5 dicas para decorar um apartamento pequeno 

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por gabriel
em abril 13, 2022

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Compartilhe agora mesmo:

5 dicas para decorar um apartamento pequeno 

Decorar seu apartamento pode ser uma ótima maneira de colocar estilo e elegância no imóvel. Mais do que um simples quesito estético, a decoração com adesivos industriais, por exemplo, tem reflexos físicos, psicológicos e emocionais nos moradores da casa.

Assim, um design de interiores bem feito acaba se tornando parte da qualidade de vida das pessoas que moram no ambiente, o que deixou de lado o conceito ultrapassado de que decorar a casa era uma futilidade.

A importância de uma decoração bem executada

Esse tipo de escolha é muito importante para que você consiga entender toda a complexidade de um design de ambientes. Isso porque o decorador não tem como única função tornar um espaço mais bonito.

Esse processo envolve alinhar a estética do ambiente com sua usabilidade. Independentemente do estilo de decoração que você escolheu, é preciso que o local apresente segurança com cabo de solda e funcionalidade.

Isso se reflete em diversos aspectos da decoração, como:

  • Tipos de portas;
  • Pisos;
  • Cortinas;
  • Móveis.

Até mesmo o posicionamento de cada objeto decorativo deve levar em conta a incisão de luz solar no ambiente, ou mesmo a iluminação artificial adequada para gerar o impacto que você deseja nesse tipo de ação.

Uma iluminação fraca pode causar uma série de problemas, sejam eles físicos, como dificuldade para enxergar, ou emocional, ativando gatilhos mentais de ansiedade e depressão. Por isso, é preciso pensar muito bem nesse tipo de ação.

Mesmo dentro de ambientes empresariais, a decoração de interiores é importante. A escolha errada de cores e objetos pode acabar fazendo com que a produtividade dos colaboradores baixe, reflexo de uma desmotivação aparente.

Por conta disso, pensar de maneira efetiva na decoração com conexões de aço inox é um passo fundamental para qualquer pessoa que está iniciando sua jornada em um novo imóvel. Algumas outras dificuldades devem ser pensadas também.

Por conta da alta população nos grandes centros urbanos, está se tornando cada vez mais difícil conseguir uma moradia em um local privilegiado. Para tentar reverter esse quadro, as construtoras criaram uma solução funcional.

Com a construção de imóveis cada vez menores, é possível dividir melhor o espaço de um edifício e possibilitar que muito mais pessoas e famílias consigam morar próximas de seus empregos e escolas.

Entretanto, os apartamentos pequenos apresentam suas próprias dificuldades no quesito decoração, uma vez que não possuem tanta área disponível. Por isso, é preciso entender suas possibilidades dentro desse processo de armazenagem de moveis.

Decoração para apartamentos pequenos

Agora que você entende a importância da decoração para um imóvel, é preciso pensar em maneiras de aplicar isso a apartamentos pequenos, para conseguir um resultado adequado ainda que com pouco espaço disponível.

Vale lembrar que a decoração é um item extremamente pessoal, e muitas pessoas acabam tendo visões diferentes do que fica melhor em cada ambiente. Se você não mora sozinho, é importante debater com os outros moradores para encontrar o estilo adequado.

No fim, adaptar a sua realidade de vida à decoração do imóvel é um processo muito importante, e existem algumas dicas, como a utilização de piso de grade, que podem ajudar a conquistar esse objetivo do jeito que você sempre quis.

1.    Integrando ambientes diferentes

Em imóveis pequenos, quanto mais você conseguir ampliar os espaços, melhor. Por isso, integrar ambientes diferentes é uma excelente maneira de tornar a decoração mais fluida, ocupando menos espaço.

Utilizar móveis e outros itens decorativos para separar ambientes é muito mais funcional que paredes ou grandes divisórias, que acabam atrapalhando a movimentação e tornando o local mais carregado.

Além disso, este é um conceito bastante moderno, com o qual você pode deixar o imóvel muito mais elegante e agradável. Ambientes comuns podem ser separados por sofás e mesas, enquanto a cozinha pode ter um destaque diferenciado no ambiente.

A verdade é que esse tipo de ação depende muito mais de como o imóvel pode prover espaço para você, uma vez que isso define o quanto é possível integrar cômodos e criar um ambiente satisfatório.

Para quem mora com mais pessoas, a integração de ambientes com um painel de led quadrado acaba se tornando uma maneira de otimizar a convivência, uma vez que as pessoas podem interagir de diferentes cômodos da casa.

