
Entenda como organizar suas finanças e começar a investir
O brasileiro está cada vez mais propenso a investir. Saímos da época em que investimento era deixar o dinheiro na poupança, e agora cada vez mais pessoas se aventuram em títulos de renda fixa, ações, criptomoedas e outros tipos de investimentos.
Mas ainda há uma barreira para começar a investir: fazer o dinheiro do mês sobrar. Segundo a ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades do Mercado Financeiro e de Capitais), cerca de 40% dos brasileiros já realizaram algum tipo de investimento em 2020.
Em contrapartida, a PEIC (Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor), realizada pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), aponta que 75,6% das famílias brasileiras estão endividadas.
Para te ajudar a organizar as contas, quitar as dívidas e separar um dinheiro para investir com regularidade, fizemos uma lista com diversas dicas abaixo, confira:
Conheça o seu orçamento
A primeira dica importante é conhecer o seu orçamento. Você precisa saber como ganha e como gasta o seu dinheiro. Por isso, anote todos os gastos e receitas a partir de agora!
No fim do mês, faça um balanço dos gastos, dividindo por categorias e prioridade. Dessa forma, você terá uma visão ampla dos seus gastos essenciais como aluguel, água, luz, telefone e internet.
Também saberá quais são os gastos supérfluos que podem estar ajudando a inflar o orçamento. E claro, você saberá como você ganha dinheiro, quando você recebe e a data das suas principais faturas.
Elimine gastos desnecessários
Agora que você já conhece os seus gastos, você pode eliminar o que é desnecessário. Muitos gastos com lazer e compras podem ser cortados ou mesmo reduzidos. Você não precisa ficar sem ter opções de lazer, mas pode começar a controlar os gastos nessa área, optando por alternativas mais baratas, por exemplo.
Quite dívidas (ou troque por dívidas mais baratas)
Se você tem dívidas de cartão de crédito ou empréstimos pessoais, a dica é quitar essas despesas. Tente reorganizar o orçamento e vender algumas coisas, assim você pode conseguir dinheiro para renegociar e quitar a dívida.
Outra alternativa interessante é trocar uma dívida mais cara por uma mais barata. Os juros cobrados no cartão de crédito, por exemplo, são mais altos do que em um empréstimo consignado e refinanciamento de veículos.
A dica é buscar uma linha de empréstimo com juros menores, assim você pode quitar a dívida mais cara e adquirir uma dívida menor que caiba no seu orçamento.
Gaste menos do que ganha
Essa é uma dica básica, é algo bem óbvio, mas poucas pessoas conseguem seguir! Para que você tenha dinheiro para investir no fim do mês, controle seus gastos e gaste menos do que ganha.
Para isso, controle os seus gastos supérfluos com rigidez. E se as contas essenciais forem muito altas, busque por opções mais baratas. Se você paga um plano de internet muito caro, você pode procurar outra operadora que tenha uma opção mais barata e fazer a troca, por exemplo.
Crie uma meta de investimentos e busque atingi-la!
Se você seguir as dicas acima, o dinheiro já estará sobrando no fim do mês. Agora para começar a investir, o ideal é que você crie uma meta. Estipule um percentual da sua renda para realizar investimentos todo mês e busque seguir seu objetivo com disciplina.
Muitas pessoas têm dificuldades para investir, mesmo com o orçamento organizado. Por isso, criar uma meta de investimentos é importante. Essa é a melhor maneira para adquirir o hábito de realizar investimentos com regularidade.
Com as nossas dicas, você poderá organizar suas contas e terá dinheiro para investir. Ter controle sobre as próprias finanças não é algo complicado, apenas passa por uma reeducação financeira. Aprenda a usar melhor o seu dinheiro com nossas dicas e comece a investir.
Deixe um comentário