Depilação: Saiba como preparar a pele com produtos de beleza

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por gabriel
em julho 11, 2022

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Compartilhe agora mesmo:

Depilação: Saiba como preparar a pele com produtos de beleza

Fazer uma depilação bem-feita traz uma ótima sensação de pele lisinha e macia, auxiliando na autoestima de muitas pessoas. No entanto, é muito importante o processo pré-depilação, que melhora o desempenho durante a sessão e ajuda a eliminar dores.

Existem diversos produtos de beleza que podem te auxiliar nesse momento, basta fazer o uso adequado. Neste artigo vamos contextualizar esse processo de depilação e como você pode melhorar o desempenho durante este procedimento.

Depilação: dicas

Toda mulher gosta de sentir sua pele lisinha após a depilação, seja a dona de casa ou quem trabalha com fábrica de capachos personalizados, mas isso demanda alguns cuidados com a pele.

Para preparar a pele para a depilação, a melhor opção é a esfoliação, que evita pelos encravados e o acúmulo de pele morta. Você deve escolher produtos específicos que não agridem a pele e refazer a esfoliação alguns dias depois.

Tomar um banho morno antes de depilar ajuda a abrir os poros, o que facilita a remoção dos pelos e ameniza um pouco a dor, além de diminuir os riscos de infecção.

Manter a pele hidratada é fundamental para sua saúde corporal, mas é recomendado evitar cremes e óleos densos perto do período de depilação, pois eles podem provocar reações no corpo.

É importante que toda a higiene seja feita com água doce potável que tenha passado por tratamento com produtos para tratamento de água.

Qual a melhor forma para depilar as partes íntimas?

As partes íntimas podem ser depiladas tanto no salão, por um profissional esteticista, ou em casa, podendo usar meios como:

  • Lâmina de barbear;
  • Creme depilatório;
  • Cera quente;
  • Aparelhos depilatórios.

Mas você deve ter atenção ao fazer esse procedimento em casa, pois se trata de uma região muito sensível. Em qualquer um dos métodos, limpe bem a região a ser depilada. Para utilizar lâminas ou cremes depilatórios, primeiro apare os pelos com uma tesoura.

Na depilação com creme é fundamental evitar passar o produto nos pequenos lábios e na mucosa vaginal, afinal você não quer causar uma infecção e precisar de um atestado médico ocupacional.

Já a depilação com cera quente requer alguns cuidados adicionais: a ação deve ser feita de dentro para fora e de cima para baixo.

Ou seja, a cera deve ser aplicada no sentido do crescimento dos pêlos e ser retirada no sentido contrário, mas falaremos um pouco melhor da depilação com cera adiante.

É recomendado passar um creme ou um óleo calmante pós-depilação na região e evitar exposição ao sol por cerca de 24 horas após a depilação.

Qual o melhor hidratante para o corpo?

O melhor hidratante corporal é aquele que mantém a barreira cutânea íntegra, mantendo a pele hidratada.

Conte com produtos com ativos que hidratam, amaciam e não permitem que ocorra a perda de água. Algumas substâncias que ajudam manter a pele hidratada e estar presente em bons cremes são:

  • Óleo de macadâmia;
  • Óleo de girassol;
  • Óleo de amêndoas;
  • Manteiga de karité;
  • Ácido hialurônico;
  • Uréia;
  • Ceramida;
  • Aveia.

É importante ressaltar que é importante usar produtos específicos para cada tipo de pele, e você pode deixar sua pele hidratada mesmo enquanto trabalha com uma máquina extrusora de plástico.

Se tiver dúvidas, consulte um dermatologista para saber qual é o tipo de produto mais indicado para você.

É bom usar esfoliante corporal?

A esfoliação é um ótimo método de cuidar da pele, desde que feita com produtos esfoliantes de boa qualidade e que não machuquem a pele. São vários os benefícios que essa prática pode trazer, entre elas a sensação de limpeza e frescor para a pele.

Além disso, ela desobstrui os poros, impedindo o aparecimento de cravos brancos e pretos, e retira a pele morta e sujeira que não sai somente com a água.

Outro benefício para a rotina de quem trabalha em uma empresa de faixa abdominal elástica com velcro é o estímulo na produção de colágeno, ajudando a deixar a pele mais jovem e firme.

A esfoliação também auxilia na uniformização da pele para a recepção de outros produtos de skincare.

