
Cuidar de sua saúde e higiene bucal, mostra-se fundamental para uma melhor qualidade de vida, bem como uma melhor saúde física e mental. Por isso, cuidar de problemas, como o bruxismo, é de suma importância para que ela seja mantida
É necessário entender que o bruxismo é algo que pode acometer pessoas de qualquer idade, sendo de maneira consciente ou inconsciente. Por isso, caso você possua essa condição, é pertinente procurar sobre aparelho bruxismo onde comprar.
O que é o bruxismo
Antes de tudo, é bom ter o conhecimento do que é o bruxismo para que seja comentando, posteriormente, como ele pode acarretar em complicações na qualidade de vida da pessoa.
O bruxismo nada mais é do que um condição em que há excessivo, proposital ou não, rangimento dos dentes.
É uma função oral parafuncional, ou seja, um hábito que não tem uma função específica natural, que apenas coloca sua boca e os ossos do rosto em posições anormais, sobrecarregando-as.
Pessoas que sofrem com esse tipo de condição, podem precisar muitas vezes de uma ferramenta que ajude a diminuir o impacto, então procurar o mais rápido aparelho para bruxismo valor.
Sendo assim, há dois tipos de bruxismo, um que ocorre durante o sono (bruxismo noturno) e um que ocorre quando você está acordado (bruxismo diurno).
Por mais que ambos os tipos possam causar danos nos dentes, o bruxismo noturno tende a doer mais no começo do seu dia, melhorando aos poucos com o passar do tempo.
Já o diurno é o contrário, quando você acorda está sem dor, porém, à medida que o tempo passa, mais dor é sentida, sendo necessário às vezes uma cirurgia dtm.
Principais causas e sintomas do bruxismo
Após o conhecimento resumido do que é o bruxismo, é relevante entender como ele é causado e quais são seus principais sintomas.
As causas de bruxismo não são ainda completamente entendidas, já que pode envolver diversos fatores como, por exemplo:
- Problemas genéticos;
- Deficiências, como a síndrome de down;
- Medicações mais fortes;
- Estresse e outros problemas psicológicos;
- Fatores oclusais.
Dessa forma, é possível ver que as causas do bruxismo são diversas, então às vezes não há como fazer o diagnóstico apenas no dentista.
É importante também ter noção dos principais sintomas do bruxismo, já que parecem ser “pequenos”, justamente por se tratar de um problema simples.
Porém, se os sintomas não forem tratados, poderá haver a perda de dente, sendo necessário a visita à dentista especialista em prótese.
Alguns dos principais sintomas são:
- Desgaste dentário
Por ocorrer um atrito constante nos dentes, um dos primeiros sintomas que irá surgir é o desgaste dos dentes, que podem apresentar uma mudança na coloração devido ao desgaste, já que há a perda do esmalte.
Além disso, seus dentes podem ficar mais frágeis, o que pode resultar em pequenas fraturas dentárias, podendo ser necessário a extração do mesmo,
Sendo assim, procurar por uma extração de dente valor nesse caso é importante para sempre ter uma boa manutenção bucal.
- Dores fortes
Pode parecer confuso o fato de que apenas ranger os dentes pode trazer uma dor forte, entretanto, se o bruxismo não for cuidado, essa dor pode realmente se mostrar complicada.
Começando com uma dor fraca, ele evolui para uma dor de cabeça, que piora conforme o tratamento é adiado ou ignorado.
Além disso, pode também causar dores na têmpora e na mandíbula, tão fortes que parece que você tomou um soco bem dado.
Como o bruxismo afeta sua vida e como tratar
Pelo bruxismo se tratar de uma condição que ocorre quando a pessoa está dormindo, é muito comum que haja um desconforto na hora do sono, atrapalhando consideravelmente a qualidade do sono.
E dormir bem é extremamente importante para uma vida mais saudável, já que, quando você tem um sono ruim, acaba ficando muito estressado ou ansioso, o que é, por sua vez, uma causa comum do bruxismo diurno.
Dessa forma, você ficaria em um ciclo vicioso de dor e estresse. Por isso, para você realizar o tratamento, não basta somente a ajuda de um dentista.
Além disso, por mais que ele possa te dar dicas de como aliviar a dor, por se tratar muitas vezes de uma condição psicológica, é pertinente que você realize atividades que te ajudem a aliviar o estresse.
Dessa maneira, é possível entender a importância do acompanhamento constante do dentista, bem como o acompanhamento de um psicólogo, já que a saúde bucal, física e mental, sempre estão conversando entre si.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.
Deixe um comentário