5 exemplos de dietas alimentares que fazem bem ao intestino

Tempo de leitura: 2 min

Escrito por admin
em outubro 22, 2021

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5 exemplos de dietas alimentares que fazem bem ao intestino

O corpo humano funciona como um carro: sem o combustível adequado e de qualidade, pode apresentar falhas técnicas. E é aí que a importância da alimentação ideal para cada tipo de organismo: existem dietas alimentares para todos os gostos e necessidades.

Neste artigo, vamos falar de algumas das principais dietas alimentares que são capazes de regular a flora intestinal. Muitas pessoas sofrem com problemas de digestão, mas desconhecem que uma simples reeducação alimentar é capaz de reverter tais desconfortos.

Dietas alimentares ricas em fibras

Problemas intestinais, como a prisão de ventre, podem ser combatidos com dietas alimentares ricas em fibras. Alguns desses alimentos podem ser citados, tais como:

  • Frutas frescas: laranja, tangerina, mamão, manga, abacaxi, uva, banana;
  • Frutas secas: uva-passa, damasco, figo seco, ameixa-preta;
  • Cereais integrais: linhaça, pães integrais, arroz e macarrão integrais, farelo de aveia;
  • Leguminosas: feijão, grão-de-bico, lentilha, ervilha, soja;
  • Hortaliças: vagem, brócolis, alcachofra, berinjela, aspargo, rúcula e alface.

A mastigação também é um ponto importante quando o assunto são as dietas alimentares, já que os alimentos devem ser mastigados demoradamente. O fracionamento ideal também é de pelo menos cinco refeições ao dia (um café da manhã, um lanche pela manhã, um almoço, um lanche pela tarde e um jantar), com pausas de três em três horas.

Uma refeição que muitas vezes é negligenciada pelos brasileiros é o café da manhã. Porém, a dica é ter um carinho especial com o desjejum, uma vez que este momento estabelece uma relação direta com o funcionamento intestinal.

Depois da primeira alimentação do dia, o corpo fornece um sinal chamado reflexo gastrocólico, responsável por sinalizar o funcionamento do intestino depois do café da manhã.

Alimentos que devem ser evitados

Porém, também é preciso reforçar que existem alguns alimentos que são vilões para o intestino e que devem ser evitados ou ter o consumo reduzido. São os ricos em açúcar, como doces, refrigerantes, bolos, chocolates e biscoitos recheados.

Alimentos muito gordurosos, como frituras, empanados e comida pronta congelada, também devem ser riscados do cardápio. Os típicos fast foods e comidas congeladas, como lasanhas, também não são boas pedidas.

Os leites e seus derivados integrais também são extremamente gordurosos, tais como as carnes processadas, como a linguiça, a salsicha, o bacon, a mortadela e o presunto.

Porém, existem ainda alguns alimentos saudáveis que não são as melhores pedidas quando o assunto é combater a prisão de ventre. Dentre as dietas alimentares aliadas da flora intestinal, deve-se evitar a banana verde e a goiaba.

Muito além da alimentação

Não são apenas as dietas alimentares as aliadas daqueles que desejam combater problemas intestinais. A prática regular de atividade física é uma dica muito recomendada.

Além do mais, pacientes que façam uso constante de remédios laxantes, antidepressivos ou de substâncias combatentes à azia também podem apresentar prisão de ventre com maior frequência.

Lembre-se também de consumir bastante água e alimentos vegetais ricos em fibras. A água é a responsável por hidratar as fibras provenientes da alimentação, suavizando as fezes e cooperando para sua fácil eliminação.

Lembre-se sempre de visitar o seu médico ao sentir desconfortos estomacais. Exames como endoscopia e outros podem ser solicitados pelo profissional para melhor avaliação da região intestinal.

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