Depilação com cera

Vamos focar aqui na depilação com cera, que pode gerar dor e desconforto, mas apresenta um dos melhores resultados.

Nesse momento são necessários alguns cuidados para evitar irritações, pelos encravados e manchas na pele, e você também pode amenizar a dor durante o processo. Confira nossas dicas.

  1. Esfolie antes e depois da depilação

Já falamos da importância da esfoliação, mas voltamos a chamar atenção para esse passo tão importante. É uma ação ideal para combater pelos encravados, então deve ser feita alguns dias antes da depilação, como prevenção.

Depois de alguns dias da depilação, já com a pele recuperada da remoção dos pelos, é possível refazer o processo e retomar isso na sua rotina.

Invista em produtos eficientes, mas delicados, que não danifiquem sua pele e cause problemas, como alergias ou descamação.

Manter a pele esfoliada é uma ótima forma de mantê-la saudável, e você pode fazer isso mesmo trabalhando com distribuidores de conectores elétricos para se sentir mais bonita.

  1. Hidrate a pele, mas não exage

Manter a pele hidratada é ótimo, e deve fazer parte de sua rotina de cuidados diários com a beleza. No entanto, antes de fazer o procedimento com cera, evite usar cremes e óleos densos, pois eles podem interferir no processo de depilação e até provocar reações.

  1. Proteja-se e evite a exposição ao sol

Quando você faz a remoção dos pelos, deixa a pele sensibilizada, e assim como materiais como descartaveis cirúrgicos, devem ficar protegidos da radiação solar.

Após a depilação o corpo fica mais suscetível a processos como ressecamento, vermelhidão e manchas, por isso você sempre deve usar um filtro solar adequado para sua pele.

  1. Use roupas confortáveis

O uso de roupas muito apertadas e justas favorecem o atrito com a pele, deixando-a mais sensível. Isso pode aumentar a dor durante a depilação e aumentar as chances de nascerem pelos encravados.

O mais indicado é optar por roupas mais largas e confortáveis, de preferência de tecidos naturais, como o algodão.

  1. Banho, antes e depois da depilação, sim!

Antes de iniciar sua sessão de depilação, tome um bom banho com água morna, o que vai ajudar a abrir os poros e reduzir a quantidade de microorganismos presentes em sua superfície.

Isso faz com que os pelos saiam com mais facilidade e menos dor, além de diminuir os riscos de infecções. Indicamos também que a região seja lavada novamente após a depilação, com sabonete antisséptico, a fim de garantir uma maior proteção.

É um processo de limpeza muito importante para sua rotina de depilação e você deve levar tão a sério quanto as aplicações de um esterilizador para laboratório.

Considerações finais

Neste artigo você acompanhou dicas de como se preparar para a depilação e garantir que sua pele vai estar sempre saudável.

Nunca se esqueça da importância de consultar um dermatologista para receber orientações seguras para a depilação e algumas dicas para acalmar a pele pós-depilação.

A avaliação médica é um passo importante antes das realização de um processo estético, mesmo se ele não for tão invasivo.

O médico vai avaliar sua história prévia ou atual de doenças, possibilidades de câncer de pele, uso de medicações, infecções, alergias aos produtos, exposição solar e conversará sobre os tratamentos estéticos.

Em um exame físico feito previamente aos tratamentos estéticos, os dermatologistas devem avaliar a presença de algum sinal ou lesão na pele que são característicos de doenças cutâneas.

Não é indicado depilar regiões feridas ou com lesões, bem como infecções ou qualquer outra complicação.

Uma máxima entre os profissionais da saúde é o uso de protetor solar de boa qualidade e próprio para sua pele, evitando queimaduras de sol e envelhecimento precoce.

O câncer de pele é uma grande preocupação dos especialistas, uma vez que é o mais frequente no nosso país.

Por essas e outras razões é fundamental ter um certo acompanhamento médico em intervalos periódicos, vendo se está tudo bem com sua pele.

Siga nossas dicas e aproveite uma depilação mais tranquila, com menos dor e mantendo sua pele bem cuidada e hidratada. Proteja-se do sol e dos raios UV para evitar manchas e até mesmo o tão temido câncer de pele.

Com bons procedimentos antes, durante e depois da sua depilação, você terá bons resultados e uma pele lisinha por mais tempo. O cuidado com o corpo é algo fundamental para manutenção da saúde física e mental, então não perca tempo para ficar mais bonita.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.