Isso é muito importante para otimizar o espaço reduzido desse tipo de apartamento, possibilitando uma otimização do uso desse tipo de imóvel.

2.    Ampliando o ambiente

Apartamentos pequenos têm um espaço limitado. Isso significa que a sensação de claustrofobia e de apertamento pode ser muito forte se você não souber fazer uma decoração favorável para o ambiente.

Uma das principais maneiras de atingir esse objetivo é através das cores. Existem muitos tons que ajudam a dar uma impressão de amplitude, sobretudo os mais claros ou pastéis. Dessa forma, você consegue deixar o ambiente mais amplo.

Isso não significa que você não pode usar cores mais fortes, mas é preciso entender como acrescentar esses tons para criar um destaque no ambiente, sem diminuí-lo. Assim, você pode colocar cores escuras nos plásticos de engenharia que dão detalhes ao espaço.

Já os espelhos são uma excelente opção para imóveis pequenos. Eles deixam a decoração com um toque de sofisticação, principalmente com molduras modernas e um posicionamento adequado.

Se possível, espelhos que ocupem toda a parede são muito melhores para trabalhar do que espelhos pequenos. Eles ficam ótimos em qualquer estilo de decoração e são muito versáteis.

Mesmo em ambientes mais íntimos, como os quartos, o espelho pode servir tanto como cabeceira da cama quanto no guarda-roupas, possibilitando que ele tenha utilidade para você se arrumar, além de servir como um ampliador para o ambiente.

3.    Aproveitamento de espaços

Um dos maiores problemas para imóveis menores é justamente a falta de espaço para armazenagem. Normalmente, quando uma pessoa muda de um imóvel maior para um menor é quando ela percebe a quantidade de itens que acumula com o tempo.

Embora praticar o desapego seja uma excelente maneira de reduzir a quantidade de itens levados para o imóvel menor, é importante pensar em maneiras de armazenar tudo o que ficou para você. Lembre-se, não acumule tudo na sua laje lisa protendida, organize com calma.

A primeira opção são os móveis planejados. Estes móveis são feitos sob medida para o apartamento, e aproveitam cada espaço para otimizar a armazenagem e garantir uma estrutura de qualidade para os moradores.

Entretanto, esse tipo de móvel pode estar muito acima do seu orçamento, e neste caso, é importante pensar em alternativas que possam ajudar a estruturar adequadamente o imóvel e aproveitar melhor os espaços.

As prateleiras e ganchos são o primeiro tipo de item que vêm em mente quando o assunto é organização. Estes itens permitem que você utilize espaços mais altos do apartamento para conseguir organizar melhor seus objetos.

Existem prateleiras de diversos modelos e tamanhos, podendo ser incluídas até mesmo na decoração com modelos mais modernos e arrojados, que permitem que você crie espaços divertidos em sua casa e mantenha a estrutura em ordem.

4.    Escolha os móveis certos

Escolher os móveis adequados é um passo fundamental para a decoração de seu apartamento. Existem diversos produtos diferentes para escolher e aproveitar melhor o espaço de um apartamento pequeno, mas é preciso ter um planejamento antecipado.

Tire todas as medidas do imóvel antes de fazer escolhas, principalmente de itens grandes como sofás e armários. Em alguns casos, é preciso escolher entre um tipo de item específico para ele se adequar ao apartamento como um todo.

Além disso, você deve procurar móveis que estejam de acordo com o estilo de decoração que deseja fazer para um resultado mais efetivo.

5.    Aposte no minimalismo

Menos é mais. Essa é uma das frases que mais reflete a decoração em imóveis menores. Se você mora em um apartamento pequeno, e sente que precisa de uma ampliação no espaço, o ideal é renovar os móveis e tirar os excessos.

Você pode fazer isso com móveis, objetos decorativos e até mesmo a iluminação de sua casa pode ser impactada, criando um ambiente com muito mais leveza e uma sensação de espaço maior, que você pode aproveitar com mais qualidade de vida.

Considerações finais

A decoração de imóveis pequenos possui uma série de desafios, mas pode ser conquistada com muita qualidade e otimizada para atingir os objetivos que você precisa para se sentir bem em seu apartamento.

Quanto mais atenção você puder oferecer para a decoração, mais estruturado o ambiente estará, otimizando esse tipo de ação e conquistando resultados muito mais efetivos para suas vontades em relação ao imóvel.

Assim, você terá não só um local para descansar e passar seu tempo livre, mas um ambiente no qual sente prazer de ficar, aproveitando melhor tanto o tempo sozinho quanto reuniões com amigos e familiares.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.