10 Dicas para Economizar nas Compras de Natal

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por admin
em dezembro 21, 2021

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Compartilhe agora mesmo:

10 Dicas para Economizar nas Compras de Natal

O fim do ano sempre é uma época de paz, harmonia e amor ao próximo, além de ser uma forma que muitos encontram de deixar um amigo ou familiar mais feliz é ir às compras e presenteá-lo com algo que possa ser lembrado e comemorado juntos.

Porém, também é comum que as empresas, por saberem como os clientes buscam sempre comprar algo nessa época, aumentem os preços de produtos chave ou simplesmente queiram aproveitar a época para lucrar mais.

Pensando nisso, o texto de hoje irá abordar e desenvolver 10 dicas para você economizar nas compras de Natal, mostrando diversas maneiras de como se planejar e garantir aquele desconto na compra de seus produtos, sendo eles algo simples ou até mesmo impressoras fiscais e não fiscais.

Como dito anteriormente, o Natal é uma época de presentear as pessoas e de promover a bondade e bons sentimentos, e todos acreditam que uma das melhores formas de fazer isso, é presenteando amigos e familiares, além de realizar boas ações.

E o interessante é que cada pessoa reage melhor com algum tipo de presente, e nessa época, as empresas começam a criar e desenvolver produtos que podem se adaptar às situações, ou simplesmente fazer campanhas que ajudem o consumidor a comprar seus produtos.

Também é normal que elas invistam em um sistema de rastreamento de entregas para facilitar a vida dos clientes, ajudando com que eles tenham ciência de onde estão suas mercadorias, principalmente com a era digital estando ativa e o e-commerce ganhando tanto espaço.

Inclusive, muitas pessoas preferem comprar via internet por uma maior facilidade no momento, além de uma maior comodidade e, na grande maioria das vezes, preços mais acessíveis e uma maior quantidade de unidades disponíveis para compra.

Mas, seja uma pessoa comum buscando um produto ou uma assessoria fiscal buscando formas de presentear seus funcionários, a verdade é que nessa época é comum se gastar muito mais do que o necessário pela alta dos produtos.

Mas esses descontos podem ser aplicados em todos os produtos? E como fazer quando o produto que se busca não tem desconto em nenhuma loja? É possível economizar apenas com um bom planejamento? Vale mais a pena comprar na internet ou em lojas físicas?

A resposta dessas e de muitas outras perguntas pode ser conferida nos tópicos a seguir, mostrando como até mesmo empresas que utilizam programa gestão comercial sabem como aproveitar a época natalina e como você pode estudar todas e comprar o melhor produto pelo melhor preço.

Realizando as suas compras

Antes de mais nada, é importante destacar como planejamento sempre é essencial em toda e qualquer situação, pois quanto mais se planeja algo, melhor preparado você estará para imprevistos e conseguirá se adaptar para possíveis mudanças, focando sempre o roteiro.

Um planejamento, seja ele utilizado por uma pessoa comum ao comprar algo ou por uma consultoria tributária ao promover seus serviços, ajuda a se ter um norte e ter um objetivo, não caindo em armadilhas ou ações que não levarão ao que se busca.

Alguns benefícios podem ser usufruídos disso, como:

  • Economizar em suas compras;
  • Conseguir prezar qualidade nas compras;
  • Saber qual o melhor período do mês para comprar;
  • Maiores alternativas de compra.

Sendo assim, algumas dessas dicas podem ser a diferença entre uma compra de sucesso e uma ótima economia, ou gastar mais do que deveria por falta de preparo. Confira as dicas abaixo e anote tudo que for possível.

  1. Faça um orçamento

Priorize sempre as contas que precisam ser pagas antes de comprar um presente, afinal, de nada adianta presentear um amigo e ficar atrasado com as despesas de serviços de exportação temporária que você contratou.

Faça uma análise, baseado nisso, comece a entender melhor como seu orçamento funciona e, somente quando todas as dívidas cruciais para o mês forem pagas, verifique o que sobrou e invista em um presente. 

Isso te ajudará muito, até mesmo para não te prejudicar e saber quanto se tem disponível e quanto se pretende gastar, pois no começo de ano novas despesas chegam e pode ser um problema gastar mais do que deve.

  1. Defina o gasto das compras

Totalmente atrelado ao tópico anterior, defina quanto será gasto nas compras, facilitando e muito todo o processo. 

