Descubra todos os tipos de barba e como cuidar de cada uma

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por admin
em novembro 5, 2021

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Compartilhe agora mesmo:

Descubra todos os tipos de barba e como cuidar de cada uma

A barba é o cabelo que cresce no queixo, pescoço, maçãs do rosto e sob o lábio inferior, combinando com o bigode, que é o cabelo que cresce no lábio superior. 

É uma característica física dos homens que começa a se desenvolver após a puberdade. Inclusive, existem muitos estilos de barba diferentes, sendo que cada um deles requer cuidados específicos. 

Um fato interessante sobre a barba é que ela é o análogo da juba dos leões machos na espécie humana, sendo uma característica como um claro componente evolutivo. 

A testosterona estimula os folículos capilares da face para seu crescimento. Na época da pré-história, funcionava como uma segurança biológica e tinha o objetivo de proteger a mandíbula durante as lutas e intimidar os adversários.

Hoje, a barba é simplesmente um recurso estético que pode render a você uma ou outra nomeação e avaliação social. Além disso, confere um ar de maior “masculinidade” e virilidade aos homens que a adotam.

No artigo de hoje você vai conferir quais os tipos de barba, os cuidados recomendados para cada um e os benefícios de cuidar. Acompanhe!

1. Barba cheia

O nome não poderia ser mais descritivo. É aquela que, exigindo tempo para crescer e cuidado para mantê-la, cobre toda a região do rosto e se estende um pouco além do queixo. 

Neste caso, a principal recomendação é deixar os pelos crescerem naturalmente e aparar as extremidades sempre que necessário, ajustando tanto ao seu gosto quanto ao tamanho.

O uso de algum tipo de suplemento mineral pode ajudá-lo quanto ao crescimento do pelo, eliminando as falhas e dando o aspecto de cheio.

2. Barba no estilo de âncora

Possui formato pontiagudo ou triangular que segue a linha da mandíbula e do queixo. Para completar o estilo, há um bigode desconectado dos pelos da região inferior do rosto. Lembra uma válvula direcional ou uma seta, apontando em direção ao peito.

A manutenção pode ser complicada porque semanalmente é necessário aparar os fios que nascem em outras regiões para manter o desenho e os recortes do estilo. Uma visita ao barbeiro é essencial e deverá ser periódica.

3. O famoso cavanhaque

Esse corte é ótimo para homens com pouca curvatura no rosto e pouco queixo. O cavanhaque pode ser de dois tipos: completo e fechado, para os que desejam um ar mais velho ou ralo e aberto, para os que desejam um perfil mais jovial.

O cavanhaque deve ser hidratado e escovado diariamente. É importante aparar semanalmente para manter o desenho e evitar fios quebradiços. O aparo pode ser realizado por máquina, lâmina de barbear ou produtos depilatórios como a cera.

É importante sempre ter o conserto de fricção da máquina em dia, a fim de evitar que pelos sejam arrancados ou o corte seja mal feito.

4. Barba estilo lenhador

Neste caso, os pelos crescem em demasia, para baixo e conferindo um formato mais quadrado, com comprimento a ser mantido. Confere um estilo mais rústico ao homem.

Recomenda-se aparar levemente os pelos em região de bigode e lábios. Isso permite que os pelos avancem e preencham ainda mais essas regiões. Além disso, é importante aparar as extremidades para deixar o desenho em dia.

5. Bigode destacado

O bigode pode permanecer no rosto junto à barba rala, sendo proeminente devido à maior quantidade de pelos.

Para o cuidado, recomenda-se passar a máquina em nível 1 ou 2 em todo o pelo, exceto o bigode. Nele você vai usar tesoura para aparar as arestas e manter o formato.

6. Barba por fazer

É um estilo comum para homens que estão estimulando o crescimento dos pelos no rosto por meio de produtos. Confere uma postura de maior formalidade, ideal para quem trabalha em escritório ou eventos.

Nesse caso, a recomendação de cuidado se volta para o aparo semanal ou a cada 4 dias, dependendo da frequência de crescimento dos pelos do rosto. Usar a máquina em nível 1, 2 ou 3, pode ser o ideal nesses casos.

7. Barba com desenho

Os desenhos dos pelos, nesse caso, podem variar a gosto do cliente. Contudo, a definição é dada por meio dos cortes no queixo, costeletas, pescoço e na região das maçãs do rosto. Geralmente, segue-se uma linearidade, dando forma e simetria.

