
O que é uma agência de notícias?
As agências de notícias são empresas jornalísticas especializadas em fornecer conteúdo de notícias.
Elas trabalham através de escritórios locais que por sua vez não distribuem o material diretamente para os leitores e consumidores diretos, e sim para clientes jornais, revistas, rádios e televisões, funcionando como uma espécie de jornal para jornalistas.
Estes clientes normalmente pagam uma quantia fixa para ter o direito de acessar as agências de notícias e reproduzir o conteúdo que elas oferecem.
Existem dois tipos de agência: comerciais e cooperativas. As agências comerciais, vende os serviços e obtém lucro, já as cooperativas, são formadas por órgãos de informação e buscam aumentar o volume de notícias circuladas.
Deste modo, as agências de notícia muitas vezes são consideradas um vendedor atacadista de informação e o que você vê publicado nos jornais, é sempre uma porcentagem pequena do volume enorme de informações que as agências têm todos os dias.
Um bom exemplo disso é a empresa Dr. inteligente que trabalha com as famosas pílulas da inteligência, e contrataram a Sua Imprensa para realizar o trabalho de assessoria de imprensa para divulgar notícias sobre nootrópicos e suplementos, pois isso torna muito mais conhecido o produto que você trabalha.
Geralmente empresas de assessoria de imprensa, além de recomendarem sua empresa a comprar notícias, eles também lhe recomendam comprar comentários no instagram, pois aumenta muito mais a credibilidade do seu negócio.
E muita das vezes, você nem precisa ficar procurando lugares para comprar curtidas, pois geralmente a própria empresa que tiver fazendo seu assessoramento tem um painel de revenda, assim eles mesmo lhe venderá as curtidas, seguidores ou até mesmo comentários.
Como funcionam?
As agências obtêm as informações de seus correspondentes e as transmitem imediatamente para a sua central, e de lá enviam para seus assinantes.
Com as novas tecnologias de comunicação, o trabalho das agências de notícias e seus correspondentes foi muito favorecido, pois manter uma rede de colaboradores nas maiores cidades ficou mais fácil, assim, distribuir o conteúdo para os seus assinantes também ficou mais rápido.
Além disso, às agências de notícias permitem passar informações sobre países onde eles não possuem correspondentes, ou sobre fatos que eles não têm meios de apurar por si mesmos.
As agências exercem duas funções específicas: a função de input e a de output.
A função do input é de importar notícias, fornecendo à mídia nacional conteúdo que venha de outras partes, especialmente do exterior, cobrindo as notícias do mundo para os brasileiros.
Para isso, são necessários redatores e editores, que têm a missão de cortar, juntar, contextualizar e adaptar o conteúdo que vem de fora para a realidade do país, dando uma forma que atenda às necessidades do cliente, por exemplo, se uma matéria fala sobre os resultados da balança comercial dos Estados Unidos e cita vários países da América Latina, o editor do escritório brasileiro, na mesa do serviço em português, deve citar o Brasil, de preferência já no lide.
A outra função, de output, diz respeito ao sentido inverso do fluxo informativo, cobrindo o Brasil para os estrangeiros e obtendo informação para o exterior.
Já ouviu falar em divulgador de notícias?
Imagine que você tenha uma enorme quantidade de ideias criativas e esteja começando seu novo negócio, seja você empresário, blogueiro, influencer, atriz ou ator.
Já passou pela sua cabeça publicar o seu conteúdo, seja um blog ou vídeo, para os veículos de comunicação e ter suas ideias conhecidas por milhares de pessoas?
O resultado seria milhares de empresas entrando em contato solicitando seus produtos e serviços.
O divulgador de notícias é uma prática usada para expor seu conteúdo e opiniões dentre os veículos de notícia mais conhecidos.
Mesmo que você não consiga fazer nenhuma venda, a simples exposição do seu negócio dentro de um site muito conhecido e famoso faz com que o leitor fique atento ao que você tem a dizer.
Qual a diferença entre publicar no seu próprio site e um site renomado?
A grande diferença é que no caso de divulgação em um site já conhecido, você não precisa ir atrás do público, pois ele já estará lá, pelo fato do site já ser famoso e possuir muitos leitores.
A maioria das pessoas preferem ouvir ou serem influenciados por quem já é conhecido do que ficar investigando novos sites que não são conhecidos e duvidosos.
De modo geral, o maior impacto de um divulgador de notícias seriam os ganhos de audiência, levando o usuário ao seu site de forma imediata, e isso acaba tornando seu nome conhecido direta ou indiretamente.
- Exposição instantânea
- Aumento do potencial de vendas
- A possibilidade de aumentar a eficácia do seu plano de negócio
- Aumento de visitas para o seu site
Deixe um comentário