
Os problemas bucais podem comprometer a saúde de um modo geral e não só a aparência do sorriso. Isso porque, a saúde bucal pode afetar a mastigação, a digestão e pode até comprometer o músculo cardíaco.
Contudo, você sabe quais são os principais problemas bucais e como eles podem afetar a sua saúde?
Ao longo deste conteúdo, você descobre tudo o que precisa saber para ter mais qualidade de vida e saúde. Boa leitura!
5 doenças que afetam a saúde bucal
Existem alguns problemas sistêmicos no corpo, dos quais podem ser facilmente resultado de maus cuidados com as dentições e gengivas, ou até mesmo congênitos. Alguns podem ser resolvidos com o aparelho transparente preço, mas alguns podem pedir por cirurgias:
- Endocardite bacteriana pode causar doenças no coração
Quando os problemas bucais não são tratados corretamente, as bactérias podem comprometer a saúde do seu coração.
A endocardite bacteriana é um exemplo de doença que é originada pelas bactérias presentes na cavidade bucal e entram na corrente sanguínea e chegam ao coração.
Por ser muito perigosa, a endocardite deve ser acompanhada de perto. Assim, uma maneira muito eficiente de evitá-la é cuidar com atenção da saúde bucal.
No entanto, os pacientes que já possuem algum problema bucal e prótese fixa dentária, o recomendado é fazer acompanhamento cardiológico e dentário, para evitar problemas ainda mais complexos.
- Cárie
A cárie, quando está em um estágio avançado e não é tratada, ataca a polpa do dente – um tecido mole com nervos e vasos sanguíneos.
Nesse momento, ela pode causar sensibilidade no dente do paciente e até mesmo uma infecção, que só se agrava enquanto o problema não for resolvido.
Por isso, os dentistas recomendam consultas de rotina. Com o atendimento regular, facilmente o profissional identifica a cárie antes dela se tornar um problema muito grave para o indivíduo e ele tenha que fazer a extração de dente valor.
- Retração gengival
Quando o paciente possui um acúmulo excessivo de placa bacteriana nos dentes, a gengiva também é afetada.
Isso porque, elas possuem contato direto com as bactérias e inflamam. Com essa inflamação, quando não tratada, a gengiva passa a se retrair e assim, começa a expor a raiz.
A retração gengival deixa a região inflamada mais sensível e cada vez mais suscetível a problemas bucais ainda mais graves.
Um dos tratamentos recomendados para os pacientes é a restauração de porcelana e a melhora na higienização bucal. No entanto, somente um especialista poderá avaliar, diagnosticar e recomendar o melhor tratamento para o paciente.
- Periodontite
A periodontite é uma infecção causada por bactérias que atacam os tecidos, ligamentos e ossos que sustentam e envolvem os dentes. Essa doença é o agravamento da gengivite e é um problema bucal irreversível, ou seja, não há cura para a doença, mas sim um controle.
Assim como a retração gengival, a periodontite é causada pelo acúmulo de placa bacteriana e ela pode fazer com que os dentes fiquem separados da gengiva e consequentemente, os dentes podem ficar soltos ao ponto de caírem sozinhos ou passarem por uma remoção.
- Bruxismo
O bruxismo, quando causado por má oclusão do paciente, pode ser tratada com uma cirurgia dtm. Contudo, somente um especialista poderá avaliar, diagnosticar e recomendar o melhor tratamento para o mau posicionamento dos dentes do paciente.
- Câncer de boca
É importante ressaltar que qualquer inflamação na região bucal deve ser tratada, pois existem problemas bucais que se tornam irreversíveis conforme o tempo passa.
Além disso, há doenças bucais que podem ser realmente mortais, como, por exemplo, o câncer de boca. As células malignas continuam se multiplicando e podem se tornar tumores e até mesmo lesões cancerígenas.
Não abra mão da sua saúde bucal: Visite um dentista regularmente
Se você ficou preocupado(a) com os problemas bucais que podem comprometer a sua saúde, logo pode procurar por determinados tratamentos próprios para sanar dúvidas ou acabar com dores anteriormente de causas desconhecidas.
Para tanto, o ideal é agendar uma consulta para uma avaliação com um dentista de sua confiança. Somente o especialista poderá avaliar e identificar quaisquer problemas bucais que você possa ter.
Caso não haja nenhum problema bucal, o dentista poderá realizar uma limpeza profissional onde ele remove todas as possíveis placas bacterianas antes mesmo delas causarem algum problema na sua gengiva.
Não descuide da sua saúde! Faça visitas regulares e tenha bons hábitos.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.
Deixe um comentário