Alto-falante automotivo: veja os diferentes tipos e como escolher

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por gabriel
em maio 3, 2022

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Compartilhe agora mesmo:

Alto-falante automotivo: veja os diferentes tipos e como escolher

A escolha de um alto-falante de qualidade passa por uma série de elementos, ajudando você a definir a melhor opção de som para o veículo.

Isso não significa que você precisa se tornar um especialista, mas é interessante conhecer pelo menos o básico, como a necessidade de consultar um serviço de rastreamento de veiculos.

Existem diversas marcas e modelos de aparelhos de som automotivo. Por isso, é muito importante escolher o modelo certo para atender suas necessidades, seja um impacto maior nos graves, volume ou qualquer outro elemento.

Em sua definição básica, um alto-falante é um objeto que consegue transformar a energia elétrica em energia acústica, amplificando ondas sonoras. Eles são responsáveis pela emissão de músicas e sons em veículos e outros dispositivos que os usam.

Com o avanço da tecnologia, cada vez mais recursos estão disponíveis para estes aparelhos de som, e hoje você pode até mesmo atender ligações de seu smartphone diretamente do rádio do carro utilizando o bluetooth.

Neste caso, os alto-falantes são uma parte essencial, pois permitem que você escute a ligação sem precisar se preocupar em segurar o celular, o que é muito perigoso enquanto dirige.

Existem muitas campanhas de conscientização de dirigir e falar ao celular, um dos principais motivos de acidentes de trânsito.

Com os alto-falantes bluetooth, você consegue se comunicar sem tirar o foco da estrada, e acaba garantindo mais segurança em veículos com motores elétricos.

Além disso, alto-falantes são responsáveis por emitir músicas, sejam de rádio ou de outras fontes. A música não só ajuda o motorista a se concentrar melhor, como é uma ferramenta para impedir que o condutor sinta sono no volante e sofra qualquer tipo de acidente.

Para saber como fazer sua escolha com qualidade, é preciso ter em mente alguns elementos básicos. Eles ajudam você a entender o que está esperando de um aparelho de som automotivo e quais opções você pode usar para alternar suas capacidades.

Tipos de alto-falante

O primeiro ponto que você deve avaliar quando estiver escolhendo um aparelho de som é o tipo de alto-falante que instalará em seu carro. Existem diversos modelos com funcionalidades diferentes.

Cada pessoa tem seus próprios gostos e desejos com relação a acessórios automotivos, então ainda que você peça conselhos e tire dúvidas, o equipamento ainda é majoritariamente uma escolha sua, e pode impactar até mesmo a instalação de alarme.

Ao adaptar essas peças a realidade que você deseja para o veículo, consegue otimizar seus resultados e criar um sistema de som adequado e com a potência que você deseja, aproveitando melhor esse elemento do veículo.

Tweeter

O tweeter é uma caixa menor, cujo principal objetivo é distribuir a música dentro do espaço do veículo. Normalmente esse tipo de caixa de som lida prioritariamente com frequências mais agudas e devem ser instalados em posições altas.

Ele é uma parte fundamental do sistema de som, e é importante que ele seja colocado em direção aos ouvidos de cada ocupante do veículo para conseguir um resultado mais satisfatório com forro acústico.

Coaxial

O coaxial é outra parte fundamental do sistema sonoro, e ele tem como principal função reproduzir frequências de diversos instrumentos, deixando apenas os baixos e o bumbo da bateria de fora.

Normalmente o coaxial possui outros modelos integrados, como o tweeter e o woofer. Entretanto, para conseguir uma performance satisfatória, é interessante usar este alto-falante com outros modelos, como o subwoofer.

Triaxial

O alto-falante triaxial é uma mistura de outros modelos mais complexos, e acaba sendo uma excelente opção para quem não deseja gastar muito tempo ou dinheiro criando uma configuração personalizada de som.

Os alto-falantes triaxiais são usados na maioria das montadoras de veículos como equipamento padrão, que oferece um som de qualidade, mas dificilmente alcançará picos de som e uma estrutura adequada para o veículo de uma distribuidora de rolamentos.

Woofer

O woofer é um dos principais responsáveis pela reprodução de sons graves, como os sons de bateria e baixo, além de algumas teclas do piano. Esse é um alto-falante de área maior e que normalmente é muito requisitado para amantes de música.

Ele permite uma sensação maior de profundidade quando você ouve algum som, além de impactar a reprodução dos sons médios e médio-graves, que também são fundamentais para qualquer música.

