Entenda a nova medida da Anatel para bloquear chamadas gravadas que desligam na cara 

Tempo de leitura: 8 min

Escrito por gabriel
em julho 4, 2022

Em mais uma estratégia contra o telemarketing abusivo, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) emitiu uma medida cautelar para coibir a prática abusiva de chamadas automáticas.

Essas ligações são constantes, e quando os usuários atendem, elas caem. Ou seja, é bastante incômodo para todos ficarem recebendo diversas ligações durante o dia que não são importantes, e ainda caem ao atender.

A utilização tecnológica para realizar essas ligações de até 3 segundos é pela Anatel, mas é considerado um uso inadequado dos serviços de comunicação.

Agora, a Anatel conta com um tipo de monitoramento eletrônico, e de acordo com esta nova legislação, as empresas têm 15 dias a partir da data de publicação da decisão, para adotar as medidas cabíveis e, consequentemente, interromper a sobrecarga de ligações.

O que são chamadas automáticas?

Uma chamada automática é uma chamada que reproduz mensagens pré-gravadas usando o software de discagem automática para milhões de pessoas todos os dias. 

Elas também são chamadas de robocalls, são feitas automaticamente por computadores (robôs), e são facilmente identificadas, se você atender o telefone e ouvir uma mensagem gravada em vez de uma pessoa real, está ouvindo uma chamada automática.

Algumas chamadas automáticas fornecem informações úteis, como lembretes de compromissos ou cancelamentos de voos. 

Em geral, são empresas de diversos segmentos que querem vender algo, desde empresas de telefonia, até empresas de máquina de gravação a laser em metal, por exemplo.

Ressalte-se que a mudança não afeta as empresas que praticam telemarketing ativo.

Segundo a Anatel, o telemarketing ativo consiste na oferta de serviços por meio de chamadas telefônicas ou mensagens. 

Obviamente, se você forneceu seu número para receber esse tipo de ligação é algo esperado e é benéfico para não perder promoções ou condições especiais oferecidas nessas ligações. 

No entanto, esse tipo de ligação automática também esconde golpes de empresas fantasias e fraudulentas. Em suma, bilhões de chamadas automáticas são feitas todos os meses em todo o mundo e geralmente são consideradas um incômodo. 

A tecnologia torna fácil e conveniente para operadores de telemarketing e golpistas fazer chamadas automáticas pela Internet, e é por isso que elas são tão predominantes.

Anatel começa a bloquear ligações de telemarketing

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) tomou uma decisão que impacta diretamente a vida dos consumidores. A partir deste ano, as empresas de telemarketing terão um código de identificação específico durante as ligações.

Logo, mesmo se você trabalhe em um escritório de advocacia, ou em uma empresa de instalação de forro removível, será possível bloquear esses tipos de ligações.

Afinal, elas serão identificadas, e além disso, haverá um controle contra esse tipo de ligações. No entanto, o bloqueio desses tipos de chamadas não afetam a manutenção de outros serviços de comunicação contratados pelo usuário.

Essas chamadas são feitas automaticamente por computadores (robôs) que fazem mais de 100.000 ligações por dia de um mesmo número (geralmente não fornecido pelas operadoras) e que duram mais de três segundos.

Com as novas medidas, as empresas telecoms terão que enviar à agência uma lista de empresas que atualmente se enquadram nessa situação. Com isso, eles têm que interromper a prática sob pena de bloqueio e multa, que pode chegar a R$50 milhões.

Identificação dos números de telemarketing

Outra medida para combater o telemarketing abusivo é a identificação de chamadas com o prefixo 0303. Esse código será utilizado de forma exclusiva e obrigatória para atividades de telemarketing ativo. 

Ou seja, as redes de telecomunicações devem emitir essa identificação para os usuários. Assim, todas as ligações indesejadas de telemarketing poderão ser facilmente identificadas.

Sem dúvida, essa medida é ideal para dar ao consumidor a liberdade de, ao receber uma chamada de telemarketing, identificar o chamador e exercer seu direito de escolher se quer ou não atender.

Afinal, sua empresa que vende centro de medição eletrica pode acabar se prejudicando por conta dessas ligações, pois gasta tempo e ocupa a linha telefônica com ligações irrelevantes.

Fornecendo assim, o poder de escolha aos usuários dos números de telefone. A medida foi estipulada para até 8 de junho e todas as empresas do setor serão obrigadas a utilizar o código.

O prazo para implementação das regras é de 90 dias para operadoras de telefonia móvel. Para as operadoras de telefonia fixa, o prazo se estende para 180 dias. A informação foi divulgada pela Agência Brasil.

Empresas devem responder à solicitação de bloqueio

Agora, existem diversas maneiras de interromper com sucesso chamadas de telemarketing inconvenientes. 

No entanto, as novas regras também dizem que as operadoras de telefonia devem realizar o bloqueio preventivo. Isso ocorre a partir de ligações originadas de telemarketing ativo a pedido do consumidor.