Objetividade, sempre é necessária quando se trata de gastar dinheiro, pois caso não defina um teto, com toda certeza irá gastar mais do que o necessário. Lembre-se, presente caro não significa presente bom e o que vale é a intenção.

  1. Tenha uma lista das pessoas

É normal querer presentear todas as pessoas que sente algum apego ou possua uma relação muito boa, mas não é possível. Isso porque, mesmo com um sistema de entrega e um frete mais vantajoso, é muito caro e você pode acabar em uma situação ruim.

Pensando nisso, faça uma lista apenas com pessoas-chave, aquelas que são indispensáveis e coloque uma meta. Por exemplo, comprará presente para até 5 pessoas, e então as posicione dentro desse ranking.

  1. Se antecipe

Um dos grandes erros de muitas pessoas que desejam presentear outras em época natalina é deixar tudo para a última hora. 

Lembre-se que todos querem fazer o mesmo e isso pode tanto deixar o produto mais caro quanto impossibilitar que você o encontre nas lojas que fazem promoções melhores. Como já dito anteriormente, se planeje.

  1. Saiba aproveitar as promoções

Assim como serviços de cota contemplada sabem se promover, você também precisa aproveitar as promoções de final de ano. As empresas e comércios sabem que é isso que as pessoas buscam e investem bastante em oferecer um preço acessível para ter um maior número de vendas.

Portanto, sempre procure por comércios que valorizam isso e ajude o seu bolso procurando por promoções que valem a pena.

  1. Estude o mercado

O e-commerce cresce a cada dia que passa, sendo assim, não se prenda apenas a lojas físicas e pesquise bastante na internet antes de comprar o presente. 

Normalmente, quando se compra um determinado valor, o frete pode ser grátis e os produtos são mais em conta.

Caso seja algo muito caro, procure em alguns marketplaces que os preços também são bastante acessíveis, apenas não compre no primeiro lugar que analisar.

  1. O presente não precisa ser físico

O seu presente para o seu familiar ou amigo não precisa ser necessariamente algo físico, mas você pode apostar em experiências. 

Por exemplo, ao invés de gastar dinheiro com um celular, porque não o leva ao teatro ver uma peça? Ou simplesmente em um dia em um parque de diversões? Use a imaginação.

  1. Confeccione seus próprios presentes

Uma forma de economizar com presentes é você mesmo fazer o seu e entregá-lo a uma pessoa que gosta. Ele pode ser uma carta, uma homenagem ou até mesmo um conjunto de pequenas fotos e lembranças que vocês têm juntos dentro de uma caixinha.

Independente do que decidir, muitas vezes um presente assim marca muito mais do que um comprado.

  1. Abuse de descontos

Uma coisa é certa, no final do ano as empresas querem vender o seu estoque o máximo possível, até mesmo porque em janeiro chegam as contas de começo de ano, como IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), matrículas, entre muitas outras.

Portanto, não sinta vergonha em pedir descontos caso o produto não ofereça, e até mesmo se já tiver algum aplicado. Quanto mais economizar, mais dinheiro poderá gastar com outros presentes para outras pessoas.

  1. Não faça prestações, se possível

Se tem uma coisa que pode acabar complicando e muito o seu planejamento são as prestações de um presente, afinal, elas ficarão por muito mais tempo em suas contas do que o período natalino.

Novamente, no começo de janeiro é quando as maiores contas do ano chegam e, ter uma prestação ativa pode acabar prejudicando a sua vida e saúde financeira. 

Portanto, evite-as ao máximo e busque por descontos para pagamentos à vista. Em último caso, opte por no máximo duas prestações.

Considerações Finais

O texto de hoje mostrou como pode ser vantajoso aproveitar as dicas dadas ao longo do mesmo para aproveitar a época do Natal e economizar dinheiro, ainda conseguindo presentear as pessoas importantes para você.

Economizar dinheiro nunca é uma má decisão, e em um momento como o Natal que acabamos nos excedendo um pouco, é muito vantajoso procurar por promoções e descontos, além de se conscientizar do que é melhor para a sua saúde financeira.

Sendo assim, aproveite as dicas e orientações disponibilizadas ao longo do texto e presenteie as pessoas que ama e, acima de tudo, tenha um excelente e feliz Natal.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.