Futsal: Conheça mais sobre um dos esportes mais praticados no Brasil

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por gabriel
em abril 7, 2022

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Compartilhe agora mesmo:

Futsal: Conheça mais sobre um dos esportes mais praticados no Brasil

O futsal é uma prática esportiva muito conhecida no Brasil, entretanto, começou aproximadamente em 1934, no Uruguai por jovens da Associação Cristã de Moços. É um esporte coletivo, disputado em quadra, no qual cada time tem cinco jogadores.

Pois bem, o responsável pelo esporte foi o professor de educação física Juan Carlos Ceriani Gravier. Assim, logo depois de ser inventado, veio para o Brasil e passou a ser chamado de futebol de salão. 

Semelhante ao futebol de campo, porém com as suas peculiaridades, não havia muitos campos ou auditoria ambiental como vemos hoje em dia, então esses jovens improvisaram partidas nas quadras de basquete, com cinco, seis e até sete jogadores. 

Com pouco tempo de criação do esporte, já haviam times disputando torneios. Entre 1955 e no ano seguinte, no Rio de Janeiro, organizou-se o primeiro campeonato oficial com quarenta e dois competidores. 

Até 1959 havia diferença nas regras entre um estado e outro, mas a Confederação Brasileira de Esportes oficializou o jogo impondo o uso de uniformes e instituindo as regras como um todo.

As bolas usadas eram de serragem, crina vegetal, ou mesmo de cortiça granulada. Entretanto, foi preciso desenvolver uma outra técnica para que as bolas não saltassem tanto e saíssem das quadras, como acontecia bastante. 

Toda a consolidação e edição de regras e arbitragem desse esporte aconteceu em fins dos anos 50, e nessa mesma época foram fundadas nos principais estados e acabou disseminando rapidamente por todo o país. 

Com o passar do tempo, todos os estados do país contavam com uma federação e equipe de futsal. Ademais, com a disseminação da pandemia, todas as categorias que voltaram a jogar em quadra, passaram a utilizar álcool absoluto e máscaras descartáveis.

Conheça os principais fundamentos do esporte 

O dinamismo e a velocidade são maiores do que no futebol em campo de grama. Além disso, o domínio de bola, ou seja, o ato do jogador dominar a bola é feito com a sola do pé, fato que diferencia o futebol de campo.

Similar com o futebol, este esporte tem o intuito de marcar gols, assim a equipe que mais fizer, ganha a partida, reunindo diversos movimentos na quadra, desde chutes, dribles, cabeceios, técnicas de passe de bola e assim sucessivamente. 

Além dos jogadores presentes na quadra e nos bancos reserva, cada equipe possui um treinador. Entre os dois árbitros presentes: o auxiliar e o principal, tem também o cronometrista, pelo próprio nome já diz, ele cronometra o tempo total da partida.

Diferentemente do futebol comum, não há impedimento. No entanto, a cobrança de falta, escanteio, arremesso lateral, de canto e tiro de meta, estão presentes no jogo e cobradas durante a partida, cobranças feitas em quatro segundos e com o pé.

Havendo em quadra:

  • Pivô;
  • Alas;
  • Fixo;
  • Goleiro;
  • Técnicos e treinadores.

Desse modo, o primeiro é responsável por ser posicionado mais próximo do centro da quadra e do campo adversário, principal jogador no ataque. Na categoria de alas, estão os jogadores laterais, organizadores das jogadas de ataque e defesa. 

O fixo é o jogador que fica mais próximo do goleiro na partida, defende seu campo e o gol dos avanços da equipe adversária, complementando com a organização da partida em termos de sistema tático do jogo. 

Entre os dois times com cinco jogadores cada, em que cada equipe tem um goleiro, o principal responsável por defender as entradas da bola. Além dele, os outros responsáveis pela defesa são comparados com um zagueiro em campo.

O que acontece na partida?

Uma partida de futsal tem em média quarenta minutos, dividido em dois tempos de vinte minutos com intervalo de dez minutos. E como o futebol de campo, se um jogador cometer falta ele pode levar cartão amarelo (advertência) ou vermelho (expulsão).

Entre um intervalo e outro geralmente tem um distribuidor de descartáveis com bebidas energizantes, contribuindo para o rendimento dos atletas e também torcidas, garantindo mais vitalidade para a partida.

Ademais, não há limites para substituição de jogadores, podendo ocorrer a qualquer momento do jogo. E, de acordo com cada categoria, o comprimento e a largura da quadra, há variações. 

As faltas ocorrem quando o jogador encosta a mão na bola, quando há desavenças entre jogadores e árbitros, ou quando há violência física ou verbal, dependendo da gravidade do caso, é solicitado o uso do cartão.

