7 erros que sua empresa não deve cometer nas redes sociais

Tempo de leitura: 5 min

Escrito por admin
em novembro 21, 2021

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.
7 erros que sua empresa não deve cometer nas redes sociais

O poder das redes sociais é algo muito útil para as empresas conquistarem seu público e novos potenciais clientes, além de possibilitar novas parcerias.

Nesse sentido, além de estar presente, é crucial utilizar essas ferramentas de forma adequada, tornando-a uma aliada da empresa.

Com isso, as marcas que sabem lidar com todos os recursos das redes sociais saem na frente dos concorrentes e conseguem excelentes resultados.

Para ter ganhos positivos com as redes e fortalecer a imagem da empresa no ambiente digital é fundamental evitar alguns erros que prejudicam o desempenho, conforme evidenciamos no decorrer deste material.

A importância de evitar erros nas redes sociais

As redes sociais são canais de comunicação usados pelas pessoas para o entretenimento, além de serem consideradas fortes ferramentas de Marketing Digital para empresas.

Isto posto, é fundamental criar boas estratégias para se posicionar neste ambiente e evitar erros que podem prejudicar o relacionamento com os clientes e a divulgação do trabalho.

Dedicar tempo para pensar em todos os detalhes e ações de marketing são formas de conseguir resultados promissores.

Erros que devem ser evitados nas redes sociais

O sucesso nas redes depende muito das ideias e atividades que as marcas realizam diariamente no ambiente digital, seja nas redes sociais ou em sites e blogs próprios.

No entanto, nas redes, quaisquer ações assumem proporções maiores, já que as marcas se comunicam com um público mais amplo e diverso, demandando a contenção de alguns desentendimentos.

Sendo assim, é essencial entender o que não pode ser feito e o que pode ser melhorado, pois assim é possível evitar erros que prejudicam a imagem da empresa. Os principais erros que precisam ser evitados são:

1. Falta de planejamento

Esperar os resultados e sucesso sem um bom planejamento é um erro terrível. Ignorar a importância de um plano eficiente é uma atitude que prejudica o desempenho nas redes sociais e a criação de materiais mais adequados para atender a audiência, por exemplo.

Criar perfis e páginas não é o suficiente, é preciso pensar com a equipe quais serão as estratégias para cada rede e assim ter ideias que possibilitem um retorno promissor.

O planejamento é muito importante para tudo nas redes sociais, desde um post com texto até como utilizar o Instagram Ads na criação de anúncios. Ou seja, planejar é essencial para conquistar ganhos interessantes para a empresa.

2. Não reconhecer o público-alvo e os tipos de conteúdos

A falta de conhecimento a respeito do público-alvo do negócio e os formatos de conteúdos que precisam ser elaborados para atingir as pessoas é um erro preocupante.

Este erro está aliado à falta de planejar as ações da empresa e uma análise da audiência.

Deste modo, é essencial que a equipe realize pesquisas para descobrir a persona (cliente ideal) para o negócio e como se comporta nas redes para que, a partir das respostas, possa pensar nos conteúdos que precisam ser desenvolvidos.

3. Copiar os concorrentes

Analisar a concorrência é necessário, mas não imite ou copie o trabalho de outras empresas. 

Avaliar trabalhos pode ser uma maneira de se inspirar e assim ter suas ideias e colocá-las em prática, bem como identificar seus diferenciais e o que pode ser melhorado em suas estratégias.

Lembre-se que a originalidade é um diferencial que torna o seu trabalho interessante, chamando a atenção do público. 

Portanto, ao ver o concorrente falando de um assunto que você domina, por exemplo, pense em ideias para explorar o assunto com criatividade e de modo que seja melhor.

Criatividade e autenticidade são características que o público valoriza muito, bem como traz mais relevância e autoridade para as próprias redes sociais.

4. Exagerar nas Hashtags

As Hashtags são utilizadas para filtrar conteúdos por tema e, assim, mostrar os melhores conteúdos para os usuários.

Um erro muito comum nas redes é o exagero na quantidade de hashtags para alcançar diferentes públicos, mas isso significa que algumas delas estarão mal posicionadas ou inadequadas para clientes segmentados e que serão convertidos no futuro.

A melhor maneira de utilizar este recurso é posicioná-lo pelo texto através das principais palavras-chave do conteúdo e, em alguns casos, ao final do material.

5. Não definir horários para as postagens

Cada rede social tem um horário que, ao fazer o post, as empresas podem ter resultados mais atrativos e positivos, mas isso dependerá de cada segmento e do perfil dos seguidores. 

Assim, saber os horários que o público-alvo está nas redes é tão relevante quanto entender como funciona o Facebook Ads.

Conhecendo os horários, será mais fácil criar um cronograma para as postagens e assim atingir a persona que você deseja.

6. Focar apenas nos anúncios

As redes sociais possibilitam as pessoas a criarem anúncios, algo que pode ser interessante para a estratégia de marketing do negócio, mas não é o suficiente.

Considerando que as pessoas utilizam as redes sociais para lazer e trabalho, ao se deparar com uma quantidade exagerada de anúncios, o público pode não gostar e se afastar da marca.

Portanto, é importante pensar em diferentes formatos de conteúdos com informações que possam agradar a todos são formas de ter um equilíbrio.

7. Não dar atenção ao público

Os esforços de marketing da empresa devem ser sempre pensados para os clientes. 

Isto posto, é muito importante dar atenção para as pessoas, ou seja, responder os comentários e interações e solucionar dúvidas.

Outro detalhe importante é pensar na elaboração das mensagens. Tão importante quanto como anunciar no Google Ads, os profissionais precisam dar a atenção e respostas para os clientes sem mensagens copiadas e coladas, bem como estimulando essa interação na rede.

Considerações finais

Com base nas informações trazidas, é possível adotar uma postura que traga melhores resultados na rede social, identificando atividades que podiam não ser as mais adequadas.

Contudo, saber como se posicionar nessa rede ainda é necessário, e o modo de ter  sucesso nas redes sociais consiste em:

  • Monitorar os resultados das campanhas e publicações;
  • Evitar spam;
  • Elaborar um bom planejamento;
  • Manter o perfil e página sempre com os dados atualizados;
  • Entender o público-alvo da empresa.

Portanto, evitar erros na elaboração das estratégias para as redes sociais é o modo de ter perfis e páginas atrativas e assim fortalecer o marketing digital da empresa, do mesmo modo que ter boas práticas é fundamental para garantir o alcance por meio das plataformas e o sucesso do empreendimento.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.