
O poder das redes sociais é algo muito útil para as empresas conquistarem seu público e novos potenciais clientes, além de possibilitar novas parcerias.
Nesse sentido, além de estar presente, é crucial utilizar essas ferramentas de forma adequada, tornando-a uma aliada da empresa.
Com isso, as marcas que sabem lidar com todos os recursos das redes sociais saem na frente dos concorrentes e conseguem excelentes resultados.
Para ter ganhos positivos com as redes e fortalecer a imagem da empresa no ambiente digital é fundamental evitar alguns erros que prejudicam o desempenho, conforme evidenciamos no decorrer deste material.
A importância de evitar erros nas redes sociais
As redes sociais são canais de comunicação usados pelas pessoas para o entretenimento, além de serem consideradas fortes ferramentas de Marketing Digital para empresas.
Isto posto, é fundamental criar boas estratégias para se posicionar neste ambiente e evitar erros que podem prejudicar o relacionamento com os clientes e a divulgação do trabalho.
Dedicar tempo para pensar em todos os detalhes e ações de marketing são formas de conseguir resultados promissores.
Erros que devem ser evitados nas redes sociais
O sucesso nas redes depende muito das ideias e atividades que as marcas realizam diariamente no ambiente digital, seja nas redes sociais ou em sites e blogs próprios.
No entanto, nas redes, quaisquer ações assumem proporções maiores, já que as marcas se comunicam com um público mais amplo e diverso, demandando a contenção de alguns desentendimentos.
Sendo assim, é essencial entender o que não pode ser feito e o que pode ser melhorado, pois assim é possível evitar erros que prejudicam a imagem da empresa. Os principais erros que precisam ser evitados são:
1. Falta de planejamento
Esperar os resultados e sucesso sem um bom planejamento é um erro terrível. Ignorar a importância de um plano eficiente é uma atitude que prejudica o desempenho nas redes sociais e a criação de materiais mais adequados para atender a audiência, por exemplo.
Criar perfis e páginas não é o suficiente, é preciso pensar com a equipe quais serão as estratégias para cada rede e assim ter ideias que possibilitem um retorno promissor.
O planejamento é muito importante para tudo nas redes sociais, desde um post com texto até como utilizar o Instagram Ads na criação de anúncios. Ou seja, planejar é essencial para conquistar ganhos interessantes para a empresa.
2. Não reconhecer o público-alvo e os tipos de conteúdos
A falta de conhecimento a respeito do público-alvo do negócio e os formatos de conteúdos que precisam ser elaborados para atingir as pessoas é um erro preocupante.
Este erro está aliado à falta de planejar as ações da empresa e uma análise da audiência.
Deste modo, é essencial que a equipe realize pesquisas para descobrir a persona (cliente ideal) para o negócio e como se comporta nas redes para que, a partir das respostas, possa pensar nos conteúdos que precisam ser desenvolvidos.
3. Copiar os concorrentes
Analisar a concorrência é necessário, mas não imite ou copie o trabalho de outras empresas.
Avaliar trabalhos pode ser uma maneira de se inspirar e assim ter suas ideias e colocá-las em prática, bem como identificar seus diferenciais e o que pode ser melhorado em suas estratégias.
Lembre-se que a originalidade é um diferencial que torna o seu trabalho interessante, chamando a atenção do público.
Portanto, ao ver o concorrente falando de um assunto que você domina, por exemplo, pense em ideias para explorar o assunto com criatividade e de modo que seja melhor.
Criatividade e autenticidade são características que o público valoriza muito, bem como traz mais relevância e autoridade para as próprias redes sociais.
4. Exagerar nas Hashtags
As Hashtags são utilizadas para filtrar conteúdos por tema e, assim, mostrar os melhores conteúdos para os usuários.
Um erro muito comum nas redes é o exagero na quantidade de hashtags para alcançar diferentes públicos, mas isso significa que algumas delas estarão mal posicionadas ou inadequadas para clientes segmentados e que serão convertidos no futuro.
A melhor maneira de utilizar este recurso é posicioná-lo pelo texto através das principais palavras-chave do conteúdo e, em alguns casos, ao final do material.
5. Não definir horários para as postagens
Cada rede social tem um horário que, ao fazer o post, as empresas podem ter resultados mais atrativos e positivos, mas isso dependerá de cada segmento e do perfil dos seguidores.
Assim, saber os horários que o público-alvo está nas redes é tão relevante quanto entender como funciona o Facebook Ads.
Conhecendo os horários, será mais fácil criar um cronograma para as postagens e assim atingir a persona que você deseja.
6. Focar apenas nos anúncios
As redes sociais possibilitam as pessoas a criarem anúncios, algo que pode ser interessante para a estratégia de marketing do negócio, mas não é o suficiente.
Considerando que as pessoas utilizam as redes sociais para lazer e trabalho, ao se deparar com uma quantidade exagerada de anúncios, o público pode não gostar e se afastar da marca.
Portanto, é importante pensar em diferentes formatos de conteúdos com informações que possam agradar a todos são formas de ter um equilíbrio.
7. Não dar atenção ao público
Os esforços de marketing da empresa devem ser sempre pensados para os clientes.
Isto posto, é muito importante dar atenção para as pessoas, ou seja, responder os comentários e interações e solucionar dúvidas.
Outro detalhe importante é pensar na elaboração das mensagens. Tão importante quanto como anunciar no Google Ads, os profissionais precisam dar a atenção e respostas para os clientes sem mensagens copiadas e coladas, bem como estimulando essa interação na rede.
Considerações finais
Com base nas informações trazidas, é possível adotar uma postura que traga melhores resultados na rede social, identificando atividades que podiam não ser as mais adequadas.
Contudo, saber como se posicionar nessa rede ainda é necessário, e o modo de ter sucesso nas redes sociais consiste em:
- Monitorar os resultados das campanhas e publicações;
- Evitar spam;
- Elaborar um bom planejamento;
- Manter o perfil e página sempre com os dados atualizados;
- Entender o público-alvo da empresa.
Portanto, evitar erros na elaboração das estratégias para as redes sociais é o modo de ter perfis e páginas atrativas e assim fortalecer o marketing digital da empresa, do mesmo modo que ter boas práticas é fundamental para garantir o alcance por meio das plataformas e o sucesso do empreendimento.
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