Segundo a Anatel, as novas regras foram aprovadas após processo de pesquisa pública. Essa pesquisa pública contou com todos os cidadãos que puderam participar do procedimento realizado.

Ao todo, foram recebidas cerca de 100 contribuições de consumidores, empresas e associações de defesa do consumidor. Além disso, contou com a participação de representantes do setor de telecomunicações.

Quais os benefícios dessas novas medidas?

De fato, essas medidas da Anatel são um alívio para aqueles consumidores que recebem inúmeras ligações por dia. E não somente para usuários, mas também para os ambientes de trabalho, que também costumam receber diversas ligações de outras empresas.

Imagine você ter uma empresa de avaliação de ruído para conforto acústico e receber diversas ligações automáticas o dia todo, além de estressante pode acabar prejudicando o rendimento de sua empresa. 

Com isso em mente acompanhe os benefícios que essas novas medidas trazem:

  • Menos ligações incômodas no dia a dia;
  • Liberdade para escolher atender o não;
  • Possibilidade de bloqueio de números insistentes;
  • Proteção de dados;
  • Prevenção de cair em fraudes e golpes.

Todos esses benefícios são visíveis e claros desde a implementação dessas novas medidas pela Anatel. 

Como proceder diante de chamadas automáticas?

Nos últimos anos, as chamadas de robocalls se tornaram mais comuns. Os chamadores falsos alteram deliberadamente o nome ou o número exibido no visor. 

Eles costumam fazer isso para imitar o nome de uma pessoa ou empresa real e fazer com que você atenda a ligação. Por isso, ao responder, tenha cuidado. Se você receber uma chamada automática de robocalls, o melhor a fazer é não responder. 

Pense no seguinte cenário, você está precisando comprar isoladores elétricos, por exemplo, e acabou pesquisando por esse item na internet. Dentro de algumas horas ou dias, você recebe uma chamada robótica, e pode até pensar que se trata disso.

Entretanto, em alguns poucos segundos ou minutos na linha, você percebe que é uma ligação automática dessas que estamos tratando, sem nenhuma relação com o produto pesquisado anteriormente. 

Ou seja, o ideal é sempre ter em mente que empresas de caráter farão contato com você por e-mail ou, até mesmo, por mensagens de texto, mas dificilmente ficarão ligando no seu telefone e tomando o seu tempo.

Ademais, é importante destacar que se você atender esse tipo de ligação seu número será considerado “válido” pelas empresas de telemarketing, e também pelos golpistas, mesmo que você não tenha necessariamente caído no golpe. 

E eles tentarão novamente, porque sabem que alguém do outro lado é uma vítima em potencial. Nesse sentido, quanto menos você atender, menos chamadas automáticas você receberá. Mas você ainda pode minimizar o risco de ser enganado seguindo estas dicas:

1. Desligue assim que receber uma chamada automática

Quanto menos você atender ou interagir, melhor. Se você falar ou reagir, a ligação poderá ser marcada como ligações diretas e não como robocalls. Logo, você poderá receber mais e mais chamadas desse tipo.

2. Evite dizer a palavra “sim” 

Muitos golpes de chamadas automáticas começam com uma pergunta como “Olá, você pode me ouvir?” ao qual as pessoas podiam responder “sim” sem pensar. 

Os invasores podem armazenar o registro de sua confirmação e usá-lo para atividades fraudulentas. Portanto, evite dizer “sim” sempre que puder.

3. Evite seguir as instruções do bot

Às vezes, as chamadas automáticas exigem ações, como “pressione 1 para falar com um representante” ou “pressione 2 para cancelar a inscrição” e assim por diante. 

Se você seguir as instruções, você confirma ao sistema automático que é uma vítima em potencial e atrai mais chamadas automáticas. Tente não dar esses sinais.

4. Fique alerta

Golpes automáticos de chamadas podem causar danos significativos. Mesmo que eles não obtenham as informações do seu cartão de crédito, eles desperdiçarão seu tempo ou tempo de sua empresa de cabo de aço especial para guindaste

Portanto, para evitar isso, é importante ficar em alerta e proceder com cuidado sempre que ver um identificador de chamadas desconhecido. 

Uma dica bem assertiva e fácil é verificar a legitimidade das chamadas. Ou seja, se uma empresa está ligando para você, você pode desligar, encontrar o número de contato em seu site e ligar de volta para ver se a chamada é legítima.

Considerações finais

De fato, todas essas informações do artigo são essenciais para entender as mudanças da Anatel, bem como, se prevenir de golpes e fraudes de empresas de telemarketing. 

Devido a uma grande expansão de dados nos meios digitais, torna-se cada vez mais importante estar munido de conhecimento para que você possa proteger suas informações seja ela pessoal ou da sua empresa de automação de processos industriais

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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