A questão política os diferencia já que o futsal é de responsabilidade da FIFA (Fédération Internationale de Football Association), enquanto o futebol de salão é da FIFUSA (Federação Internacional de Futebol de Salão).

E, é importante reforçar que, como toda a empresa, é necessário ter um laudo spda. Pois não trata apenas de uma adaptação esportiva e sim de um profissionalismo que conta com localidade, números de pessoas participantes, praticantes. 

Ademais, o esporte ainda não se enquadra na categoria de esporte olímpico no Brasil, mesmo sendo um dos mais populares do país. Em caso de acidente em quadra, há condições de emergência, lençol hospitalar e macas, tudo de forma correta e segura.

Veja as novas regras do esporte

Com o passar do tempo, todas as categorias passam por atualizações de regras, seja no futsal, seja no futebol, basquete ou vôlei. Tudo para que se tornem modalidades ainda melhores apresentadas e praticadas pelos atletas de modo geral. 

Em toda a rede comercial há manutenção de equipamentos biomédicos, em quadra não é diferente, regularmente o espaço em que a prática esportiva acontece, passa por reformulações a fim de proporcionar bem-estar e qualidade aos praticantes. 

Pois bem, a disputa por pênaltis no futsal deve ser feita com cinco cobranças por equipe, antes eram apenas três. O cronometrista que decretará o final do jogo, o que antes era feito apenas para sinalizar o tempo da partida, e o árbitro principal que apitava finalizando.

Uma das novas regras inseridas também foi a questão do tiro livre direto sem barreiras. E também foi acrescentada a nova regra que possibilita o gol de tiro de saída.

Significa que um gol a favor poderá ser marcado direto do tiro de saída do meio da quadra, desconsiderando que haja gol contra, podendo ser cobrado de qualquer maneira sem a necessidade do cobrador ficar na meia quadra. 

Quando há intenção de mão na bola, as regras são claras, tentar tocar na bola, seja com as mãos ou os braços intencionalmente, ainda que não seja efetivo o toque, ainda assim é considerado falta.

Outro ponto é que o cartão vermelho resulta em expulsão, isso todos nós sabemos bem, mas no futsal com essa advertência em paralelo com o impedimento na oportunidade clara de gol, em qualquer parte da quadra que seja, é resultante de uma expulsão.

Com a falta fora da quadra a nova regra se aplica de maneira em que o tiro livre indireto será marcado quando acontecer uma falta clara entre os jogadores fora dos limites da quadra de jogo.

Sobre essas novas regras também foi atribuída a condição de obstrução de pênalti, trata-se do jogador que obstruir o cobrador, assim também receberá o cartão amarelo, ainda que estivesse respeitando a distância mínima em quadra de cinco metros.

Na posição de goleiro, em momentos de pênaltis sua posição deve ser ficar apenas com uma parte de um dos pés sobre a linha do gol, no momento da cobrança. A regra anterior era que o goleiro precisava ficar com os dois pés na linha. 

Considerações finais

Importante ressaltar a qualidade do esporte no Brasil, além disso, o quanto tende a crescer e envolver muito mais pessoas, até como forma de ressocializar, engajar e principalmente formar grandes cidadãos atrelado ao esporte, um caminho tão promissor. 

Em um uniforme completo de futsal, não é necessário um avental descartável, e sim, meiões, calçados, camisa e bermuda, todos com tecido próprio para a movimentação do corpo, sem incômodos e apertos. 

Hoje quem encara as quadras também possui uma jornada dupla em treinos, entrevistas, propagandas e marketing, afinal os meios tecnológicos exigem essas habilidades também, como forma de divulgar e melhorar a forma de integração com o público.

Como em todo profissionalismo, desde a elaboração de um laudo ambiental, até nas telas de televisão, há critérios básicos de ingresso. Primeiramente o aperfeiçoamento profissional no futsal. 

É sobre aquele atleta que entrega o melhor em quadra, mantendo-se ativo. Quanto ao posicionamento, a definição de qual posição vai preferir e consequentemente será mais viável de crescer, de acordo com as habilidades de cada um.

O futsal feminino vem ganhando muita referência midiática. Afinal, aqui nas terras brasileiras as atletas têm campeonatos semelhantes, na Taça Brasil e no Campeonato Brasileiro de Seleções, realizada há mais de doze anos, a Liga Futsal Feminina.

Portanto, o esporte deve ser respeitado e pode ser praticado por quem desejar. Ademais, a carreira pode ser alcançada com sucesso desde que os objetivos estejam alinhados com as preferências do físico, mental e emocional do atleta.  

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.