Subwoofer

Um dos queridinhos dos amantes de som automotivo, o subwoofer é um alto-falante responsável por reproduzir sons de frequências extremamente baixas. Neste caso, você não ouve o som, mas sim o sente.

A batida com um subwoofer potente é transmitida para o corpo inteiro, passando muito mais emoção quando você está ouvindo uma música. Por conta disso, muitos sons de competição acabam usando esse modelo de alto-falante com Manutenção em válvula redutora de pressão.

Escolhendo seu alto-falante ideal

Agora que você entende melhor como funcionam os alto-falantes e seus principais modelos, é hora de identificar a possibilidade de escolher um sistema de som adequado para seu veículo, através de alguns elementos em particular.

É importante que você identifique quais deles são mais importantes para você, otimizando suas escolhas e o que realmente faz a diferença na hora de ouvir música em seu veículo.

Potência de som

Uma das principais razões para alguém comprar um alto-falante novo para o veículo é buscar uma potência maior de som. Normalmente esse valor é medido por watts, o que indica a capacidade máxima de reprodução de cada equipamento.

Nesse caso não existe muito segredo, basta procurar, dentro de seu orçamento, o dispositivo com a potência mais alta possível, aproveitando para conseguir o resultado que você está esperando.

Entretanto é preciso tomar cuidado na hora da escolha. Alguns acessórios mostram a potência PMPO, sendo que a potência do som automotivo é medida em watts RMS, o que pode dar diferença na qualidade do som.

A alimentação de energia também é relacionada à potência dos alto-falantes, então quando optar por um sistema de som mais potente e um serviço de rastreador automotivo, é importante avaliar a bateria do carro e se é necessária uma alteração para dar conta da carga necessária.

Sensibilidade

A sensibilidade é outro ponto importante para o sistema automotivo, uma vez que ela representa a pressão sonora que o alto-falante emite. Normalmente esse valor é calculado em decibéis.

A dica na hora de escolher um aparelho de som é que a frequência em decibéis deve ser inversamente proporcional à potência do aparelho. Quanto menor a potência, mais sensível os alto-falantes devem ser.

O contrário também é verdadeiro, e usuários com um sistema de som potente podem optar por alto-falantes de sensibilidade mais baixa para não perder a qualidade de reprodução do som.

Frequência de ponto

A resposta de frequência que seu alto-falante possui é considerada a frequência de ponto. Esse valor é medido em Hertz, e é um dos principais parâmetros de escolha para alto-falantes em geral.

Esse valor determina o quanto um alto falante consegue alcançar, desde a potência mais baixa, responsável por sons mais graves, até as frequências altas, ideais para sons agudos. Existem alto-falantes dos mais variados níveis de frequência.

A escolha, nesse caso, acaba sendo mais próxima do gosto pessoal do usuário, uma vez que é ele quem irá usufruir do dispositivo e deve estar bem alinhado com sua ideia de sistema de som para um veículo de sua empresa de conserto de balança.

Kits de alto-falantes

Para a maioria dos usuários que não tem conhecimentos técnicos sobre som, a escolha de um kit pode ser ideal. Estes itens podem ser de dois modelos diferentes, baseados em sua necessidade e no tipo de som que deseja para o seu carro.

O primeiro destes modelos é o de gama completa, que basicamente engloba todos os tipos de alto-falantes necessários para uma reprodução adequada de som. Geralmente esse kit possui:

  • Tweeter;
  • Coaxial;
  • Woofer;
  • Mid-range.

Alguns modelos mais complexos possuem ainda drivers avançados, como supertweeters e outras peças. Essa é a melhor opção para quem está querendo simplesmente substituir o equipamento de fábrica por um de maior qualidade.

Já os sistemas de alto-falantes compostos são personalizados para a necessidade do consumidor, e possuem equipamentos de ponta para que você consiga uma qualidade de som acima da média.

Os equipamentos, neste caso, são montados isoladamente, com o objetivo de apresentar um som mais profundo e com melhor ressonância para otimizar sua experiência como um todo.

Considerações finais

A escolha de um sistema de som de qualidade pode acontecer por diversos motivos, seja pela necessidade da troca depois de um dispositivo quebrar, ou pelo desejo de ter um som mais potente e moderno.

Independente da razão da escolha, entender alguns elementos básicos dessa questão ajuda você a tomar decisões mais assertivas, otimizando seus resultados e conseguindo escolher alto-falantes que sejam de acordo com seu agrado.

Dessa maneira, você consegue um sistema de som muito melhor estruturado para suas necessidades com o veículo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.