectar com esse termo em seu formato de ação, como o verbo empreender.

Um termo que está associado ao ato de colocar em prática em uma ideia específica de forma criativa, de maneira diferente ao que se encontra no mercado, garantindo assim que seja possível conquistar benefícios para todas as pessoas envolvidas neste negócio.

Passando pelos indivíduos que estão por trás de uma companhia que opera com soluções eletrônicas, indo até o seu público principal, com um cliente que procura por aluguel de notebook, para montar um escritório adequado aos seus funcionários.

Logo, sendo essa uma atividade responsável por alimentar todo um setor da sociedade, de clientes a fornecedores, movimentando toda uma cadeia de empregos, a garantir o sustento de um conjunto de pessoas, alimentando dessa forma uma parcela social.

E a necessidade de se retribuir a sociedade, com um negócio que traga algum valor nesse sentido, mostra-se de ainda maior importância nos tempos atuais, no qual o público consumidor apresenta uma maior consciência durante o seu processo de compra.

Optando por consumir de empresas que apresentem estar empenhadas em retribuir à sociedade pelos seus lucros alcançados, seja habilitando algum tipo de apoio para minorias excluídas socialmente, ou até mesmo com o cuidado através das causas ambientais.

Ou seja, o ato de empreender não está unicamente conectado ao ato de produzir ou vender algo, ao menos não somente isso. Tendo a responsabilidade de colocar uma ideia em prática, certificando-se de que essa ação poderá trazer benefícios para uma parcela social.

Como nos serviços de escrituração a serem oferecidos por um escritório de contabilidade, que será responsável por analisar e tomar contas de todas as atividades fiscais ligadas a um empreendimento, de forma a assegurar um tratamento legal sobre esses dados.

Permitindo com que um negócio consiga prosperar no mercado, gerando lucro aos seus administradores, empregos para a sociedade e satisfação para os seus clientes, tudo a partir de uma grande conexão de ativos relacionados ao empreendedorismo.

Uma realidade de importância ainda maior quando nos referimos ao mercado nacional, que depende no momento de uma onda de melhorias no mercado financeiro, para que seja possível recuperar o número de empregos perdidos durante a pandemia.

Além de outros processos cíclicos capazes de colocar em risco a economia do país, sendo preciso a criatividade dos empreendedores, para que seja possível recuperar esse cenário, junto do empenho desses profissionais, para que os seus negócios tenham sucesso.

E para se certificar de que o seu projeto comercial consiga prosperar, independente do cenário econômico em que se encontra, é preciso atuar junto de um planejamento minucioso, que consiga abordar todos os aspectos necessários a um negócio.

Estratégias para alcançar sucesso em seu negócio

Entrar no mercado empreendedor com um negócio novo pode ser um desafio para quem não possui experiência no ramo, principalmente quando se trata de um produto ou serviço de pouca circulação, sendo preciso educar o público nesse sentido.

Como na oferta de um programa gestão comercial para negócios voltados à internet, o que há alguns anos poderia parecer ser algo completamente inusitado, mas que hoje é um modelo comum empresarial, com a consolidação do meio comercial digital.

Sendo esse um exemplo de como pode ser importante ter confiança no seu produto, mesmo se tratando de algo inédito ao público e ao mercado.

E para que esse novo negócio consiga alcançar sucesso e assim garantir o seu crescimento, é importante seguir algumas estratégias específicas, que permitam que esse projeto tenha então possibilidade de se estabelecer em sua área, começando por:

  1. Estude as tendências do seu ramo

Dentro do mercado cada vez mais competitivo, é preciso se informar bem antes de tentar se destacar dentro desse universo, a depender principalmente dos objetivos por parte desse negócio, a alcançar uma posição de liderança ou de crescer em seu ritmo.

Um desafio que acaba sendo maior quando se trata de um negócio a operar com um produto ou serviço inédito no mercado, o que não impede esse empreendedor de estudar mercados associados, que podem agir como concorrentes do seu novo projeto.

  1. Conheça sua audiência

O propósito presencial de um negócio, independentemente do seu ramo, é agradar o seu público-alvo, atendendo os seus interesses e necessidades, logo, é essencial primeiro conhecer o que move esse cliente a consumir da sua loja.

Um processo a ser levado em conta durante a realização de um diagnósitico organizacional da sua empresa, analisando pontos que podem ser aprimorados na gestão da sua companhia, a começar pela sua relação com o público.

  1. Fique atento ao seu orçamento

A abertura de um negócio depende muito do capital inicial a ser investido nesse projeto, contudo, esse não é o único valor a ser considerado para que seja possível colocar em funcionamento um novo empreendimento, sendo preciso examinar gastos como:

  • Aluguel do espaço;
  • Pagamento dos funcionários;
  • Contrato com fornecedores;
  • Custos de produção;
  • Taxas e tributos a serem pagos.

Uma série de elementos financeiros a serem contabilizados pela assessoria fiscal responsável por prestar serviços a esse novo negócio.

  1. Formalize a abertura do negócio

O cliente deve sentir segurança ao fazer negócios com uma empresa, principalmente quando se trata de um novo empreendimento. Para confirmar essa proteção a ambos os envolvidos é preciso registrar legalmente o seu negócio.

Nesse sentido é importante recorrer à junta comercial do seu estado, para finalizar um processo que pode ser dado início através da internet, com a criação de um CNPJ para sua empresa, podendo registrá-la de acordo com o modelo de maior adequação.

  1. Examine tudo com frequência

Por fim, é importante examinar com atenção todos os documentos, taxas e números alcançados nesses primeiros momentos do seu negócio, a se identificar pontos de investimento ou de melhoria.

Questões que um serviço de contabilidade para comercio pode analisar com atenção, a garantir que esse negócio tenha possibilidade de crescer em sua área.

Procurar uma ajuda profissional pode também ser uma forma de se assegurar que esse novo negócio tenha capacidade de se expandir, sendo possível encontrar um aconselhamento comercial em bancos e agências financeiras.

Existindo profissionais que trabalham justamente com esse tipo de serviço no mercado, de forma a garantir o desenvolvimento de um empreendimento, sendo algo de importância para todo o mercado, assim como a sociedade, que tem fortes laços com esse meio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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