No caso de barbas muito ralas, esse estilo não é recomendado pela deficiência de pelos em algumas regiões. Para o cuidado, recomenda-se o auxílio de um profissional, ou uso de navalha e lâmina de barbear a fim de manter o desenho em dia.

Nesse caso, é importante fazer um serviço de calibração periódico na máquina, a fim de evitar danos aos pelos e realizar cortes desnivelados por falta de corte da lâmina.

8. Barba do tipo densa

Neste tipo, os pelos formam um aspecto grosso e são baixos. É uma boa escolha para quem tem problemas em ter barbas do tipo por fazer, como pelos encravados com frequência.

Para o cuidado, é recomendado o corte dos pelos no sentido contrário ao crescimento, tomando cuidado para não deixar os níveis desiguais e mantendo a uniformidade. Para isso pode ser usada a lâmina ou máquina de barbear, sempre com cautela.

9. Barba estilo Van Dyke

O estilo Van Dyke é marcado pela presença de um bigode proeminente e barbicha na região inferior do rosto. É ideal para homens que possuem barbas falhadas em decorrência da genética familiar. Além disso, deixa o rosto mais limpo e é bem prática de cuidar.

A fim de manter os desenhos, deve-se aparar o excesso de crescimento, para manter a saúde dos fios, e sempre pentear com cera. O cuidado funciona como um processo de usinagem de precisão em que o desenho deve ser mantido de modo milimetricamente calculado.

10. Barba no estilo helênico

Esse estilo pode o fazer sentir como um guerreiro de Esparta. Consiste em deixar uma barba cheia e aparar o cavanhaque com a ponta descendente, imitando o estilo usado na antiguidade nas áreas próximas ao Mar Mediterrâneo.

Sendo assim, a recomendação é sempre aparar o excesso de pelos em crescimento e mantê-los hidratados e cheios.

11. Barba em estilo Balbo

O estilo Balbo é perfeito para homens com um queixo estreito. Apresenta características geométricas. É a marca registrada do famoso ator Robert Downey Jr.

Para tê-lo, você deve aparar a barba na diagonal e manter as laterais do cavanhaque mais largas que o bigode. 

12. Barba estilo imperial

Esse estilo compreende deixar um bigode e um cavanhaque compridos. Bigodes e cavanhaque são muito alongados e pontiagudos. O resto, bem cortado. Sem pelos nas maçãs do rosto.

O ideal para manter o corte é o uso de lâmina, máquina ou navalha, sendo recomendado o uso por profissional.

13. Barba Verdi

Inspirada no compositor italiano de ópera romântica do século 19, Giuseppe Verdi, esse estilo que leva seu nome também é muito peculiar. É um estilo de barba longa e cheia com um bigode muito característico, semelhante ao Dalí. 

Obviamente, requer muitos cuidados, dentre os quais uma frequente hidratação e aparo de pelos em excesso do rosto, deixando o bigode mais proeminente.

14. Barba em garfo francês

Em essência, é uma longa barba cheia, mas o cabelo abaixo do queixo é preso em duas tranças para dar aquela aparência de garfo.

Exige lavagem diária com shampoo e penteado com escova a fim de manter os cabelos sedosos. Além disso, seu comprimento deve ser aparado regularmente para evitar pontas duplas.

15. Barba sombreada

É aquela que é percebida como uma sombra no rosto. São os pelos faciais do homem após cerca de 2 dias sem barbear, por isso a barba não cobre mais de meio centímetro. É uma boa maneira de usar barba, mas sem parecer muito radical.

Sendo assim, a principal recomendação é de que o aparo seja realizado dentro de 3 a 4 dias com máquina em níveis baixos, mas ainda mantendo um comprimento. Não esquecer de verificar a qualidade do botão de comando da máquina, evitando cortes errôneos.

Benefícios de cuidar da barba

Os cuidados com a barba, conforme o seu tipo específico, garantem uma série de benefícios:

  • Maior higiene;
  • Menor risco de doenças de pele na região do rosto;
  • Maior elegância;
  • Menos coceira;
  • Melhor simetria facial;
  • Maior hidratação e brilho.

Os cuidados com a barba são responsáveis por mantê-la sempre limpa e ajeitada, tornando o rosto mais definido e simétrico para apresentação social.

É muito importante sempre ter à mão serviços de limpeza e conservação para higienização das barbas, uma vez que os pelos ao redor da boca entram em contato com alimentos.

Vale ressaltar que é importante procurar um barbeiro de confiança e que reconheça o seu tipo de barba e quais os cuidados recomendados. Siga as dicas desse artigo e sua barba ficará ainda mais vistosa e higiênica.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.